Steel Prophet
Postado em 06 de abril de 2006
Por Ricardo Kruger (VicVella)
Banda norte-americana formada em 1983, em Connecticut/EUA, por Steve Kachinsky (g) e Gary Stocking (v), que a partir daí teve imensas dificuldades para se fixar no mundo do Metal.
O seu nome inicial, dado por Kachinsky, era Hard Prophet, mas com a explosão do Metal na época, foi logo mudado para o nome atual. Harry Blackwell (filho do jazzista Ed Blackwell) foi chamado para a bateria e logo descartado, pois não se encaixava no estilo da banda. John Tarascio tornou-se o novo baterista, um pouco antes de Gary Stocking deixar a banda devido a problemas com a bebida (ele chegou a cair bêbado durante uma filmagem, e a ser retirado por seguranças de vários lugares que freqüentava).
Em 1987 Steve decidiu se mudar para a Califórnia, com ou sem a banda. Apenas John o acompanhou. No caminho, conheceram Scott Lindsenbardt (chamado de Echo Man, por causa do seu vocal estridente) e Vince Dennis, que incidentalmente tornou-se o novo baixista, substituindo Wayne Faircloth, que havia ficado em Connecticut. A banda também decidiu tocar com dois guitarristas, e Domenic Chavira foi chamado. Assim a banda estava praticamente pronta para gravar algumas músicas, mas todos estavam odiando a presença de Scott, que acabou saindo.
O vocalista seguinte foi Nick Mantis, que já tinha tocado com o Ascendence. Steve e Vince tinham visto Nick cantar "Apparition", do Fates Warning, em uma festa. O Fates Warning precisava de um vocalista e Steve acabou recomendando Nick. Steve, Vince, Nick e Bill Metoyer fizeram uma audição com Nick para o Fates Warning, mas a banda acabou ficando com Ray Balderama. Nick continuou com o Steel Prophet, mas como queria que a banda tocasse com mais velocidade, acabou saindo junto com Dominic, que estava tocando sem vontade. John Paget veio para o lugar de Dominic e Rick Mythiasin substituiu Nick.
Com essa formação a banda gravou "Inner Ascendance", que acabou sendo mais divulgado na Europa. A banda constantemente abria shows em L.A., ficando muito conhecida pelos ótimos shows. Todos os integrantes se envolveram com projetos paralelos e John Pagets acabou deixando a banda. Foi substituído por Horacio Colmenares. Após a tentativa de vários contratos com gravadoras, a banda decidiu gravar o seu próprio álbum, chamado "The Goddess Principle", e o distribuiu pelo selo alemão Art of Music.
Assim a banda lançou o EP "Continumm" , mas após o lançamento desse, John Paget e Horacio saíram da banda. Horacio acabou formando o conhecido New Eden. Jon Pons (g) e Pete Parada (b) foram os novos integrantes que entraram, para a banda lançar "Into The Void (Hallucinogenic Conception)".
Em 1998 a banda assinou um novo contrato com a gravadora Nuclear Blast Records. Pete Parada foi substituído por Pat Magrath e assim gravaram o aclamado "Dark Allucinations", em 99. Para a divulgação do álbum a banda excursionou com Gamma Ray e Edguy, deixando o público desses shows totalmente maluco.
Neste ano de 2000 o Steel Prophet mostrou que veio pra ficar. Kevin Cafferty é chamado para comandar temporariamente a bateria e a banda lança assim o esperado "Messiah", que como o álbum anterior é extremamente elogiado.
Infelizmente o guitarrista John Pons deixa a banda logo após o lançamento do Messiah e Jim Williams é o substituto. Karl Roskvist é recrutado para a bateria.
Como uma forma de celebração pelo sucesso obtido, e para a felicidade dos fãs, a banda lança na metade de 2000 o álbum "Gênesis", que contém a demo Inner Ascendance e várias covers de bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest e Dio, lançadas em tributos às mesmas.
A banda se encontra em estúdio para gravar o novo álbum, chamado "Book Of The Dead", que será lançado em 2001.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Nazareth: um elogio à pertinácia
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
Bruce Dickinson revela por que saiu do Iron Maiden em 1993
Quando Humberto Gessinger não entendeu análise de Jota Quest sobre "Terra de Gigantes"

Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



