Voivod: Show intenso no Hangar 110 de São Paulo
Resenha - Voivod (Hangar 110, São Paulo, 30/04/2014)
Por Marco Néo
Postado em 01 de maio de 2014
Depois de uma tentativa frustrada em 2010, abortada em razão de "problemas com vistos de trabalho", não parecia muito provável uma vinda do Voivod ao Brasil. Boatos que nunca serão confirmados davam conta de uma suposta baixa venda de ingressos como o real motivo, o que justificaria o cancelamento da primeira vinda e a incerteza que, bem no início, pairou sobre esse novo show. Mas outras datas que foram marcadas no Rio, em Santa Catarina e em Minas, além da presença confirmada no festival chileno Metal Fest, somadas a excelente divulgação rapidamente dissiparam a incerteza, que deu lugar a ansiedade por finalmente ter em nosso país uma banda tão influente na cena.
Chegando ao Hangar, a primeira boa surpresa ficou por conta do excelente público que, mesmo em dia de semana, compareceu para prestigiar os heróis canadenses.
E por falar em heróis, a abertura ficou por conta de uma banda brasileira também histórica: o Necromancia, que desde a saudosa época do Headthrashers Live representa muito bem o Metal do ABC paulista. Um show na medida certa entre sons novos do mais recente Back From The Dead e clássicos de álbuns como Necromancia e Check Mate obteve a aprovação do público.
Sem muita demora, começa a apresentação dos canadenses, que iniciam o massacre sonoro com a nova Kluskap O'Klom. Uma coisa que chamou a atenção foi o permanente sorriso estampado no rosto de todos os integrantes, que durante todo o show interagiram com os presentes e demonstraram uma alegria genuína por estarem no Brasil depois de tantos anos. E quem estava assistindo fez questão de demonstrar que a alegria era recíproca!
A música seguinte, a clássica Tribal Convictions, fez abrir a primeira roda do show e, a partir daí, a histeria tomou conta do Hangar. Uma banda extremamente motivada por um público que não decepcionou tocando um setlist recheado de obras primas atemporais do Metal, como Nothingface, Overreaction, Chaosmongers, Psychic Vacuum, Forgotten In Space, The Unknown Knows, Ripping Headaches (que roda, que roda!)... Tem coisa que só estando no local pra entender plenamente. O jargão nesse caso explica bem: palavras não conseguem traduzir o sentimento.
Após o encerramento do show normal com a nova Mechanical Mind e o bis com Voivod, para terminar o massacre, e Astronomy Domine, uma belíssima homenagem ao saudoso Piggy, cujo nome foi bradado por todos os presentes, não havia uma testemunha que não estivesse literalmente embasbacada pelo que tinha acabado de presenciar: um show que merece entrar para a galeria de shows históricos de São Paulo.
Destaques? Para todo mundo: o vocalista Snake realmente interpreta e sente as letras que está cantando como poucos, Away mostra ser suficiente um kit minimalista de bateria quando se conhece o ofício, Blacky trouxe de volta o Blower Bass que tanta falta fez nos anos 90 e no começo dos 2000 e Chewy mostrou conhecer a essência do Voivod como poucos, tendo formado, com Blacky, um time de compositores que vai garantir a existência do Voivod por muitos anos, tanto em estúdio como ao vivo. E para o público, que causou uma impressão tão boa na banda que o guitarrista Dan Mongrain fez questão de registrar a intensidade do show de ontem no seu perfil pessoal de uma rede social, ressaltada com um "do caralho", assim mesmo, em bom português.
Que bom, e que venham mais shows!
Setlist Voivod:
Kluskap O'Klom
Tribal Convictions
Target Earth
Nothingface
Corps Etranger
Chaosmongers
Overreaction
Psychic Vacuum
Ripping Headaches
Warchaic
Forgotten In Space
The Unknown Knows
Mechanical Mind
Bis:
Voivod
Astronomy Domine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
Por que Igor e Max Cavalera regravaram discos do Sepultura? Os irmãos contam tudo.
A piada do porteiro que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço negativo dos gaúchos
O ex-beatle que "invadiu" show pra tocar com Deep Purple e só sabia "Smoke on the Water"

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



