Em 08/01/2012 | Suécia: país reconhece downloads como religião

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Suécia: país reconhece downloads como religião


  | Comentários:

Imagem

Uma igreja sueca baseada no compartilhamento de arquivos foi oficialmente reconhecida pelo governo.

A IGREJA DO KOPIMISMO, que acredita que copiar informação através do compartilhamento de arquivos é como um serviço religioso, e teve sua autenticidade oficial garantida pouco antes do Natal, diz o canal inglês BBC.

A igreja, que acredita que CTRL+C e CTRL+V – os atalhos para copiar e colar em um computador – deveriam ser símbolos sagrados, teve que requerir o reconhecimento por três vezes antes de ser finalmente contemplada como um exercício legítimo de fé pelo governo sueco.

O fundador, Isak Gerson, de 19 anos, disse: “Para a Igreja do Kopimismo, a informação é sagrada e a cópia é um sacramento. A informação tem valor, por si própria e no que contém e nos múltiplos valores através da cópia. Portanto, a prática de copiar é central para a organização e seus membros”.

Ele ainda declarou: “ser reconhecido pelo estado sueco é um grande passo para todos da Kopimi. Tomara que seja um passo adiante para o dia em que poderemos viver nossa fé sem medo de perseguição.”

Entretanto, experts da industria menosprezaram a significância da classificação oficial e sugeriram que muito pouco mudaria quanto ao compartilhamento de arquivos. O analista musical Mark Mulligan disse que o conceito da igreja foi ‘alienado da realidade’ e que não refletia o ‘sistema legislativo sueco’.

“Isso não quer dizer que compartilhamento ilegal de arquivos de tornará legal, mais do que se ‘Jedi’ fosse reconhecido como uma religião todo mundo sairia andando pela rua com sabres de luz”, ele afirmou. “De algum modo esses caras parecem obsoletos. Compartilhamento como uma maneira de piratear conteúdo está se tornando uma tecnologia do passado”.

Em dezembro do ano passado, o Google foi criticado por gravadoras por não fazer muito esforço para conter downloads ilegais. Um relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica acusou o mecanismo de procura de fazer dinheiro a partir do compartilhamento de arquivos e insistiu que eles precisavam trabalhar para assegurar de que não fossem abusados como ‘um veículo da pirataria’.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas