Crystal Eyes
Postado em 06 de abril de 2006
Por Fernando DeSantis
A história da banda Crystal Eyes começa em 1992, na fria e distante Suécia, quando o jovem Mikael Dahl, que tocava guitarra e cantava, se juntou ao amigo Niclas Karlsson, que também tocava guitarra, para formar uma banda de Heavy Metal, que tinha como objetivo, fazer algo diferente das demais bandas no cenário. O início foi bem difícil, pois houve diversas mudanças de formação. Christian Gunnarsson foi o primeiro baixista da banda, enquanto o primeiro baterista... bem, no início não havia baterista, a banda utilizava uma bateria que era programada por Mikael. Tal baterista "não-humano" recebeu o nome de Alesis HR-16. Nos anos seguintes, as mudanças de formação também foram constantes e o line-up da banda, da primeira demo, em 1994, que recebeu o nome de "Crystal Eyes" foi: Mikael Dahl (vocal e guitarra), Niclas Karlsson (guitarra), Mikael Blohm (baixo) e Martin Tilander (bateria).
Após o lançamento da primeira demo, a banda Crystal Eyes sofreu outras modificações na formação. Niclas Karlsson e Martin Tilander abandonaram a banda, para se integrar à banda Fierce Conviction, que hoje se chama apenas "Conviction". No lugar dos dois integrantes que saíram, entraram Jukka Kaupaamaa (guitarra), Kujtim Gashi (bateira) alem do novo baixista Kim Koivo. Kim teve que ser substituído temporariamente por Marco Nicolaidis. Com essa formação, em junho de 1996, a banda lançou a segunda demo tape, intitulada "The Shadowed Path". Tal demo tape teve boa repercussão na Europa.
Como algo constante na banda, mais uma vez houve mudança de formação: Claes Wikander assumiu o baixo, e em março de 1997, a banda lançou a terceira demo: "The Final Sign". Mais uma vez, a nova demo da banda foi sucesso, recebendo elogios em revistas e fanzines. Porém, quando todos pensavam que se tratava de uma formação fixa, o guitarrista Jukka abandonou a banda. No lugar de Jukka, assumiu Jonathan Nyberg. Jonathan participou da gravação da quarta demo tape da banda, que foi lançada em junho de 1998 e recebeu o nome de "The Dragon's Lair". Tal demo tape foi a grande prova de que a banda estava madura o suficiente para lançar um álbum. Várias gravadoras ofereceram contratos de gravação, porém, a gravadora "Crazy Life Music/abs records" fez a proposta mais interessante.
Com um contrato na mão a banda entrou em estúdio e gravou o primeiro disco, que foi lançado no dia 26 de abril de 1999. Tal disco recebeu o nome de "World Of Black and Silver". Revistas do mundo inteiro elogiaram o disco de estréia da banda. Fazendo um Power Metal Melódico de primeira, com muitas influências de Helloween, a banda passou a ser considerada a grande revelação no estilo. Com músicas cativantes, com refrões empolgantes, a banda foi aos poucos conquistando o público no mundo inteiro. Tal disco foi lançado no Brasil, um dos países responsáveis pelo grande sucesso da banda, pois as vendas do primeiro disco do Crystal Eyes, no Brasil, foram acima das expectativas.
Em setembro de 2000, a banda entrou novamente em estúdio. O objetivo era gravar um disco tão bom quanto primeiro. Lançado no final de 2000, no dia 11 de dezembro, o álbum "In Silence They March" seguiu a mesma linha do primeiro álbum: Power Metal Melódico de altíssima qualidade e com as mesmas peculiaridades, como os refrões sensacionais e vocais perfeitos. Conseguindo uma ótima repercussão, o segundo álbum da banda, é apenas uma pequena parte do que ainda está por vir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
"Minha demissão do Lobão foi esquisita, para não dizer palavrão", diz Billy Brandão
O relacionamento de Gillan, do Deep Purple, com Ritchie, Satriani, Coverdale e Hughes
O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



