Soft Boys
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
A história dos Soft Boys é peculiar. Mesmo influenciando tantas bandas, principalmente na América, continuaram praticamente desconhecidos. Soft Boys ganhou vida em Cambridge pelas mãos de Robyn Hitchcock, guitarra e vocal, que uniu os esforços de Alan Davies, guitarra, Andy Metcalfe, baixo e Morris Windsor na bateria, no ano de 1976, bem no coração da era punk.
Mantendo-se à margem do movimento, a banda perseguiu a linha de rock psicodélico e folk, estilos extremamente fora da moda. Conseguem tocar no circuito habitual de clubes com seu som alternativo e acabam lançando o primeiro compacto, 'I Want To Be An Anglepoise Lamp' em 1979, já sem Davies que foi substituído por Kimberley Rew. No mesmo ano sai o primeiro álbum, 'Can of Bees'.
No ano seguinte, foi a vez de Metcalfe sair, entrando Matthew Seligman em seu lugar. O LP 'Underwater Moonlight' veio a se tornar o álbum modelo para a retomada do som Rickenbacker e do psicodelismo em um formato pop. Influências desse disco são encontradas nos trabalhos de gente como REM, The Replacementes e praticamente todo movimento paisley subsequente.
Embora sendo um estopim para o surgimento de tantas bandas, o Soft Boys acabaram antes do fim do ano. Tiveram ainda um EP: Two Halves For The Price of One, lançado em 1981 quando a banda já não mais existia. Matthew Seligman se tornou um session man muito requisitado enquanto Kimberley Rew veio a formar Katarina and the Waves. Já Robyn Hitchcock continuou seu tipo de rock em uma série de álbuns solos, iniciando com Black Snake Diamond Role de 1981 seguido por Groovy Decay no ano seguinte. Este segundo bem mais psicodélico do que o anterior. Em 1984 lança um disco totalmente acústico, I Often Dream of Trains. Antes do final do ano, Morris Windor e Andy Metcalfe unem-se a Hitchcock criando The Egyptions, banda de apoio para Robyn Hitchcock, que obtém maior êxito comercial sozinho do que nos tempos de Soft Boys.
O disco de estréia se chama Fegmania e conta ainda com os teclados de Roger Jackson. Sua capacidade de criar letras que contam histórias estranhas com arranjos psicodélicos em um ambiente pop não passa despercebido. Sexo, morte e transformação são temas que aparecem em suas músicas constantemente, em diversas formas. O segundo disco dos Egyptions sai em 1986 com o nome de Gotta Let This Hen Out, uma apresentação ao vivo com seus habituais temas delicados mostrados com um peso incomum para a banda. Depois Hitchcock segue sozinho gravando regularmente até a presente data. Vale a pena dar uma conferida.
"Individualidade é um problema que aleija o ser humano. Sermos todos diferentes é um grande mito perigoso. Você é mais parecido com todo mundo do que você pensa ou queira admitir."
"Milhares de pessoas estão querendo uma maneira de ter sua música constando entre os dez mais das paradas de sucesso. Tem mais gente pensando nisso do que em roubar bancos."
"O "hit" não é exatamente como o público geral quer. É mais o gosto arbitrário do que se pensa que o público geral deva ter."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Tortilla Man mostra como driblou dificuldade para lidar com Eloy Casagrande no Slipknot
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
Capas de álbuns: 30 das piores artes da história
Nicko McBrain deu troco em jornalista que o gravou reclamando do Bruce Dickinson

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



