Ratt
Por Rafael Chagas
Postado em 06 de abril de 2006
O Ratt foi formado em Los Angeles, CA (EUA), nos anos 70. A banda que começou a carreira com o nome Mickey Ratt, que foi mudado para apenas Ratt no ano de 1983, tinha em sua formação Stephen Pearcy no vocal, Robbin Crosby e Warren De Matini nas guitarra, Juan Croucier no baixo e Bobby Blotzer na bateria.
No ano de 1983 a banda lançou seu primeiro EP independente e auto-intitulado, e foi esse EP que despertou o interesse da Atlantic Records, que lançou em 1984 o album "Out of Cellar". Na turnê deste álbum o Ratt chegou a fazer 320 shows em 14 meses. O album acabou sendo um sucesso absoluto vendendo mais de 3 milhões de cópias, embalados pelo single "Round and Round" que virou febre na MTV.
O próximo album, "Invasion of Your Privacy", não obteve a mesma vendagem do album anterior mas mesmo assim a banda conseguiu um número bem expressivo de mais de 1 milhão de cópias, o que manteve o status da banda em nível bem elevado, levando-os a sair em turnê com o Bon Jovi abrindo, o que resultou em uma briga com a banda naquela turnê.
O album seguinte saiu em 1986 sob o titulo "Dancing Undercover". Em 1988 saiu "Reach for the Sky".
Mas os problemas começam após o lançamento de "Detonator", de 1990. O hard rock na época estava se enfraquecendo e começava a "onda grunge" que durou até meados de 1993. Com isso as bandas hard foram perdendo espaço na mídia e o Ratt, que havia lançado um album fraco, estava indo à ruína. Em 1991 é lançada a coletânea "Ratt & Roll 81-91". Nessa época Robbin Crosby deixa a banda.
Com os álbuns vendendo cada vez menos e o grunge dominando a cena, os problemas internos se agravaram. Em 1992 Stephen Pearcy deixa a banda e forma a banda Arcade, e depois o Vertex. Ambas chegaram a lançar álbuns mas sem nenhum sucesso. Em 1994 Robbin Crosby descobre que está com AIDS.
Em 1997 Pearcy volta à banda e o Ratt lança o álbum "Collage". Em 1999 lançam outro álbum auto-intitulado. Após esses dois trabalhos Stephen Pearcy deixa o Ratt novamente e começa a brigar judicialmente contra os outros integrantes pelo nome Ratt.
Mesmo sem Pearcy o Ratt segue em frente com uma formação diferente que conta com Jizzy Pearl (ex Love/Hate) nos vocais, John Corabi (ex-vocalista do Mötley Crüe) na guitarra, Robbie Crane no baixo, além é claro de Warren De Martini e Bobby Blotzer.
Em 2002 Robbin Crosby morre de AIDS em seu apartamento em Hollywood. No mesmo ano Stephen Pearcy perde o direito sobre o nome do Ratt, que acaba ficando com Bobby Blotzer e Warren De Martini. Ainda em 2002 a banda saí em turnê ao lado do Warrant, Dokken, Slaughter e L.A. Guns.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone

Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


