Trivium: um show cheio de emoções para os fãs
Resenha - Trivium (Cine Joia, São Paulo, 14/12/2022)
Por Diego Camara
Postado em 16 de dezembro de 2022
O Trivium é aquele tipo de banda que podemos classificar dentro do heavy metal como uma banda de festa. A questão aqui não é a técnica ou a qualidade (e de modo algum digo que o Trivium não tem nenhuma destas duas características) mas sim a satisfação do público que vem sempre em primeiro lugar. E foi isso para as centenas de pessoas que lotaram o Cine Joia para a apresentação do Trivium que por muito pouco não varou o dia.
O horário não era muito convidativo para um show no meio da semana, com show iniciando às 22h e com perspectiva de chegar perto da meia noite. Mesmo assim muitos fãs se dirigiram ao Cine Joia, no centro da cidade, para ver a apresentação dos estadunidenses do Trivium, uma das bandas mais empolgantes do gênero na atualidade.

O show começou no horário marcado, quando o guitarrista Matt Heafy subiu ao palco para tocar na sua guitarra a introdução "IX", do álbum "What The Dead Men Say". O público foi aos gritos em grande empolgação desde o início, quando a banda já saltou para a música título do álbum. Os fãs cantaram tão alto que espantaram o som que vinha das caixas de som: o som do palco estava alto, mas não o bastante para os gritos e a cantoria dos fãs apaixonados.

De qualquer maneira, o som pareceu bastante desbalanceado no início do show, com os vocais desaparecidos enquanto a bateria batia com força no áudio da casa. Isso pareceu diminuir conforme o show foi se desenrolando, e já na quarta música "The Sin and the Sentence" o áudio se encontrava melhor balanceado, apesar de pouco podermos ouvir dada a vontade do público, que apenas aumentou no decorrer do show.

Sinceramente, porém, isso fez pouquíssima diferença para o público, que foi o grande destaque do show. É difícil até imaginar de onde veio tanta energia dos fãs, pois estes não descansaram um minuto sequer das 1h40m de show. Vieram preparados para destruir, e só pararam quando a banda deixou o palco para definitivamente finalizar o dia.

O Trivium soube também retribuir todo este amor do público. Não faltaram elogios de Heafy a cada música tocada. Agradeceram os fãs por virem, demonstraram seu amor pelo Brasil e pelo público brasileiro e por último uma declaração de amor direta, dizendo que este era o melhor público que tinham visto. Óbvio que, neste caso, a banda sempre joga com o humor dos fãs para tirar o máximo deles, mas podíamos ver que a empolgação dos músicos era bastante visível.

A banda foi lançando um sucesso atrás do outro, o que deixou o público insano a cada vez que se iniciava uma nova música. Das mais antigas, como "Pull Harder" e "To The Rats" até as mais recentes do álbum "In The Court of the Dragon", o público parecia conhecer todas as músicas sem falta. Uma por uma eles cantavam a música inteira, com pouquíssimas pausas.

O ânimo ainda rodou o show inteiro quando uma roda se abriu na música "In The Court of the Dragon", a pedido do vocalista. Outro belo momento foi o show de luzes com as lanternas dos celulares na música "The Shadow of the Abattoir", que veio um pouco antes.

Este, inclusive, é um dos detalhes mais impressionantes do show: o controle que a banda tem do conjunto inteiro da apresentação. O Trivium não toca apenas a música, mas também mantem um controle muito técnico dos humores dos fãs durante a apresentação. A música, neste caso, é o elemento central, construída de uma maneira a trazer esses ânimos para fora. Poucos solos, muitos refrões e letras para cantar mantem a empolgação dos fãs e é o segredo da banda.

Quando chegou ao final do show, vemos que a apresentação teve todos os acertos possíveis. O trabalho realizado pelo Cine Joia e pela 30E foi exemplar. E pensar que o Knotfest está apenas começando, mas já mostrando ao que veio.

Setlist:
IX
What the Dead Men Say
Down From the Sky
The Sin and the Sentence
Until the World Goes Cold
A Gunshot to the Head of Trepidation
Forsake Not the Dream
The Shadow of the Abattoir
Intro: X
In the Court of the Dragon
Catastrophist
To the Rats
The Heart From Your Hate
Shogun
Strife
Pull Harder on the Strings of Your Martyr
Intro: Capsizing the Sea
In Waves

















Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"


Alex Rudinger, novo baterista do Trivium, mostra suas habilidades tocando "Bury Me With My Screams"
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Greyson Nekrutman pode participar de novo disco do Trivium? Paolo Gregoletto responde
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


