April Wine
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O April Wine foi formado em 1969, logo após o boom dos Beatles e dos Rolling Stones. Diferente dos ícones do rock n’roll, o April Wine era do Canadá, e não da Inglaterra, e a sua sonoridade também era bem diferente. Assim que se lançaram, eles conseguiram notoriedade na América do Norte. No Canadá, eles conquistaram logo de cara um disco de platina.
Nos dois primeiros álbuns, a banda contava com Goodwyn Myler na guitarra e vocal. O restante eram os irmãos Henman na guitarra e bateria e o baixista Jim Clench.
Em "Electric Jewels" de 73, Gary Moffet e Jerry Mercer substituiram os irmãos Henman. O disco foi muito bem recebido e a banda caiu na estrada para só voltar aos estúdios em 75, quando lançaram "Stand Back". Antes de "Stand Back", editaram um álbum gravado ao vivo.
Em "The Whole World's Goin' Crazy", mais uma mudança, Steve Lang assumia as baquetas. "The Whole World's Goin' Crazy "foi aclamado pela crítica como o melhor trabalho da banda até a data.
Mais alguns discos foram lançados: "Forever, For Now" (1977), "Live At The El Mocambo" (1977) e "First Glance" (1978). Neste último disco a banda estava estreiando na gravadora Capitol e surpreendia a todos quando anunciava a entrada de um terceiro guitarrista. O April Wine já possuía um grande status na América e podia se dar ao luxo de ousar desta maneira. Seus álbuns entravam sempre no top Americano e isso era suficiente.
"Harder... Faster" de 81, foi o maior sucesso de toda a carreira da banda. Com um hard rock primoroso, o April Wine começava a incomodar as chamadas grandes bandas, inclusive seus compatriotas, o Rush.
"The Nature Of The Beast", "Power Play", "Animal Grace", "Walking Through Fire" foram os álbuns lançados nos anos 80. Seguiam em queda livre, tanto nas vendas como no conteúdo.
"Walking Through Fire" foi a despedida, em 86. O vocalista resolveu partir para uma carreira solo e como ele era o líder da banda, ela chegou ao fim.
Retornariam em 93 com Goodwyn, Clench, Mercer e Greenway no line-up, mais um guitarrista chamado Steven Segal (não é aquele ator bom de briga que usa um rabo de cavalo). Lançaram um disco chamado "Attitude" que nem tinha tanta atitude assim. A banda apenas repetiu a fórmula com um toque de modernidade.
Em 94 sairia "Frigate", um disco experimental. O experimento não deu certo, pois o conteúdo deixou a desejar.
Após este lançamento, a banda passou a se concentrar apenas nos shows. Em 2002 saiu a coletânea definitiva chamada de "Classic Masters".
A banda segue tocando pelo Canadá, apenas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


