WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Mundo Aor: dicas de álbuns do gênero para se ouvir

Por Leonel Golin Neto | Fonte: RateYourMusic |

Imagem
Alguns ainda se perguntam: Do que se trata o gênero AOR? AOR significa "Album-oriented rock" ou "Álbum orientado ao rock" na tradução para o português. Foi um nome retirado de um formato americano de rádio FM que focava em faixas de álbuns de artistas de rock. Na década de 90, este termo começou a ser utilizado para definir o rock melódico como um rótulo, mas o gênero já existia desde os anos 70 de bandas como JOURNEY, FOREIGNER e BOSTON.

Como um admirador deste gênero, sempre à procura de bandas que foram esquecidas desde o princípio setentista, percebi que as bandas que não fizeram sucesso tinham mais qualidade que as demais, como SURVIVOR e EUROPE, que marcaram com hits inesquecíveis, "I Can't Hold Back" e "The Final Countdown". O grande problema está em escutar um álbum por completo destas bandas mais pops, onde a repetição emana sobre nossos ouvidos e caímos na seleção musical como acontece com bandas que só criam hits.

O fato é que as bandas undergrounds tinham uma estabilidade em seus álbuns: eles começavam e terminavam com músicas boas. Também é perceptível que o auge dessas bandas undergrounds foram no fim da década de 80 até a metade da década de 90 e atualmente com bandas reerguendo a qualidade do gênero, como 91 SUITE, PRIDE OF LIONS, VOICES OF ROCK, UNRULY CHILD, entre outros. Agora quem teve oportunidade de escutar o álbum de carreira solo do MARK FREE (ex-KING KOBRA, SIGNAL e atualmente no UNRULY CHILD), o "Long Way From Love"? Não tenho nem dados de quantas cópias desse disco foram vendidas, mas tenho certeza de que a MARCIE FREE (em meados da década de 90, MARK FREE fez uma operação para mudança de sexo) não teve nem o gostinho de gastar o dinheiro dos lucros em vendas do álbum. É uma aula de vocal, e não poupo esforços em dizer que está a frente de muitos vocalistas conhecidos no mundo do Rock'n'Roll, além de trazer aquela nostalgia típica do rock melódico. Outro trabalho espetacular do ex-rapaz foi no SIGNAL, com o álbum "Loud and Clear", onde a mistura do Hard Rock e do AOR formaram belíssimas melodias, como a "Does Feel Like Love" que contagia na primeira ouvida.

Aqui faço uma lista com álbuns de AOR que recomendo para todos leitores:

"Long Way From Love - Mark Free"
"Now is Then, Then is Now - Mark Spiro"
"Loud and Clear - Signal"
"On a Storyteller's Night - Magnum"
"Escape - Journey"
"Harem Scarem - Harem Scarem"
"Walk in The Fire - Strangeways"
"91 Suite - 91 Suite"
"... Slaves of The New World - Steelhouse Lane"
"Power - Atlantic"
"Out of The Silence - Dare"
"Excess All Areas - Shy"
"Tough it Out - FM"
"Pride of Lions - Pride of Lions"
"Window to Light - Stan Meissner"
"Unruly Child - Unruly Child"
"Into The Street - Boulevard"
"Double Eclipse - Hardline"
"Journey to L.A. - Aor"
"Worlds Collide - Unruly Child"
"Beneath The Shining Water - Dare"
"Talisman - Talisman"
"Never Say Surrender - Red Dawn"
"MMVII - Voices of Rock"
"Mitch Malloy - Mitch Malloy"
"Out of This World - Europe"
"Music From The Planet - Planet 3"
"Dangerous Games - Stan Meissner"

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre Journey
Todas as matérias sobre Foreigner
Todas as matérias sobre Boston
Todas as matérias sobre Survivor
Todas as matérias sobre Europe

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Leonel Golin Neto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
Dez novas promessas, incluindo uma brasileira
Sociedade AlternativaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica
Axl Rose: "sobe na porra do palco ou você vai morrer!"Axl Rose
"Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"