Ano Luz: última música de 1984 está disponível

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ano Luz: última música de 1984 está disponível


  | Comentários:

Matéria publicada em 22/07/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O grupo brasileiro de Heavy Metal tradicional ANO LUZ é costumeiramente lembrado como a banda que o vocalista Fran teve antes de entrar na instituição do Hard Rock nacional A CHAVE DO SOL. Durando meteoricamente entre 1983 e 1984, a banda de som pesado e letras carregadas de mensagens misteriosas realizou inúmeros shows ao lado das bandas mais promissoras da então embrionária cena metal underground paulista. Quando um alto contrato com a RCA / Victor foi negado sob alegação que o som da banda era "fora dos padrões esperado" pela gravadora, o grupo acabou.

ANO LUZ em foto promocional de 1984

Ainda assim quatro canções foram oficialmente gravadas, só sendo re-descobertas, gradualmente, de 2008 em diante (após um vídeo de fã de Willba Dissidente passar a se destacar no Youtube). A última das quatros músicas do ANO LUZ estava numa master tape guardada pelo guitarrista do grupo, Olavo Jafet. "Corvos e Abutres", o nome da canção, foi recentemente disponibilizada na internet e um vídeo comemorativo foi feito. Confira abaixo:

Nas palavras de Willba Dissidente, que publicou a música no youtube, "encerramos a 'arqueologia do heavy metal' em busca do EP perdido do grupo ANO LUZ." "Quero aproveitar para agradecer pessoalmente Sandra, Osvaldo e Olavo por todos esforços para manter a banda viva e a todos os fãs que cruzaram esses espaços misteriosos conosco. Essa produção é dedicada à memória do Fran (falecido no dia de natal de 2008): que sua voz seja eternamente ouvida entre as estrelas", finaliza o autor do vídeo.

ANO LUZ:

Francisco "Fran" Alves - Vocais
Olavo Jafet - guitarra
Osvaldo Jr. - baixo
Jefferson - bateria

Após o ANO LUZ e A CHAVE DO SOL, Fran se desligou da música para se dedicar à família e outras atividades. Ainda que seguindo carreiras separadas e distantes do som pesado de outrora, tanto Olavo como Osvaldo são músicos profissionais. A última vez que o baterista Jefferson foi visto pelos amigos foi no casamento do Fran, sendo um total mistério como ele construiu sua vida desde então.

A música Corvos e Abutres foi composta pelos quatro membros do ANO LUZ e a letra teve participação do ocultista Rick Swanson; que foi vocalista do grupo antes da entrada do Fran.

Todo material gravado pelo ANO LUZ estará em breve disponível no blog: A CHAVE DO SOL (http://achavedosol.blogspot.com.br/); apesar do site tratar de outra banda, as duas compartilharam os mesmo vocalista e atualmente possuem o mesmos fãs.

Sites relacionados (em português):

http://www.facebook.com/pages/Vamos-fazer-a-banda-Ano-Luz-te...
http://anoluz.bravehost.com/
http://www.olavojafet.com.br/guitarrista/ano-luz.html/

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Ano Luz"
Todas as matérias sobre "A Chave do Sol"

A Chave do Sol: "nome dubio, enorme e piegas, mas que pegou"
A Chave do Sol: liberadas duas músicas inéditas de 1985.
A Chave do Sol: liberando a última demo de 1986
A Chave do Sol: "Fran era infinitamente melhor cantor", diz poeta
Ano Luz e A Chave Do Sol: homenagem a falecido vocalista
A Chave do Sol: com uma mulher no vocal nos anos 80?
A Chave do Sol: "o cão São Bernardo que curtia Blues"
Músicas separadas no nascimento: A Chave do Sol e Zenith.
Kiko Loureiro: inéditas com A Chave do Sol?
Ano Luz: E.P. inédito de 1984 disponibilizado gratuitamente
A Chave do Sol: disponibilizadas mais 4 inéditas de 1986
A Chave do Sol: ex-vocal explica a música "Winds Of Change"
A Chave do Sol: como foi o show comemorativo dos 30 anos
Ano Luz: última música de 1984 está disponível
A Chave do Sol: o show de retorno será dia 14 em São Paulo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas