Voivod: Show intenso no Hangar 110 de São Paulo
Resenha - Voivod (Hangar 110, São Paulo, 30/04/2014)
Por Marco Néo
Postado em 01 de maio de 2014
Depois de uma tentativa frustrada em 2010, abortada em razão de "problemas com vistos de trabalho", não parecia muito provável uma vinda do Voivod ao Brasil. Boatos que nunca serão confirmados davam conta de uma suposta baixa venda de ingressos como o real motivo, o que justificaria o cancelamento da primeira vinda e a incerteza que, bem no início, pairou sobre esse novo show. Mas outras datas que foram marcadas no Rio, em Santa Catarina e em Minas, além da presença confirmada no festival chileno Metal Fest, somadas a excelente divulgação rapidamente dissiparam a incerteza, que deu lugar a ansiedade por finalmente ter em nosso país uma banda tão influente na cena.
Chegando ao Hangar, a primeira boa surpresa ficou por conta do excelente público que, mesmo em dia de semana, compareceu para prestigiar os heróis canadenses.
E por falar em heróis, a abertura ficou por conta de uma banda brasileira também histórica: o Necromancia, que desde a saudosa época do Headthrashers Live representa muito bem o Metal do ABC paulista. Um show na medida certa entre sons novos do mais recente Back From The Dead e clássicos de álbuns como Necromancia e Check Mate obteve a aprovação do público.
Sem muita demora, começa a apresentação dos canadenses, que iniciam o massacre sonoro com a nova Kluskap O'Klom. Uma coisa que chamou a atenção foi o permanente sorriso estampado no rosto de todos os integrantes, que durante todo o show interagiram com os presentes e demonstraram uma alegria genuína por estarem no Brasil depois de tantos anos. E quem estava assistindo fez questão de demonstrar que a alegria era recíproca!
A música seguinte, a clássica Tribal Convictions, fez abrir a primeira roda do show e, a partir daí, a histeria tomou conta do Hangar. Uma banda extremamente motivada por um público que não decepcionou tocando um setlist recheado de obras primas atemporais do Metal, como Nothingface, Overreaction, Chaosmongers, Psychic Vacuum, Forgotten In Space, The Unknown Knows, Ripping Headaches (que roda, que roda!)... Tem coisa que só estando no local pra entender plenamente. O jargão nesse caso explica bem: palavras não conseguem traduzir o sentimento.
Após o encerramento do show normal com a nova Mechanical Mind e o bis com Voivod, para terminar o massacre, e Astronomy Domine, uma belíssima homenagem ao saudoso Piggy, cujo nome foi bradado por todos os presentes, não havia uma testemunha que não estivesse literalmente embasbacada pelo que tinha acabado de presenciar: um show que merece entrar para a galeria de shows históricos de São Paulo.
Destaques? Para todo mundo: o vocalista Snake realmente interpreta e sente as letras que está cantando como poucos, Away mostra ser suficiente um kit minimalista de bateria quando se conhece o ofício, Blacky trouxe de volta o Blower Bass que tanta falta fez nos anos 90 e no começo dos 2000 e Chewy mostrou conhecer a essência do Voivod como poucos, tendo formado, com Blacky, um time de compositores que vai garantir a existência do Voivod por muitos anos, tanto em estúdio como ao vivo. E para o público, que causou uma impressão tão boa na banda que o guitarrista Dan Mongrain fez questão de registrar a intensidade do show de ontem no seu perfil pessoal de uma rede social, ressaltada com um "do caralho", assim mesmo, em bom português.
Que bom, e que venham mais shows!
Setlist Voivod:
Kluskap O'Klom
Tribal Convictions
Target Earth
Nothingface
Corps Etranger
Chaosmongers
Overreaction
Psychic Vacuum
Ripping Headaches
Warchaic
Forgotten In Space
The Unknown Knows
Mechanical Mind
Bis:
Voivod
Astronomy Domine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Bruno Sutter: a dica crucial de empreendedorismo que o salvou da falência
A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"


My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



