Fantomaticos: No single "Seu Chocolate" está disponível em diversas plataformas
Por Bruna Paulin
Postado em 12 de junho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os Fantomaticos lançaram nesta quinta-feira, 11 de junho, o primeiro single de seu próximo álbum, "Seu Chocolate", disponível em diversas plataformas digitais e também no canal da banda no YouTube. A banda vinha desde junho do ano passado e durante os primeiros meses de 2020 gravando e finalizando seu quarto álbum de estúdio. O processo foi interrompido durante as primeiras semanas de isolamento social por conta da pandemia. Mesmo à distância, o grupo retomou o processo e está finalizando as dez canções que compõem o trabalho.
Grande parte do material foi captado em um sítio na Serra Gaúcha, no inverno de 2019. A banda se isolou com os instrumentos e os equipamentos de gravação e deu prioridade a uma sonoridade quente e execuções com todos músicos tocando ao vivo, buscando uma sonoridade bem viva. Depois disso, já de volta a Porto Alegre, restou apenas complementar as gravações e fazer a mixagem do material.
'Seu Chocolate' é um aperitivo desse clima: um tema instrumental que já existe na banda há algum tempo, mas que finalmente encontrou seu momento e álbum ideal. O single vem acompanhado por um clipe que a própria banda filmou e editou durante a quarentena, mostrando um pouco do dia-a-dia dos integrantes durante esse período, mas com um clima mais nonsense.
A arte da capa é do fotógrafo e artista Fábio Alt, que já trabalha com os Fantomaticos há bastante tempo e esteve na maioria dos discos e singles. A modelo foi Ágata de Barros, que também é fotógrafa e, no espírito de seguir o isolamento social recomendado, se auto clicou para o trabalho.
O processo de lançamento do quarto álbum dos Fantomaticos será diferente dos anteriores. As canções serão lançadas todas como single, individualmente até o final de 2020. 'Seu Chocolate' estará disponível no YouTube a partir do dia 11, no canal da banda, e poderá ser conferida no Spotify, Deezer, iTunes e nas mais diversas plataformas de streaming a partir do dia 12.
Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai.
O primeiro disco, 'No Bosque' (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção 'Gin' à programação da MTV.
O segundo disco, 'Dispersão' (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: "(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!"
Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música 'Ao Longe'. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.
A canção 'Recorriendo', foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA).
Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três EPs, já pelo selo gaúcho Ué Discos, que representa a banda. São eles: 'Veja Bem a Sua Volta', que ganhou bastante espaço nas rádios, 'Keep Calm', que tem um belo vídeo e ‘Vale’, que mostra um lado bem acústico e marca a entrada do baterista Pedro Petracco na banda.
O terceiro álbum, intitulado apenas como ‘Fantomaticos’, lançado em 2016, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio.
Para saber mais sobre a banda, acesse:
www.fantomaticos.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Metallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar
Por que tanta gente reclama do Whiplash.Net?
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


