Steel Prophet
Postado em 06 de abril de 2006
Por Ricardo Kruger (VicVella)
Banda norte-americana formada em 1983, em Connecticut/EUA, por Steve Kachinsky (g) e Gary Stocking (v), que a partir daí teve imensas dificuldades para se fixar no mundo do Metal.
O seu nome inicial, dado por Kachinsky, era Hard Prophet, mas com a explosão do Metal na época, foi logo mudado para o nome atual. Harry Blackwell (filho do jazzista Ed Blackwell) foi chamado para a bateria e logo descartado, pois não se encaixava no estilo da banda. John Tarascio tornou-se o novo baterista, um pouco antes de Gary Stocking deixar a banda devido a problemas com a bebida (ele chegou a cair bêbado durante uma filmagem, e a ser retirado por seguranças de vários lugares que freqüentava).
Em 1987 Steve decidiu se mudar para a Califórnia, com ou sem a banda. Apenas John o acompanhou. No caminho, conheceram Scott Lindsenbardt (chamado de Echo Man, por causa do seu vocal estridente) e Vince Dennis, que incidentalmente tornou-se o novo baixista, substituindo Wayne Faircloth, que havia ficado em Connecticut. A banda também decidiu tocar com dois guitarristas, e Domenic Chavira foi chamado. Assim a banda estava praticamente pronta para gravar algumas músicas, mas todos estavam odiando a presença de Scott, que acabou saindo.
O vocalista seguinte foi Nick Mantis, que já tinha tocado com o Ascendence. Steve e Vince tinham visto Nick cantar "Apparition", do Fates Warning, em uma festa. O Fates Warning precisava de um vocalista e Steve acabou recomendando Nick. Steve, Vince, Nick e Bill Metoyer fizeram uma audição com Nick para o Fates Warning, mas a banda acabou ficando com Ray Balderama. Nick continuou com o Steel Prophet, mas como queria que a banda tocasse com mais velocidade, acabou saindo junto com Dominic, que estava tocando sem vontade. John Paget veio para o lugar de Dominic e Rick Mythiasin substituiu Nick.
Com essa formação a banda gravou "Inner Ascendance", que acabou sendo mais divulgado na Europa. A banda constantemente abria shows em L.A., ficando muito conhecida pelos ótimos shows. Todos os integrantes se envolveram com projetos paralelos e John Pagets acabou deixando a banda. Foi substituído por Horacio Colmenares. Após a tentativa de vários contratos com gravadoras, a banda decidiu gravar o seu próprio álbum, chamado "The Goddess Principle", e o distribuiu pelo selo alemão Art of Music.
Assim a banda lançou o EP "Continumm" , mas após o lançamento desse, John Paget e Horacio saíram da banda. Horacio acabou formando o conhecido New Eden. Jon Pons (g) e Pete Parada (b) foram os novos integrantes que entraram, para a banda lançar "Into The Void (Hallucinogenic Conception)".
Em 1998 a banda assinou um novo contrato com a gravadora Nuclear Blast Records. Pete Parada foi substituído por Pat Magrath e assim gravaram o aclamado "Dark Allucinations", em 99. Para a divulgação do álbum a banda excursionou com Gamma Ray e Edguy, deixando o público desses shows totalmente maluco.
Neste ano de 2000 o Steel Prophet mostrou que veio pra ficar. Kevin Cafferty é chamado para comandar temporariamente a bateria e a banda lança assim o esperado "Messiah", que como o álbum anterior é extremamente elogiado.
Infelizmente o guitarrista John Pons deixa a banda logo após o lançamento do Messiah e Jim Williams é o substituto. Karl Roskvist é recrutado para a bateria.
Como uma forma de celebração pelo sucesso obtido, e para a felicidade dos fãs, a banda lança na metade de 2000 o álbum "Gênesis", que contém a demo Inner Ascendance e várias covers de bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest e Dio, lançadas em tributos às mesmas.
A banda se encontra em estúdio para gravar o novo álbum, chamado "Book Of The Dead", que será lançado em 2001.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"
O baterista com mesmo impacto que Jimi Hendrix para guitarristas, segundo Mike Portnoy


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



