Bride
Postado em 06 de abril de 2006
Por Guilherme Bury
Em 1983, Dale e Troy Thompson iniciaram uma banda chamada Matrix em Louisville, Kentucky. A banda Matrix gravou quatro demos com recursos financeiros do próprio bolso, que eram distribuídas nos shows e pelo correio através da revista Contemporary Christian Music Magazine (CCM) e vários fanzines da época. Esse ministério com a música pesada continuou a crescer no rock cristão e no metal underground mas isso não até 1986. Abrindo um show para a Daniel Band em Pottstown, Pennsylvania, a Matrix chamou a atenção dos representantes (olheiros) da Refuge Records que estava começando seu selo subsidiário Pure Metal.
No final de 1986, duas coisas aconteceram que foram fortes responsáveis pelo nascimento da banda. Haviam passados seis meses que a Refuge Records tinha demonstrado um grande interesse pela banda. Em um esforço para assinar com a Refuge a banda enviou para a gravadora centenas de cartas que os fãs ao redor de todos os Estados Unidos haviam escrito. E ao mesmo tempo disso tudo, crescia a popularidade de uma banda secular de Ohio, também chamada Matrix. A solução: mudar o nome! Daí em diante a banda passou a se chamar Bride. Logo após o Bride tornava-se a segunda banda a assinar com o selo subsidiário da Refuge Records, o Pure Metal. Em outubro de 1986 o Bride começou a trabalhar seu primeiro álbum de um contrato de três álbuns.
Os três álbuns gravados pela Refuge/Pure Metal foram "Show no mercy", "Live to die", e "Silence is madness". Já em 1990, a Star Song Communications comprou a Pure Metal Records. O Bride acreditava que a Star Song, já poderosa no mercado poderia colocá-los em direções nunca antes possíveis. Mas nem todas as cláusulas que eles tinham com a Pure Metal foram mantidas. Mesmo assim, a banda imediatamente assinou um contrato de um único álbum para produzir um projeto "Best of..." com duas músicas bônus. Uma delas, "Everybody Knows My Name", rapidamente chegou ao topo dos gráficos tanto da CCM como da Pure Rock e se manteve em 1º lugar por vários meses. A Star Song não perdeu tempo e assinou com o Bride um contrato de vários álbuns.
Enquanto seu primeiro trabalho pela Star Song entitulado "Best of Bride - End of the age", marcava o fim de um capítulo na história do Bride, o mais importante é que marcava também o início de um novo futuro para eles. A canção "Everybody Knows My Name" no topo das paradas nos EUA foi uma evidência positiva de que o Bride poderia com sucesso mudar seu estilo heavy, quase thrash metal, para um hard rock mais comercial. O Bride gravou três álbuns com a Star Song - "Kinetic Faith", "Snakes In The Playground", e "Scarecrow Messiah". A Star Song ainda fez uma coletânea "Best of" desses três álbuns em 1995 chamada "Shotgun Wedding". As 11 músicas do "Shotgun Wedding" foram canções do Bride que chegaram ao 1º lugar nas rádios.
Durante os 4 anos que o Bride trabalhou com a Star Song, eles receberam 4 Dove Awards (título de maior honra cristã), 11 prêmios com músicas que chegaram ao 1º lugar nas rádios e inúmeros prêmios da Sesac, sua organização de direitos autorais. Mais um contrato do Bride com a Star Song havia chegado ao fim, e eles decidiram assinar com uma gravadora independente, o selo Rugged Records para um álbum. Nesse selo o Bride gravou o que eles acharam ser o seu melhor álbum até o momento - "Drop". Por ser uma gravadora pequena, a Rugged não teve capacidade de explorar todo o potencial do "Drop". A filosofia de marketing do Bride também não batia com a da Rugged.
Além disso o ministério do Bride havia se tornado mais focado e agressivo. Como sempre, a mensagem do Bride atinge a todos que a ouvem mas especificamente direcionada para atingir os "desajustados" da sociedade. Esses "desajustados" são aquelas pessoas que não podem ser alcançadas pelos métodos convencionais. As músicas do Bride providenciam uma fonte de força e edificação para os que já fazem parte do corpo de Cristo, através de assuntos sociais mostrados de um ponto de vista bíblico usando termos facilmente compreendidos por qualquer pessoa.
Enquanto a banda prepara seu oitavo álbum, o Bride continua no mesmo caminho rumo ao futuro. O Bride sente estar sendo abençoado com tantos frutos em seu empenho em glorificar o Senhor, de compartilhar a Palavra a 130.000 pessoas no Brasil, a viagens pelo mundo e nos EUA, com uma mensagem sempre consistente. A mensagem deles pode ser resumida completamente em uma nota feita por Dale (vocalista) nos tempos do Matrix, mas que ainda soa como verdadeiro até hoje em dia no ministério crescente do Bride.
"Se não fosse por Jesus Cristo, não tocaríamos. Ele é a música. Ele é a razão pela qual tocamos"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"
O pior solo de guitarra do rock de todos os tempos, segundo a Far Out

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



