Shaman
Postado em 06 de abril de 2006
Muito mistério se fez quando Andre Matos, Luís Mariutti e Ricardo Confessori se separaram da banda Angra. A preocupação geral referia-se ao futuro musical de cada um deles. No final do segundo semestre de 2000 houve a boa notícia... os três músicos, que juntos já haviam vendido mais de um milhão de cópias pelo mundo e realizado incontáveis turnês, formavam agora mais uma vez juntos uma nova banda: Shaman!
O nome Shaman vem da antigüidade e quer dizer "aquele que vê no escuro".
O guitarrista Hugo Mariutti (irmão de Luís) terminou por incorporar-se à banda, encaixando-se perfeitamente à sonoridade pretendida pelos demais integrantes.
Com a banda finalmente completa, o Shaman iniciou suas atividades com uma turnê de estréia, ainda sem disco, que passou pela Europa e América Latina (França, Espanha, México, Argentina, Chile e Brasil), apresentando suas novas composições ao vivo e causando enorme receptividade de crítica e público.
Abraçando um estilo que mescla Heavy Metal tradicional, música clássica e World Music, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, intitulado "Ritual". O disco foi gravado na cidade de Wolfsburg na Alemanha, nos estúdios Gate, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil e Estados Unidos. Participações estas que contam, entre outros, com o violinista Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra e trilhas para TV, como Pantanal e O Clone), o tecladista Derek Sherinian (Dream Theater e Yngwie Malmsteen) e o vocalista Tobias Sammet (Edguy e Avantasia). A produção ficou a cargo do renomado produtor Sascha Paeth (Angra, Heavens Gate, Rhapsody, Kamelot).
Com o sucesso de "Ritual" (mais de 300.000 cópias vendidas em todo o mundo), o Shaman abriu o show do Iron Maiden em São Paulo, para mais de 45.000 pessoas.
No fim de 2003, o Shaman lançou o cd/dvd ao vivo "RituAlive", gravado no Credicard Hall, em São Paulo. O mesmo trás todas as faixas do primeiro álbum e alguns covers, além de várias participações especiais, que incluem Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra), Tobias Sammet (Edguy), Andi Deris e Michael Weikath (Helloween).
(Colaborou: Caetano Ranieri)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
A música dos anos sessenta que ajudou a colocar a expressão "heavy metal" no vocabulário do rock
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"
O dia que Raul Seixas e Tim Maia brigaram porque um preferia maconha e outro cocaína
A ótima música do Iron Maiden inspirada na triste história do avô de Paul Di'Anno

"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



