Fantomaticos: No single "Seu Chocolate" está disponível em diversas plataformas
Por Bruna Paulin
Postado em 12 de junho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os Fantomaticos lançaram nesta quinta-feira, 11 de junho, o primeiro single de seu próximo álbum, "Seu Chocolate", disponível em diversas plataformas digitais e também no canal da banda no YouTube. A banda vinha desde junho do ano passado e durante os primeiros meses de 2020 gravando e finalizando seu quarto álbum de estúdio. O processo foi interrompido durante as primeiras semanas de isolamento social por conta da pandemia. Mesmo à distância, o grupo retomou o processo e está finalizando as dez canções que compõem o trabalho.
Grande parte do material foi captado em um sítio na Serra Gaúcha, no inverno de 2019. A banda se isolou com os instrumentos e os equipamentos de gravação e deu prioridade a uma sonoridade quente e execuções com todos músicos tocando ao vivo, buscando uma sonoridade bem viva. Depois disso, já de volta a Porto Alegre, restou apenas complementar as gravações e fazer a mixagem do material.
'Seu Chocolate' é um aperitivo desse clima: um tema instrumental que já existe na banda há algum tempo, mas que finalmente encontrou seu momento e álbum ideal. O single vem acompanhado por um clipe que a própria banda filmou e editou durante a quarentena, mostrando um pouco do dia-a-dia dos integrantes durante esse período, mas com um clima mais nonsense.
A arte da capa é do fotógrafo e artista Fábio Alt, que já trabalha com os Fantomaticos há bastante tempo e esteve na maioria dos discos e singles. A modelo foi Ágata de Barros, que também é fotógrafa e, no espírito de seguir o isolamento social recomendado, se auto clicou para o trabalho.
O processo de lançamento do quarto álbum dos Fantomaticos será diferente dos anteriores. As canções serão lançadas todas como single, individualmente até o final de 2020. 'Seu Chocolate' estará disponível no YouTube a partir do dia 11, no canal da banda, e poderá ser conferida no Spotify, Deezer, iTunes e nas mais diversas plataformas de streaming a partir do dia 12.
Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai.
O primeiro disco, 'No Bosque' (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção 'Gin' à programação da MTV.
O segundo disco, 'Dispersão' (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: "(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!"
Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música 'Ao Longe'. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.
A canção 'Recorriendo', foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA).
Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três EPs, já pelo selo gaúcho Ué Discos, que representa a banda. São eles: 'Veja Bem a Sua Volta', que ganhou bastante espaço nas rádios, 'Keep Calm', que tem um belo vídeo e ‘Vale’, que mostra um lado bem acústico e marca a entrada do baterista Pedro Petracco na banda.
O terceiro álbum, intitulado apenas como ‘Fantomaticos’, lançado em 2016, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio.
Para saber mais sobre a banda, acesse:
www.fantomaticos.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"


Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Metallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar
Por que tanta gente reclama do Whiplash.Net?
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


