Enuff Znuff
Por Gabriel Damaceno
Postado em 06 de abril de 2006
Se existe algo chamado propaganda enganosa no rock & roll, então Enuff Z’nuff é um exemplo disto. Acondicionados em extravagantes penteados e vestes glam pela sua gravadora, o grupo foi erroneamente misturado com as bandas descartáveis dos anos 80 de pop metal em vez de ser apreciado pelo verdadeiramente talentoso power pop que eles tocam.
Os parceiros musicais Donnie Vie (guitarra e vocais) e Chip Z’nuff (baixo e vocais) encontraram-se em Chicago em 1984 e rapidamente já estavam compondo canções juntos. O relacionamento provou ser bem frutífero e em menos de um ano o duo já havia recrutado o guitarrista Gino Martino e o baterista B.W. Boeski. Se batizaram de Enuff Z’nuff e começaram a enviar a demo chamada Hollywood Squares para as gravadoras. Obter um contrato de gravação provou ser mais difícil do que imaginavam e foi somente após quatro anos, e após a chegada do guitarrista virtuoso Derek Frigo e do baterista Vikki Foxx, que a banda finalmente assinou um contrato de gravação com a subsidiária da Atlantic Records, Atco.
Lançado em agosto de 1989, o debut auto-intitulado Enuff Z’nuff já apresentava dois hits: New Thing e Fly High Michelle. Mas a banda frustrada recebia mais atenção pelo seu visual colorido e roupas cheias do símbolo hippie da paz do que pelas suas excelentes canções hard rock. Quando lançaram o álbum Strength de 1991, a banda havia visivelmente procurado se desvencilhar do visual altamente extravagante para se concentrar em suas ambições criativas influenciadas pelo som power pop de bandas como Cheap Trick e Badfinger.
O novo regime de rock alternativo nos E.U.A. já os afetava. Entretanto, foi a demissão da Atco devido ao número baixo das vendas que coincidiram com o crescente desentendimento com o guitarrista Derek Frigo.
Apesar deles serem rapidamente contratados pela Arista Records, o baterista Vikki Foxx saí abruptamente da banda procurando pastos mais verdes na banda solo do ex-vocalista do Mötley Crüe Vince Neil, logo após a finalização das gravações do terceiro álbum Animals With Human Intelligence. Quando este terceiro pertardo chegou às prateleiras das lojas, a Arista fechou suas portas e Derek Frigo achou melhor desistir da banda.
Donnie Vie e Chip Z’nuff alcançaram o fundo do poço em 1994. Sem contrato de gravação e chafurdando em profundo vício de drogas, eles decidiram relançar as demos gravadas em 1985 como o próximo álbum do Enuff Z’nuff, simplesmente intitulado 1985. Contendo notas escritas por Howard Stern (importante DJ de rádios em Chicago e um grande fã da banda), o álbum provou ser uma dádiva, vendendo bem nos E.U.A. e Japão, equilibrando as finanças da banda e colocando-os de volta ao mercado. Também possibilitou a gravação de dois novos discos em 1995: um lançamento oficial para a Mayhem Records chamado Tweaked (apresentando o guitarrista original Martino e o baterista Ricky Parent), e o lançamento somente no Japão de Chip & Donnie: Brothers, mais tarde relançado sob o título de Seven. Em 1996 a banda grava Peach Fuzz como um trio após a saída de Martino. Então em 1998 sai o ao vivo simplesmente intitulado Live. O guitarrista John Monaco entra na banda a tempo do lançamento em 1998 de Paraphernalia (o qual foi lançado pela Spitfire Records)e fica até meados de 2000.
Infelizmente, este período incomum de relativa estabilidade não duraria muito. Seguindo o lançamento de seu décimo-primeiro álbum de estúdio, Welcome to Blue Island, pelo selo Dream Catcher em 2002, Donnie Vie sai da banda para investir em sua carreira solo em Los Angeles, deixando Chip Znuff para continuar e excursionar esporadicamente como um trio.
Então, enquanto as conversações para reunião dos ex-membros Derek Frigo e Vikki Foxx aconteciam, o Enuff Z’nuff é abalado pela devastadora notícia de que em 29 de maio de 2004 Derek Frigo é encontrado morto em virtude de uma overdose no apartamento de sua namorada em Los Angeles. A banda havia acabado de gravar seu último álbum intitulado "?" (interrogação), o qual foi lançado em Novembro de 2004 pelo selo Pony Canyon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
O método usado por guitarrista para tirar 17 músicas em 20 dias para tocar com Edu Falaschi
A canção que Ronnie James Dio mais se orgulhava de ter feito


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



