Colera
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.colera.org
Formada em outubro de 1979, em São Paulo por: Redson (baixo/vocal), Helinho (Guit/backvocal) e Pierre (bateria/backvocal). A proposta da banda é libertária, com mensagens diretas, com arte, som rápido e melódico.
O primeiro show foi em 12 de dezembro, na escola Cetal, bairro do Limão, São Paulo, num festival de bandas punks como Condutores de Cadáveres, Restos de Nada, etc. O repertório foi de 11 músicas, dentre elas: Estranho e Nocivo (1ª música da banda), Débil, Gritando e Vomitando, Doce Libertar, Desratear (música feita de improviso no final da apresentação com uma nota e letra de repente.
O segundo show foi no carnaval de 1980 na Gruta, um salão de soul music feito numa casa em Santa Terezinha, zona norte de São Paulo.
Em Junho de 1980, Helinho saiu, entrou Val no baixo e backing vocal, Pierre continuou na bateria e Redson assumiu a guitarra e os vocais. No fim de 1980 a banda já tinha 36 músicas sendo que pelo menos metade já era tocada nos shows. Daquela época ficaram músicas como Subúrbio Geral, Dê o Fora, Volume pra Caixão, Jane, O. com C., Viralatas, Hhei e muitas outras.
O primeiro disco foi o Grito Suburbano ao lado de Olho Seco e Inocentes. Lançado em março de 1982, pela PunkRock Discos, inovando o rock nacional. O Cólera lançou 4 músicas: Subúrbio Geral, João, Hhei, Gritar.
O show de lançamento do Grito Suburbano aconteceu em Junho de 1982 em Santana (Zona norte da cidade), e somado com outro grande evento, O COMEÇO DO FIM DO MUNDO, que aconteceu em novembro de 1982, alavancaram o punkrock para ser o que ficou conhecido do seu início. Com vários shows, zines, bandas, novos visuais, novos sons, novas idéias. O Cólera participou do primeiro dia do evento com 26 músicas ficando para o disco a música: C.D.M.P. (Cidade dos meus Pesadelos).
Em 1983 gravou seis músicas na coletânea SUB: X.O.T., Bloqueio Mental, Quanto Vale a Liberdade, Zero Zero, Sub-Ratos e Histeria. Ao lado das bandas Ratos de Porão, Psykóze e Fogo Cruzado. Ainda em 1983, a banda saiu de São Paulo para tocar em outras cidades como Aparecida do Norte, Rio de Janeiro, Presidente Prudente, etc.
Em 1984, após participar de algumas coletâneas internacionais (ver discografia), lança seu primeiro LP: TENTE MUDAR O AMANHÃ, com 20 músicas: 1.9.9.2. , Marcha, Nabro3, São Paulo, C.D.M.P., Agir, Palpebrite, Duas Ogivas, Amnésia, Passeata, Amanhã, Eu Não Sou Você, Rasgando no Ar, Burgo-Alienação, Sargeta, Distúrbios, Violar Suas Leis, Condenados, Não Existe Mais, Em Você, pelo selo Ataque Frontal. Em 1999 o disco foi relançado em cd com 4 faixas bonus: Dinheiro, Anjos do Beco, Cheiro de Prisão, Volume Pra Caixão.
Ainda em 1984 iniciou uma tour do LP tocando em Salvador, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, etc...
Músicas que se destacam até 1985: Palpebrite, Quanto Vale A Liberdade, Histeria, Subúrbio Geral e São Paulo.
Em 1985 o Cólera lança o LP : PELA PAZ EM TODO MUNDO com 16 músicas: Medo, Funcionários, Somos Vivos, Alternar, Multidões, Direitos Humanos, Guerrear, Vivo na Cidade, Humanidade, Alucinado, Continência, Não Fome, Adolescente, Pela Paz. O LP saiu pela Ataque Frontal em 1985 e foi realançado pela Devil Discos em 2000 com 4 faixas bonus: Em Setembro, Senhor Dirigente, Dê o Fora, Vida Desgraçada. O disco foi bem distribuído e bastante executado em estações de rádio, em programas de rock, algumas rádios piratas, etc.. Foi enviado em grandes quantidades para vários países da Europa e América do Norte.
O LP PELA PAZ EM TODO MUNDO teve duas tournês pelo Brasil e uma pela Europa. Algumas cidades brasileiras: Porto Alegre, Gramado, Florianópolis, Brusque, Joinville, Londrina, Curitiba, Santos, São Paulo, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Itaboraí, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, etc... Os países da Europa: Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Dinamarca, Países Bascos, Espanha, Noruega, França.
A tour na Europa durou 5 meses e dois dias com 56 shows (ver história da CÓLERA EUROPEAN TOUR’87) com o Cólera tocando ao lado de bandas como Negazzione, Inferno, Artless, Lard, ... Foi mais do que o esperado. A banda saiu do Brasil em 22 de fevereiro com 18 shows, o que davam 3 meses de tour, sendo a primeira banda do gênero Rock Nacional a realizar uma turnê no exterior. 56 shows em 10 países em 5 meses.
No segundo semestre de 1987 o Cólera grava o EP "É Natal?!" com 4 faixas:É Natal?!, Os Bêbados, TV, Movimentação. A faixa movimentação foi gerada nas estradas durante a tour européia.
Em 1988 saiu o disco ao vivo da tour na Europa: "CÓLERA EUROPEAN TOUR ‘87". Gravado todo de fitas cassete, com qualidade razoável, é um registro de vários momentos.
Em 1989 Val sai para mais tarde montar o Kolapso 77, e entra JB (ex-Traxte, de Rio Claro, interior de SP). No início de 1989 gravam o primeiro disco pela Devil Discos, "Verde, Não Devaste!".
As músicas são: Da Última Árvore para o Último Animal (Introdução), Bombeiros, Minha Nação, Meia-Noite, Parasita, Presídio Zoo, Don’t Waste It, Viva a N.G., Verde, EAEO, Em Setembro, Cólera, R.P., Teatrinho, Solidarie-nós. Em 2000 o disco saiu em CD com os bonus: Palpebrite, Porquê? (Música do Val), Pela Paz, Não Existe Mais. Todas as faixas bonus foram gravadas em estúdio na Europa. Neste disco as faixas Parasita e R.P., são de autoria de JB com Redson e Don’t Waste it foi gerada na Europa. A música Porquê? foi composta por Val durante a tour européia e gravada num estúdio da Bélgica.
O Vinyl vem com um encarte-zine, com ilustrações sobre poluição, devastação da natureza, matança e experiências com animais, etc... No cd as tem todas as ilustrações no encarte e mais UM BRINDE, o poster central do Mico Leão nas grades, no cd é colorido.
A tour do Verde, Não Devaste! leva a banda até terras novas que ainda não haviam tocado como: Recife, Gama, Itaboraí, etc...
Em março de 1990, JB sai e entra Fábio, que já tinha tocado junto com Redson numa banda que não saiu do projeto: Bike. A banda era Fábio no baixo e vocal, Marcelo (na época roadie do Cólera) na guitarra e Redson na bateria. Fábio tocava também guitarra nas bandas: Yellow Fingers, Decibéis, Olhos Elétricos, dentre outras.
No mesmo ano, depois de ensair um set de mais ou menos 70 músicas com Fábio, o Cólera entra em estúdio para gravar o LP 1992, Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico, que vem com a faixa título numa versão mais rápida em relação a gravação feita no LP Tente Mudar o Amanhã. O disco tem a gravação de músicas dos primórdios ainda inéditas em disco: Jane, Volume Pra Caixão, Sistema Odiável, O.com C. e Dinheiro. Todas compostas antes de 1982. E músicas novas: M.D.M., Fuck, Shopping Boys, Principes da Noite, Suicídio Animal, George, A-Nor-Mal, Nervus, Murder, Fuck’n Roll.
A tour deste disco passa por várias cidades do Brasil e principalmente por muitas cidades do interior de São Paulo: Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, Capivari, Campinas, Hortolândia, Mogi-Mirim, etc.
De agosto de 1997 à maio de 1998 é gravado o cd Caos Mental Geral, também com músicas antigas, mas já lançadas antes: Subúrbio Geral, Viralatas, Quanto Vale a Liberdade, Dê o Fora, Bloqueio Mental e HHEI !, gravadas em versão atualizada. E mais, 11 faixas inéditas: Qual Violência, Caos Mental Geral, Cultural Revolução, Meu Igual, Missão Libertar, Grito de Ódio, Porquê Ela Não, Fuck Iurd!, Noite do Vagal, Quem É Você?, Era, Dia e Noite, Noite e Dia.
O Cólera faz outra tour. Porto Alegre, Londrina, Fóz do Iguaçu, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Guara-Mirim, Carapicuiba, etc.
Em 18 de Setembro de 1999, a banda comemora seu 20º aniversário com um show em São Paulo, no Hangar 110, que foi gravado em 16 canais e também filmado. Tocaram as bandas convidadas: Flicts (SP), Blind Pigs (SP) e Mukeka de Rato (ES). O Cólera tocou um total de 3:10 h. e incluiu no repertório a primeira música da banda, ESTRANHO E NOCIVO, mas sem ter ensaiado. A gravação do som desta música está no video de 20 anos (parte da caixa de 20 Anos), com imagens simuladas dos primeiros ensaios. A participação do público ajudou muito no bom resultado do evento.
Este material gerou um registro que se chama CÓLERA 20 ANOS AO VIVO. O novo material que a banda está lançando em Janeiro de 2002.
Uma caixa com 01 CD ao vivo (21 músicas); 01 fita de vídeo (29 músicas); um Book com 79 páginas contando a história da banda só com ilustrações (posters de shows, fotos, flyers, letras cifradas, discografia, etc...) e um poster do show de 20 Anos. A caixa de 20 Anos está disponível pela RELP Distribuidora.
Após o show de 20 anos, a tour do Caos Mental Geral continuou e a banda já está preparando a tour de 20 anos e ainda mais, compondo um cd só com músicas inéditas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps