29/09/13 - Rock Sem Fronteiras (Brasília - DF)
Por Cristiano Porfírio
Postado em 25 de setembro de 2013
O peso e a tradição do heavy metal na quarta edição do Rock Sem Fronteiras
As bandas Totem e Optical Faze são os destaques na quarta edição do festival Rock Sem Fronteiras, no dia 29 de setembro, no SESC Garagem da 913 Sul.
No próximo dia 29 de setembro, o teatro do Sesc Garagem recebe a quarta edição do festival Rock Sem Fronteiras com os grupos Totem, Optical Faze e Silent Raze representando a música do Distrito Federal e tendo como convidada, a banda Clamus de Fortaleza.
Esta nova edição do projeto Rock Sem Fronteiras celebra o heavy metal e subgêneros, estilo que tem os fãs mais apaixonados dentro do rock, e tradicionalmente é caracterizado por guitarras altas e distorcidas, vocal vigoroso e pontuado pela teatralidade.
Viabilizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Central Única de Favelas (CUFA/DF), o Rock Sem Fronteiras é um projeto do Movimento Brasília Capital do Rock que busca a formação de público e o resgate da tradição do Distrito Federal pelo seu ritmo musical mais famoso, o rock.
O Rock Sem Fronteiras será realizado mensalmente e gratuitamente no SESC Garagem da 913 Sul, sempre com quatro atrações, sendo três da cidade e uma convidada. Em cada uma das nove edições, ônibus serão disponibilizados para transportar sem custos estudantes das escolas públicas e roqueiros das regiões administrativas do DF para o Sesc Garagem.
Oficinas
Em parceria com o grupo Móveis Coloniais de Acaju, o Rock Sem Fronteiras apresenta o Curso Livre de Produção Cultural, que consiste em mais de 100 horas de oficinas, distribuídas em 15 semanas, capacitando os interessados em produção cultural e artística com grandes nomes da indústria fonográfica.
Os módulos das aulas práticas e teóricas, com cases de sucesso e curiosidades do mundo artístico serão gratuitos e realizados às terças-feiras de 17 de setembro a 20 de dezembro.
Informações sobre oficinas e palestrantes no site www.rocksemfronteiras.com.br/oficinas
Saiba mais sobre as atrações da quarta edição do Rock Sem Fronteiras:
Clamus (CE) – Formada em 1999 no estado do Ceará, a banda de Thrash/Death Metal é reconhecida por sua identidade peculiar e força sonora, além de alternar canções entre três vocalistas, que apresentam letras em francês, inglês e português.
Com repercussão a nível nacional, o grupo que comemora 10 anos de existência, está em turnê de divulgação do segundo álbum, "Frontière", mantendo a postura engajada com garra e profissionalismo. [banda convidada]
Totem – A banda de hard rock com letras poéticas que retratam temas como morte, solidão e política, abusando de figuras de linguagem e sentidos figurados, também é reconhecida pela performance quase teatral do vocalista Régis.
Formada em Brasília, em 1999, o Totem ficou inativo por alguns anos, retornando em 2010, para lançar em 2011 o álbum de estreia intitulado "Vale Quanto Pesa", que apresenta um rock ‘pauleira’ cantado em português, com muitos riffs de guitarra, estrondosas viradas de bateria e letras que remetem aos mais profundos sentimentos humanos.
A formação atual da banda é Regis Véi (vocal), Alex Siqueira (baixo), Fábio Marreco (guitarra) e Thiago Totem (bateria). [votada pelos membros do grupo #BrasiliaCapitalDoRock no facebook]
Optical Faze – A banda conhecida pelo seu metal moderno, pesado e agressivo, recheado de melodias instrumentais e vocais de influências diversas, foi formada no ano 2000.
Trabalhando na divulgação do segundo álbum, o elogiadíssimo "The Pendulum Burns", gravado em Los Angeles/EUA, produzido pelo músico canadense Rhys Fulber (Fear Factory e Paradise Lost) e masterizado por Maor Appelbaum (Sepultura e Rob Halford), o Optical Faze formado por Mateus Araújo (vocal e guitarra), Jorge Rabelo (guitarra), Vicente Jr. (baixo), Renato Carvalho (bateria) e Pedro Gabriel (teclados) tem se apresentado em grandes festivais como o Porão do Rock, ao lado de grandes nomes do metal, como Sepultura e Trivium. [votada pelos membros do grupo #BrasiliaCapitalDoRock no facebook]
Silent Raze – Criado em 2006, o grupo formado por Eric Wilton (guitarras/vocal), Magno Paulo (bateria) e Isaac Sassi (baixo) tem se destacado no cenário do Distrito Federal pelo seu metal altamente enérgico e de grande refinação técnica.
Com dois Ep’s lançados, a Silent Raze está em estúdio preparando o álbum de estreia, definido pela banda como um disco conceitual repleto de grandes riffs, melodias contundentes e tecnicamente impecáveis, com uma história que passa por diferentes graus de completa apatia à sanidade. [selecionada por edital de convocação]
Serviço:
ROCK SEM FRONTEIRAS com as bandas Totem, Optical Faze, Silent Raze e Clamus (Fortaleza).
Dia: 29/09/2013
Horário: 17:30 às 23:00
Local: Espaço SESC Garagem da 913 sul
Ingressos: Entrada Franca
Capacidade: Sujeito à lotação
Horário dos shows:
17h30 – Chegada dos ônibus e abertura do portão
18h00 – Silent Raze
19h00 – Clamus (CE)
20h00 – Optical Faze
21h00 – Totem
Informações: 3224-0299 ou www.rocksemfronteiras.com.br
Bandas escolhidas pela organização por meio de edital público que irão se apresentar nas próximas edições:
Quebra Queixo, Dynahead, Kábula, Scalene, The Neves, Na Lata, Bruto, Lost in Hate, Falls of Silence e Wile Ortros e os Cães.
Bandas escolhidas por votação no grupo do Movimento Brasília Capital do Rock no Facebook que irão se apresentar nas próximas edições:
Bando du Cerrado – Região 7 (Valparaíso), Casacasta – Região 3 (Sobradinho), Darshan – Região 3 (Sobradinho), Decimate – Região 4 (Guará) e Véia Tonha e os 22 no Doubt – Região 6 (Candangolândia)
As bandas convidadas de fora do DF serão divulgadas de acordo com a confirmação da produção do Rock Sem Fronteiras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"


The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"



