Tarja canta Rita Lee e cinco do Nightwish em show histórico com Marko Hietala em Curitiba
Resenha - Tarja Turunen e Marko Hietala (Ópera de Arame, Curitiba, 18/05/2025)
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de maio de 2025
Como integrantes do Nightwish, Tarja Turunen e Marko Hietala fizeram durante os álbuns "Century Child" e "Once" a maior dupla de cantores da história do metal sinfônico. Cerca de 20 anos após a conturbada demissão da cantora e quatro desde que Marko deixou o grupo finlandês, os dois resolveram matar a saudade dos fãs e se encontraram no palco de Curitiba.
Tarja Turunen - Mais Novidades
A turnê, que também passará por outras cidades como Belo Horizonte e São Paulo, se chama Living the Dream – Together Tour e é capitaneada por Tarja, que convidou o ex-parceiro para uma participação pra lá de especial com hits e pérolas – como "Feel For You" e "Slaying the Dreamer".
Antes de subirem ao belo palco da Ópera de Arame, entretanto, a noite começou com os americanos do Madzilla como ato de abertura. Formada por David Cabezas, Daniel Gortaire, Luis Zevalos e a estreante guitarrista Sarah Dugdale, o grupo faz aquele metal na interseção entre o pesado e melódico. O grupo conseguiu animar com carisma de sobra e um português para lá de avançado. O destaque foi a música "Vengeance" – direta ao ponto e bem animada.

Na sequência Marko e seu guitarrista/violonista e fiel escudeiro Tuomas Wainola fizeram uma parte acústica que contou com altos e baixos. O alto? Com certeza a execução da lendária "The Islander", da época do Nightwish.

O maior problema foi a enorme quantidade de interações e piadas do barbudo finlandês com a plateia, que não deixava o show pegar tração. Ainda foram executados hits e sua carreira solo como a faixa-título do último álbum "Roses From the Deep" e versões de "Holy Diver" (Dio) e "Children of the Sea" (Black Sabbath). Certeza que 11 a cada 10 presentes trocariam essas duas últimas por mais petardos nostálgicos da época do Nightwish. (Alô, "The Crow, The Owl and The Dove"!).

Banda principal preparada. Era hora de Tarja Turunen desfilar seu carisma na capital paranaense. Um problema no seu retorno nas primeiras músicas deixou a cantora visivelmente chateada. Felizmente a produção resolveu o problema técnico e faixas de sua carreira solo como "Eye of the Storm" e "In For a Kill" fizeram todos levantar de suas cadeiras. A estrela do primeiro bloco, entretanto, tem nome e sobrenome: "Sing for Me", do disco de estreia "My Winterstorm". A balada profunda e poética deixou de dar as caras no repertório e voltou com tudo para emocionar.

O próximo bloco pode ser resumido com duas palavras: nostalgia e surpresa. Com formato acústico, Tarja cantou "Ovelha Negra", de Rita Lee, com seu fofo sotaque finlandês. Outro destaque da seção foi a dobradinha de baladas raras do Nightwish que entrou no formato medley: "Feel For You" e "Higher Than Hope". A alma dos saudosistas sendo lavada com sucesso.

De volta ao formato com banda completa, Marko seguiu no palco para "Left on Mars", música originalmente interpretada pela dupla que foi lançada recentemente em "Roses From the Deep" de Hietala. A tríade a seguir valeu cada segundo desse 1 ano de espera desde o show que foi cancelado no ano passado devido problema de saúde de Tarja. A dupla cantou "Slaying the Dreamer", "Wishmaster" e "Wish I Had An Angel", clássicos absolutos do Nightwish, intercalados por Silent Masquerade de tarja e "I Walk Alone" – sem a presença do finlandês. A derradeira foi "Until My Last Breath", hit enérgico da carreira solo da soprano.

Quem sofreu com suas saídas do Nightwish viveu uma noite para chamar de sua. Fica a sugestão de Marko realizar também uma participação na vindoura turnê de Anette Olzon, que também passará pelo Brasil. Estão deixando a gente sonhar...





















































Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994

Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Anette Olzon diz que gostaria de ser amiga dos integrantes do Nightwish
Tarja anuncia show da "Frisson Live 2027" em Brasília
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


