Trivium: um show cheio de emoções para os fãs
Resenha - Trivium (Cine Joia, São Paulo, 14/12/2022)
Por Diego Camara
Postado em 16 de dezembro de 2022
O Trivium é aquele tipo de banda que podemos classificar dentro do heavy metal como uma banda de festa. A questão aqui não é a técnica ou a qualidade (e de modo algum digo que o Trivium não tem nenhuma destas duas características) mas sim a satisfação do público que vem sempre em primeiro lugar. E foi isso para as centenas de pessoas que lotaram o Cine Joia para a apresentação do Trivium que por muito pouco não varou o dia.
O horário não era muito convidativo para um show no meio da semana, com show iniciando às 22h e com perspectiva de chegar perto da meia noite. Mesmo assim muitos fãs se dirigiram ao Cine Joia, no centro da cidade, para ver a apresentação dos estadunidenses do Trivium, uma das bandas mais empolgantes do gênero na atualidade.

O show começou no horário marcado, quando o guitarrista Matt Heafy subiu ao palco para tocar na sua guitarra a introdução "IX", do álbum "What The Dead Men Say". O público foi aos gritos em grande empolgação desde o início, quando a banda já saltou para a música título do álbum. Os fãs cantaram tão alto que espantaram o som que vinha das caixas de som: o som do palco estava alto, mas não o bastante para os gritos e a cantoria dos fãs apaixonados.

De qualquer maneira, o som pareceu bastante desbalanceado no início do show, com os vocais desaparecidos enquanto a bateria batia com força no áudio da casa. Isso pareceu diminuir conforme o show foi se desenrolando, e já na quarta música "The Sin and the Sentence" o áudio se encontrava melhor balanceado, apesar de pouco podermos ouvir dada a vontade do público, que apenas aumentou no decorrer do show.

Sinceramente, porém, isso fez pouquíssima diferença para o público, que foi o grande destaque do show. É difícil até imaginar de onde veio tanta energia dos fãs, pois estes não descansaram um minuto sequer das 1h40m de show. Vieram preparados para destruir, e só pararam quando a banda deixou o palco para definitivamente finalizar o dia.

O Trivium soube também retribuir todo este amor do público. Não faltaram elogios de Heafy a cada música tocada. Agradeceram os fãs por virem, demonstraram seu amor pelo Brasil e pelo público brasileiro e por último uma declaração de amor direta, dizendo que este era o melhor público que tinham visto. Óbvio que, neste caso, a banda sempre joga com o humor dos fãs para tirar o máximo deles, mas podíamos ver que a empolgação dos músicos era bastante visível.

A banda foi lançando um sucesso atrás do outro, o que deixou o público insano a cada vez que se iniciava uma nova música. Das mais antigas, como "Pull Harder" e "To The Rats" até as mais recentes do álbum "In The Court of the Dragon", o público parecia conhecer todas as músicas sem falta. Uma por uma eles cantavam a música inteira, com pouquíssimas pausas.

O ânimo ainda rodou o show inteiro quando uma roda se abriu na música "In The Court of the Dragon", a pedido do vocalista. Outro belo momento foi o show de luzes com as lanternas dos celulares na música "The Shadow of the Abattoir", que veio um pouco antes.

Este, inclusive, é um dos detalhes mais impressionantes do show: o controle que a banda tem do conjunto inteiro da apresentação. O Trivium não toca apenas a música, mas também mantem um controle muito técnico dos humores dos fãs durante a apresentação. A música, neste caso, é o elemento central, construída de uma maneira a trazer esses ânimos para fora. Poucos solos, muitos refrões e letras para cantar mantem a empolgação dos fãs e é o segredo da banda.

Quando chegou ao final do show, vemos que a apresentação teve todos os acertos possíveis. O trabalho realizado pelo Cine Joia e pela 30E foi exemplar. E pensar que o Knotfest está apenas começando, mas já mostrando ao que veio.

Setlist:
IX
What the Dead Men Say
Down From the Sky
The Sin and the Sentence
Until the World Goes Cold
A Gunshot to the Head of Trepidation
Forsake Not the Dream
The Shadow of the Abattoir
Intro: X
In the Court of the Dragon
Catastrophist
To the Rats
The Heart From Your Hate
Shogun
Strife
Pull Harder on the Strings of Your Martyr
Intro: Capsizing the Sea
In Waves

















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
30 anos de "A Tempestade": o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith


Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
Trivium lança vídeo de sua nova música, "Dead Inside of Me"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O disco do In Flames que vocalista do Trivium considera um dos melhores de todos os tempos
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


