Tarja canta Rita Lee e cinco do Nightwish em show histórico com Marko Hietala em Curitiba
Resenha - Tarja Turunen e Marko Hietala (Ópera de Arame, Curitiba, 18/05/2025)
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de maio de 2025
Como integrantes do Nightwish, Tarja Turunen e Marko Hietala fizeram durante os álbuns "Century Child" e "Once" a maior dupla de cantores da história do metal sinfônico. Cerca de 20 anos após a conturbada demissão da cantora e quatro desde que Marko deixou o grupo finlandês, os dois resolveram matar a saudade dos fãs e se encontraram no palco de Curitiba.
Tarja Turunen - Mais Novidades
A turnê, que também passará por outras cidades como Belo Horizonte e São Paulo, se chama Living the Dream – Together Tour e é capitaneada por Tarja, que convidou o ex-parceiro para uma participação pra lá de especial com hits e pérolas – como "Feel For You" e "Slaying the Dreamer".
Antes de subirem ao belo palco da Ópera de Arame, entretanto, a noite começou com os americanos do Madzilla como ato de abertura. Formada por David Cabezas, Daniel Gortaire, Luis Zevalos e a estreante guitarrista Sarah Dugdale, o grupo faz aquele metal na interseção entre o pesado e melódico. O grupo conseguiu animar com carisma de sobra e um português para lá de avançado. O destaque foi a música "Vengeance" – direta ao ponto e bem animada.

Na sequência Marko e seu guitarrista/violonista e fiel escudeiro Tuomas Wainola fizeram uma parte acústica que contou com altos e baixos. O alto? Com certeza a execução da lendária "The Islander", da época do Nightwish.

O maior problema foi a enorme quantidade de interações e piadas do barbudo finlandês com a plateia, que não deixava o show pegar tração. Ainda foram executados hits e sua carreira solo como a faixa-título do último álbum "Roses From the Deep" e versões de "Holy Diver" (Dio) e "Children of the Sea" (Black Sabbath). Certeza que 11 a cada 10 presentes trocariam essas duas últimas por mais petardos nostálgicos da época do Nightwish. (Alô, "The Crow, The Owl and The Dove"!).

Banda principal preparada. Era hora de Tarja Turunen desfilar seu carisma na capital paranaense. Um problema no seu retorno nas primeiras músicas deixou a cantora visivelmente chateada. Felizmente a produção resolveu o problema técnico e faixas de sua carreira solo como "Eye of the Storm" e "In For a Kill" fizeram todos levantar de suas cadeiras. A estrela do primeiro bloco, entretanto, tem nome e sobrenome: "Sing for Me", do disco de estreia "My Winterstorm". A balada profunda e poética deixou de dar as caras no repertório e voltou com tudo para emocionar.

O próximo bloco pode ser resumido com duas palavras: nostalgia e surpresa. Com formato acústico, Tarja cantou "Ovelha Negra", de Rita Lee, com seu fofo sotaque finlandês. Outro destaque da seção foi a dobradinha de baladas raras do Nightwish que entrou no formato medley: "Feel For You" e "Higher Than Hope". A alma dos saudosistas sendo lavada com sucesso.

De volta ao formato com banda completa, Marko seguiu no palco para "Left on Mars", música originalmente interpretada pela dupla que foi lançada recentemente em "Roses From the Deep" de Hietala. A tríade a seguir valeu cada segundo desse 1 ano de espera desde o show que foi cancelado no ano passado devido problema de saúde de Tarja. A dupla cantou "Slaying the Dreamer", "Wishmaster" e "Wish I Had An Angel", clássicos absolutos do Nightwish, intercalados por Silent Masquerade de tarja e "I Walk Alone" – sem a presença do finlandês. A derradeira foi "Until My Last Breath", hit enérgico da carreira solo da soprano.

Quem sofreu com suas saídas do Nightwish viveu uma noite para chamar de sua. Fica a sugestão de Marko realizar também uma participação na vindoura turnê de Anette Olzon, que também passará pelo Brasil. Estão deixando a gente sonhar...





















































Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira


O que Anette Olzon acha de um show conjunto com Tarja Turunen?
10 grandes vocalistas do rock e do heavy metal que nasceram em agosto
Tarja Turunen conta por que seus presentes de fãs agora vão para outro "alguém"


