Lovin Spoonful
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
Na primeira metade do ano de 1965 a "invasão inglesa" sobre a música americana estava no seu auge. É nessa época que, vindos de Long Island, subúrbio de Nova Iorque, dois roqueiros, Steve Boone e Joe Butler, se juntam a dois amantes de folk music, John Sebastian e Zal Yanovsky, vindos do Greenwich Village e formam o Lovin 'Spoonful.
Alguns detalhes, como tocar a guitarra usando quatro paletas de banjo, verdadeiros dedais de metal, colocados no polegar e nos próximos três dedos, que ajudam o Spoonful a criar uma sonoridade toda sua. A combinação dos melhores elementos do folk com o rock, aliados a toques da country music fizeram com que, num espaço de quatro anos, o Lovin' Spoonful lançasse cinco álbuns que marcaram a época, além de hits como "Do You Believe In Magic", "Daydream" e, o hino do verão nova-iorquino, "Summer in the City". Com o sucesso do quarteto, parte da imprensa tenta vende-los como a resposta americana para os Beatles. Independente disso, a banda se torna uma das pioneiras a se apresentarem regularmente nos campus das universidades americanas, além de produzirem trilhas sonoras para os filmes "What's Up Tigerlily" de Woody Allen e "You're A Big Boy Now" de Francis Ford Copolla.
No ano de 1967, Zally Yanosvsky é preso por portar maconha. Sendo Canadense, ele é ameaçado de deportação até entregar seu fornecedor. Quando a noticia se espalha, Zal é mal-visto pelo público jovem e acaba sentindo-se obrigado a deixar a banda. Em 1971 lança o disco Alive And Well In Argentina, que não teve a devida divulgação e foi praticamente ignorado. Ele reapareceu algumas poucas vezes na década de setenta tocando guitarra para Kris Kristofferson ou John Sebastian. Depois só reapareceria no meio musical como produtor e arranjador do Ace of Base no seu álbum de 1995, Bridge.
Jerry Yester, membro do Modern Folk Quartet e antigo amigo da banda, entra em seu lugar, para participar do mais ambicioso projeto da banda, o disco Everything Playing. Seria a primeira vez que uma banda de rock utiliza um gravador de 16-canais. O álbum inclui pérolas como "Darlin' Be Home Soon", "Six O'clock" e "She's Still A Mystery To Me". Na Inglaterra, "Bordem" e "Money" também chegariam as rádios.
Em Junho de 1968, é a vez de John Sebastian deixar o grupo. O trio restante inicia as gravações do que se tornaria o último hit da banda, Never Goin' Back, música que conta com a participação especial de Red Rhodes tocando pedal steel guitar. Percebendo que os tempos mudaram como também as tendências do mercado, os três resolvem seguir caminhos diferentes.
Em 1991, após um acerto com a gravadora, Joe e Steve contactam Jerry e retomam a banda. Ensaiando por dois meses, pegam a estrada novamente e voltam a excursionar, dessa vez de forma mais ambiciosa, tocando por mais de 150 cidades de todo o mundo.
Em 1999 eles lançam o primeiro álbum em três décadas, o razoável Live At The Hotel Seville. Gravação ao vivo com vários dos grandes sucessos, é para os fãs, um pedacinho de ontem. Mas sem John Sebastian, para os não fanáticos, fica a sensação de que estar faltando algo.
Da discografia original, Daydream, Hums of the Lovin' Spoonful alem de Everything Playing, definitivamente valem apena procurar. Entre as coletâneas, The Very Best of The Lovin' Spoonful do selo Kama Sutra é uma ótima opção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Mamonas Assassinas: quanto custa a lista de compras exigida pela mulher de "1406"?
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A música do Aerosmith que seria a favorita de Steven Tyler para cantar ao vivo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Ney Matogrosso: "Cazuza queria que eu tomasse remédio de AIDS para ficar na mesma onda"
A atitude ousada da Legião Urbana ao peitar Globo e Faustão no meio de uma grande crise
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam



