Lovin Spoonful
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
Na primeira metade do ano de 1965 a "invasão inglesa" sobre a música americana estava no seu auge. É nessa época que, vindos de Long Island, subúrbio de Nova Iorque, dois roqueiros, Steve Boone e Joe Butler, se juntam a dois amantes de folk music, John Sebastian e Zal Yanovsky, vindos do Greenwich Village e formam o Lovin 'Spoonful.
Alguns detalhes, como tocar a guitarra usando quatro paletas de banjo, verdadeiros dedais de metal, colocados no polegar e nos próximos três dedos, que ajudam o Spoonful a criar uma sonoridade toda sua. A combinação dos melhores elementos do folk com o rock, aliados a toques da country music fizeram com que, num espaço de quatro anos, o Lovin' Spoonful lançasse cinco álbuns que marcaram a época, além de hits como "Do You Believe In Magic", "Daydream" e, o hino do verão nova-iorquino, "Summer in the City". Com o sucesso do quarteto, parte da imprensa tenta vende-los como a resposta americana para os Beatles. Independente disso, a banda se torna uma das pioneiras a se apresentarem regularmente nos campus das universidades americanas, além de produzirem trilhas sonoras para os filmes "What's Up Tigerlily" de Woody Allen e "You're A Big Boy Now" de Francis Ford Copolla.
No ano de 1967, Zally Yanosvsky é preso por portar maconha. Sendo Canadense, ele é ameaçado de deportação até entregar seu fornecedor. Quando a noticia se espalha, Zal é mal-visto pelo público jovem e acaba sentindo-se obrigado a deixar a banda. Em 1971 lança o disco Alive And Well In Argentina, que não teve a devida divulgação e foi praticamente ignorado. Ele reapareceu algumas poucas vezes na década de setenta tocando guitarra para Kris Kristofferson ou John Sebastian. Depois só reapareceria no meio musical como produtor e arranjador do Ace of Base no seu álbum de 1995, Bridge.
Jerry Yester, membro do Modern Folk Quartet e antigo amigo da banda, entra em seu lugar, para participar do mais ambicioso projeto da banda, o disco Everything Playing. Seria a primeira vez que uma banda de rock utiliza um gravador de 16-canais. O álbum inclui pérolas como "Darlin' Be Home Soon", "Six O'clock" e "She's Still A Mystery To Me". Na Inglaterra, "Bordem" e "Money" também chegariam as rádios.
Em Junho de 1968, é a vez de John Sebastian deixar o grupo. O trio restante inicia as gravações do que se tornaria o último hit da banda, Never Goin' Back, música que conta com a participação especial de Red Rhodes tocando pedal steel guitar. Percebendo que os tempos mudaram como também as tendências do mercado, os três resolvem seguir caminhos diferentes.
Em 1991, após um acerto com a gravadora, Joe e Steve contactam Jerry e retomam a banda. Ensaiando por dois meses, pegam a estrada novamente e voltam a excursionar, dessa vez de forma mais ambiciosa, tocando por mais de 150 cidades de todo o mundo.
Em 1999 eles lançam o primeiro álbum em três décadas, o razoável Live At The Hotel Seville. Gravação ao vivo com vários dos grandes sucessos, é para os fãs, um pedacinho de ontem. Mas sem John Sebastian, para os não fanáticos, fica a sensação de que estar faltando algo.
Da discografia original, Daydream, Hums of the Lovin' Spoonful alem de Everything Playing, definitivamente valem apena procurar. Entre as coletâneas, The Very Best of The Lovin' Spoonful do selo Kama Sutra é uma ótima opção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, acha que Kiss é banda de história em quadrinhos
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna
A resposta da banda que fedia tanto que teve camarim repintado em SP após uso


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



