29/02/20 - Preto No Metal; Exposição (Porto Alegre - RS)
Por Wagner Santos
Fonte: Wagner Santos
Postado em 26 de fevereiro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Preto no Metal fará sua mostra fotográfica na CCMQ que pra quem é daqui sabe, mora no coração da gente, lugar cheio de história e magia. Além da mostra que enaltece a beleza desses homens, desses músicos, às 15:00 faremos um debate com convidados além dos presentes na expo que se sentirem confortáveis para debater o tema.
Historicamente, a música "pesada", nesse projeto representada pelo estilo Heavy Metal, contou com poucos nomes de personalidades negras, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Na região Sul do Brasil, essa representatividade é ainda menor, por ser uma região de colonização predominantemente europeia. O objetivo principal do projeto é proporcionar ao negro uma forma de ter voz ativa no Heavy Metal e, assim, fomentar o seu ingresso nesse cenário, incentivando-o a ter uma carreira na música pesada, seja como músico instrumentista, vocalista ou ainda produtor musical.
O projeto surgiu quando a fotógrafa Indy Lopes captou algumas imagens do Vinicius Rodrigues um músico negro atuante no cenário da música underground em Porto Alegre,para compor seu portfólio, a ideia da fotógrafa era fazer ensaios com pessoas fora da curva no padrão imposto pela sociedade como um todo, ou seja, cultura de rua, cultura pop. Após o ensaio, foi postada em rede social uma foto do Vinicius juntamente com Lohy Silveira que ajudava no ensaio, a foto tinha a legenda:
- "Os Black do Death", isso porque os dois são músicos da ramificação Death Metal, vendo isso Dênis Lapuente, amigo pessoal de Indy, sugeriu ampliar esse ensaio a outros músicos negros da região, a ideia foi bem aceita e neste momento vendo tudo isso, Lohy entendeu e sugeriu que isso virasse um projeto sócio cultural, nascia aí o Preto no Metal.
Essa simples sugestão, inicialmente despretensiosa, deu espaço para vários questionamentos quanto à participação dos negros nesse estilo musical e permitiu vislumbrar a criação de um projeto cultural com a intenção de enaltecer sua maior participação no mundo da música pesada, proporcionando reflexões e diálogos que levem à sua representatividade.
É importante tentar entender porque os negros não ocupam mais lugares como esse no mundo da música,mas ainda dar voz a um meio com pouca representatividade, principalmente falando da região sul. Em tempos onde o fascismo nos ronda debater esses assuntos se faz urgente.
Evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/s/preto-no-metal-na-casa-de-cult/528275501110433/
Sábado das 13:00 às 17:00
Casa De Cultura Mário Quintana
Rua Dos Andradas, 736, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Organizado por Preto no Metal - Coletivo Livre
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps