Fastway
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
Após a sua "amigável" saída do Motorhead em 82, o guitarrista Eddie "fast" Clark teve a brilhante idéia de criar uma banda para entrar no novo mercado que surgia: o do hard rock norte americano. Eddie acabou aliando suas forças às de outro lendário músico, o baixista Pete Way, que havia sido integrante do U.F.O. Eddie e Pete convidaram Kevin Shirley do Humble Pie para a empreitada e começaram a procurar por um vocalista que além de técnico deveria ser um bom frontman. A procura não demorou muito, em poucos meses, eles já tinham um jovem desconhecido vocalista que possuia uma grande voz e estilo, Dave King.
Quando tudo parecia pronto, Pete Way resolve abandonar o barco e formar o seu Waysted. Eles resolveram ir em frente e gravaram o primeiro álbum sem um baixista oficial. "Fastway" saiu em 83 e trouxe o single "Easy Living" à tona. A música foi muito elogiada por todos. Outra boa canção deste álbum é "Say What you will" que apareceu no Brasil fazendo abertura do programa "Armação Ilimitada". Após o lançamento do debut, a banda estabilizou a formação com Charlie Mccracken.
Em 84, o Fastway lançou "All Fired up", que tinha a produção de nada mais nada menos que Eddie Kramer. O álbum foi bem recebido pela crítica (destaque para a faixa título) mas os dólares ainda estavam em baixa na banda, que ia mal na América e era totalmente ignorada na Europa inteira. Isto levou Charlie e Kevin a desistirem.
A banda foi reformulada outra vez com alguns músicos desconhecidos do público. O terceiro álbum do Fastway é editado, batizado de "Waiting for the Roar" (85). O álbum estréia mal nas paradas, mas consegue aumentar significativamente suas vendas após o lançamento de outro álbum que contava com a participação do Fastway, a trilha sonora de "Thrick or Treat", um filme de terror misturado a rock que contava com participações de Gene Simmons e Ozzy Osbourne. A trilha foi um sucesso e ficou onze meses no top americano. Sem sombra de dúvidas, este foi o melhor trabalho que o Fastway já fez. Músicas como "Stand Up" e "Don’t Stop the fight" são empolgantes e dignas de uma grande banda.
Com o sucesso da trilha sonora, os albuns da banda começaram a vender também. Com esta ascensão, imaginava-se o progresso da banda, mas não foi assim que as coisas aconteceram. Dave e Eddie começam a se desentender, e em 88 Eddie volta para a Inglaterra.
Visando construir uma reputação para o Fastway que era pouco conhecido na sua terra natal, Eddie monta uma nova banda que trazia Paul Gray (Ex-Ufo), Steve Clark e Lea Hart. Lea seria o novo vocalista e guitarrista também. Com esta formação, em 1989 o Fastway lança "On Target" que acaba não fazendo sucesso na Inglaterra e ainda mancha o nome da banda na América, já que o direcionamento do novo Fastway era bem diferente. Mas nem tudo estava perdido neste disco. "Dead or Alive" e "These Dreams" são boas canções.
Arrependido, Eddie volta para a América e leva Lea Hart consigo. Eles recrutam dois músicos chamados K.B. Brent (b) e "Riff Raff" (d) para compor a banda. Tempos depois, eles acabam juntando suas forças às integrantes da banda Girlschool, e em 1990 lançam "Bad, Bad Girls" que é o último suspiro da banda. O álbum ainda teve ajuda de Paul Di´Anno (que era amigo de Lea Hart), mas isso não foi suficiente. O melhor momento deste álbum é " I´ve had Enough".
Após muita especulação envolvendo seu nome com o Fastway, o Motorhead e Girlschool, Eddie resolve seguir uma carreira solo sobre seu próprio nome.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson


25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


