Tad
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
O Tad foi formado em 1988 após Tad Doyle (vocal e guitarra) e Kurt Danielson (baixo) terem se conhecido em uma grupo de jovens da Igreja Cristã. Completando o time com o baterista Steve Weid, no mesmo ano assinam contrato com a recém-fundada gravadora SubPop. Os discos da SubPop eram gravados no famoso Reciprocal Studios, com a produção de Jack Endino, e com oprimeiro álbum do Tad não foi diferente: God's Balls, de 1989, foi um dos primeiros lançamentos da gravadora. Na época a SubPop trabalhava pesado na divulgação do chamado som de Seattle e por conseqüência, em seus próprios lançamentos. Favorecido pela iniciativa da gravadora, logo o Tad era uma das primeiras bandas de Seattle a fazer turnê pela Europa, ao lado do Nirvana, que também havia lançado seu álbum de estréia (Bleach) no mesmo ano. Um dos episódios mais curiosos da turnê aconteceu na Alemanha, quando Tad e Nirvana se apresentaram em Berlim no mesmo dia em que foi derrubado o famoso muro que dividia a cidade em duas.
Em 1990 a banda gravou o EP Salt Lick em Chicago com o famoso produtor Steve Albini, que já havia trabalhado com o Pixies e alguns anos mais tarde iria produzir o álbum In Utero do Nirvana.
A popularidade do Tad ia vagarosamente aumentando - assim como de todas as demais bandas de Seattle - e no ano de 1991 a banda lança seu segundo álbum pela SubPop, 8-Way Santa, que contou com a produção de Butch Vig (Nevermind do Nirvana e Siamese Dream do Smashing Pumpkins).
O disco foi bem recebido pela crítica e pelo público alternativo, mas curiosamente, o que de fato chamou a atenção foi a polêmica capa.Inicialmente, a capa de 8-Way Santa mostrava uma foto antiga de um casal, que a banda encontrou numa típica "feira de garagem" norte americana. Acontece que a mulher da foto descobriu e ameaçou processar a banda, que acabou substituindo a capa de seu disco por uma inocente foto de seus integrantes.
Depois de mais um EP, Salem, de 1993, o Tad, assim como as principais bandas de Seattle, também acaba assinando contrato com uma grande gravadora, a Giant, subsidiária da poderosa Warner. O disco de estréia pela nova gravadora é Inhaler, de 1993, que mantém a tradição da banda de trabalhar com grandes produtores. Desta vez, coube a J Mascis, líder do Dinosaur Jr. produzir o som do Tad.
Inhaler foi inicialmente bem recebido pela crítica (que considerou Inhaler o melhor álbum da banda) e parecia que o Tad iria atingir um grande público quando uma outra polêmica envolve a banda, dessa vez, deixando conseqüências. Um cartaz de divulgação do álbum Inhaler mostrava uma montagem do então presidente Bill Clinton fumando maconha (dizendo "this is heavy shit"). Com a controvérsia causada, a Warner decide romper o contrato, deixando o disco e a banda sem promoção, provavelmente na época mais importante de sua carreira, quando o momento era favorável para o sucesso das bandas de Seattle.
Dois anos mais tarde, e após e entrada do baterista Josh Snider em substituição a Steve Wied, a banda lança o álbum ao vivo Live Alien Broadcasts em tiragem limitada pela gravadora Future e em seguida acerta com a East-West/Elektra para lançar um álbum inédito, Infrared Riding Hood, produzido por Jack Endino. O disco passa despercebido pela crítica e após mais alguns anos de turnês, Tad Doyle anuncia o fim da banda no início de 1999. Tad Doyle hoje toca na banda Hog Molly enquanto que Kurt Danielson toca ao lado de Van Conner (Screaming Trees) e Dan Peters (Mudhoney) na banda Valis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps