Fastway
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
Após a sua "amigável" saída do Motorhead em 82, o guitarrista Eddie "fast" Clark teve a brilhante idéia de criar uma banda para entrar no novo mercado que surgia: o do hard rock norte americano. Eddie acabou aliando suas forças às de outro lendário músico, o baixista Pete Way, que havia sido integrante do U.F.O. Eddie e Pete convidaram Kevin Shirley do Humble Pie para a empreitada e começaram a procurar por um vocalista que além de técnico deveria ser um bom frontman. A procura não demorou muito, em poucos meses, eles já tinham um jovem desconhecido vocalista que possuia uma grande voz e estilo, Dave King.
Quando tudo parecia pronto, Pete Way resolve abandonar o barco e formar o seu Waysted. Eles resolveram ir em frente e gravaram o primeiro álbum sem um baixista oficial. "Fastway" saiu em 83 e trouxe o single "Easy Living" à tona. A música foi muito elogiada por todos. Outra boa canção deste álbum é "Say What you will" que apareceu no Brasil fazendo abertura do programa "Armação Ilimitada". Após o lançamento do debut, a banda estabilizou a formação com Charlie Mccracken.
Em 84, o Fastway lançou "All Fired up", que tinha a produção de nada mais nada menos que Eddie Kramer. O álbum foi bem recebido pela crítica (destaque para a faixa título) mas os dólares ainda estavam em baixa na banda, que ia mal na América e era totalmente ignorada na Europa inteira. Isto levou Charlie e Kevin a desistirem.
A banda foi reformulada outra vez com alguns músicos desconhecidos do público. O terceiro álbum do Fastway é editado, batizado de "Waiting for the Roar" (85). O álbum estréia mal nas paradas, mas consegue aumentar significativamente suas vendas após o lançamento de outro álbum que contava com a participação do Fastway, a trilha sonora de "Thrick or Treat", um filme de terror misturado a rock que contava com participações de Gene Simmons e Ozzy Osbourne. A trilha foi um sucesso e ficou onze meses no top americano. Sem sombra de dúvidas, este foi o melhor trabalho que o Fastway já fez. Músicas como "Stand Up" e "Don’t Stop the fight" são empolgantes e dignas de uma grande banda.
Com o sucesso da trilha sonora, os albuns da banda começaram a vender também. Com esta ascensão, imaginava-se o progresso da banda, mas não foi assim que as coisas aconteceram. Dave e Eddie começam a se desentender, e em 88 Eddie volta para a Inglaterra.
Visando construir uma reputação para o Fastway que era pouco conhecido na sua terra natal, Eddie monta uma nova banda que trazia Paul Gray (Ex-Ufo), Steve Clark e Lea Hart. Lea seria o novo vocalista e guitarrista também. Com esta formação, em 1989 o Fastway lança "On Target" que acaba não fazendo sucesso na Inglaterra e ainda mancha o nome da banda na América, já que o direcionamento do novo Fastway era bem diferente. Mas nem tudo estava perdido neste disco. "Dead or Alive" e "These Dreams" são boas canções.
Arrependido, Eddie volta para a América e leva Lea Hart consigo. Eles recrutam dois músicos chamados K.B. Brent (b) e "Riff Raff" (d) para compor a banda. Tempos depois, eles acabam juntando suas forças às integrantes da banda Girlschool, e em 1990 lançam "Bad, Bad Girls" que é o último suspiro da banda. O álbum ainda teve ajuda de Paul Di´Anno (que era amigo de Lea Hart), mas isso não foi suficiente. O melhor momento deste álbum é " I´ve had Enough".
Após muita especulação envolvendo seu nome com o Fastway, o Motorhead e Girlschool, Eddie resolve seguir uma carreira solo sobre seu próprio nome.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


