Taraxacum
Por Adriana Latorre
Fonte: Site Oficial
Postado em 06 de abril de 2006
O TARAXACUM é uma banda (não, não é um projeto) fundada por TOBIAS EXXEL (baixista do Edguy) e que ainda conta com a participação especial de Felix Bohnke (baterista do Edguy). Tobias, além de baixo, também toma a frente das guitarras. A formação da banda que toca no primeiro cd do Taraxacum, o Spirit of Freedom, de 2001, é a seguinte:
Rick Mysithiasin: Vocal
Tobias Exxel: Guitarras e Baixo
Ferdy Doernberg: Teclados, guitarras
Frank Wolf: Bateria
Felix Bohnke: Bateria nas músicas 2 e 9
Esse cd foi mixado por Kai Hansen e Dirk Schlachter, ambos do Gamma Ray, no estúdio do próprio Hansen, em Hamburgo. Além disso, a arte do cd e o design do encarte foram feitos por outro ilustre membro do Gamma Ray, o Henjo Richter.
O que Taraxacum significa e de onde o nome veio?
Muitas pessoas e revistas perguntam "Que porra de nome é esse?"... Apesar da banda receber muitos conselhos para que mudassem de nome, eles o mantiveram. O argumento usado foi: "Uma banda estranha precisa de um nome estranho!". A palavra Taraxacum é difícil de ser explicada pra alguém que não é alemão (german: LÖWENZAHN; engl; DANDELION). A primeira idéia deles era de chamar a banda de "Löwenzahn". Uma "Löwenzahn" é apenas uma pequena flor amarela que pode ser encontarda em qualquer lugar da grama durante o verão. Se você quiser traduzi-la palavra por palavra, você terá a palavra "Dandelion" (da maneira como ela pode ser encontrada no dicionário). Deve-se traduzir "Löwe" e"Zahn" em"leão" e "dente"... resultando em "dente de leão". Nome estranho para uma florzinha tão meiga,não é? Foi justamente esse duplo significado que os fez gostar tanto do nome "Löwenzahn": por um lado você pensa na pequenina flor que não pode fazer mal a ninguém, e de outro se pode usar a fantasia e imaginar um enorme e corajoso leão, o rei da selva,com sua boca escancarada, mostrando seus dentes e ameaçando a todos!! Isso combina muito com a música da banda e com o vocal do Rick. Há um pouco de elementos de ambos os aspectos: as vezes a pequena flor e as vezes o leão ameaçador!!!! Franky costumava trabalhar como botânico e ele sabe muito sobre flores. Finalmente ele traduziu "Löwenzahn" do Latin para "Taraxacum"!
A História do Taraxacum
O Taraxacum foi fundado por Tobias Exxel e Franky Wolf no começo de 1999, quando ambos deixaram a banda (Franky no começo de 1995 e Tobias no começo de 1998), eles eram muito bons amigos e também costumavam tocar juntos pra se divertirem, mesmo numa banda de apenas dois homens, só com guitarras e bateria. De alguma maneira eles desenvolveram um estilo próprio que hoje é a marca registrada do Taraxacum: metal traditional (speed, power and heavy) misturado com umas novas idéias, influências e experimentos, sem soar como uma banda de metal progressivo ou uma dessas incontáveis bandas que são tecnicamente brilhantes mas que perderam o "feeling" e a alma do poderoso heavy metal. É claro que os dois não queriam continuar tocando apenas em dois até o fim da vida deles, mas foi realmente difícil para eles encontrar bons músicos que não eram apenas bons musicas, mas também que se encaixassem pessoalmente na "banda" e entender o (às vezes muito estranho) jeito de pensar. Tobias e Franky decidiram gravar um demo de 3 faixas em Março de 1999, com uma versão totalmente crua da "Spirit Of Freedom", "Delirium" e "Alone", apenas bateria, guitarras e baixo. Nesse ponto, aquelas 3 músicas eram apenas chamadas de "Número um", "Número dois" e "Número três". Depois disso, Tobias foi para a tour europeia com o Edguy, Gamma Ray e Steel Prophet e é claro que ele conheceu o vocalista do Steel Prophet, Rick Mythiasin. Uma ótima amizade surgiu.
Mas ambos (e também Franky que é fanático por power metal) tinham uma grande variedade de gostos musicais e interesses, então eles queriam mais experiências musicais, mas sem mudar o estilo das suas bandas principais, o Edguy e o Steel Prophet. Só havia um jeito de fazer isso: o Taraxacum como uma segunda banda (e não apenas um projeto).
De volta a suas casa, após a tour, Tobias mandou a demo para Rick e também para outro amigo chamado Ferdy Doernberg, que já era famoso pela sua grande variedade musical e por ser um músico 24, ou melhor, 28 horas por dia. Ambos amaram as músicas e a atmosfera da fita e se juntaram à banda imediatamente. Rick até terminou a letra da "Spirit..." e "Delirium" e logo depois Tobias e Rick fizeram seu ensaio lendário pelo telefone (lembrem-se que o Rick mora em Los Angeles e Tobias em Frankfurt, na Alemanha!) cantando junto e trabalhando todos os detalhes da faixa 4 da demo, chamada "Spirit Of Freedom", aquela com a cara de gorila na capa. Finalmente em Agosto de 1999 Rick foi para a Alemanha e a banda toda se juntou numa sala pela primeira vez para gravar esse cd-demo. Eles ficaram felizes e satisfeitos com o resultado e além disso eles amaram o trabalho em equipe da banda. Parecia que a grande distancia entre as casas deles não importava!
Depois de terminada a demo, os 4 se tornaram mais confiantes e então mandaram a gravação para todas as revistas de metal e é claro que também para gravadoras. As reações foram ótimas de ambos os lados e então não demorou até eles assinarem um contrato com a gravadora alemã MAJOR MTM MUSIC. Eles continuaram escrevendo músicas para todo o álbum, ainda ensaiando e trocando idéias pelo telefone às vezes e finalmente no final de 2000 eles entraram em estúdio de novo e gravaram o álbum. Felix Bohnke do Edguy também aparece como músico convidado e toca bateria em duas músicas, "Blast Off" e "Think!". O álbum, também chamado "Spirit Of Freedom" foi mixado por Kai Hansen e Dirk Sclächter do Gamma Ray em Hamburg, na Alemanha, e foi finalmente lançado dia 14 de Maio.
Em julho de 2002 Rick Mythiasin deixa o STEEL PROPHET. A razão principal foi a diferença pessoal entre Mythiasin e o guitarrista e líder da banda Steve Kachinsky. De acordo com Mythiasin, ele se sentia cada vez mais restrito em sua liberdade criativa por Kachinsky. A partir daí, Rick passou a se concentrar inteiramente no Taraxacum!
Os primeiro shows ao vivo do Taraxacum foram em pequenos clubes, nos meses de Março e Abril de 2003 na Alemanha. Eles apresentaram as músicas do segundo cd, "Rainmaker". Apesar da ótima aceitação do público, a falta de promotores fez com que a tour da banda não fosse estendida.
E para esse segundo cd, a banda arranjou um segundo guitarrista e outro baixista. Seus nomes são Danny Klupp (membro da banda Haggard) e Shaker Elmosa, da Irlanda. Agora Tobias se concentra apenas nas guitarras. Em fevereiro a gravação do novo cd começou. O seu título, como dito anteriormente, é RAINMAKER, e teve seu lançamento em Setembro de 2003.
A temática do cd é voltada para um pagé xamânico que quando fuma o cachimbo da paz faz previsões sobre o futuro. Entre uma das suas visões, ele vê uma inundação da costa da Califórnia. Além disso, o cd também traz referências ao atentado terrorista de 11 de Setembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A música do Led Zeppelin que para Joe Perry tem o maior riff de todos os tempos
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



