Voivod: Show intenso no Hangar 110 de São Paulo
Resenha - Voivod (Hangar 110, São Paulo, 30/04/2014)
Por Marco Néo
Postado em 01 de maio de 2014
Depois de uma tentativa frustrada em 2010, abortada em razão de "problemas com vistos de trabalho", não parecia muito provável uma vinda do Voivod ao Brasil. Boatos que nunca serão confirmados davam conta de uma suposta baixa venda de ingressos como o real motivo, o que justificaria o cancelamento da primeira vinda e a incerteza que, bem no início, pairou sobre esse novo show. Mas outras datas que foram marcadas no Rio, em Santa Catarina e em Minas, além da presença confirmada no festival chileno Metal Fest, somadas a excelente divulgação rapidamente dissiparam a incerteza, que deu lugar a ansiedade por finalmente ter em nosso país uma banda tão influente na cena.
Chegando ao Hangar, a primeira boa surpresa ficou por conta do excelente público que, mesmo em dia de semana, compareceu para prestigiar os heróis canadenses.
E por falar em heróis, a abertura ficou por conta de uma banda brasileira também histórica: o Necromancia, que desde a saudosa época do Headthrashers Live representa muito bem o Metal do ABC paulista. Um show na medida certa entre sons novos do mais recente Back From The Dead e clássicos de álbuns como Necromancia e Check Mate obteve a aprovação do público.
Sem muita demora, começa a apresentação dos canadenses, que iniciam o massacre sonoro com a nova Kluskap O'Klom. Uma coisa que chamou a atenção foi o permanente sorriso estampado no rosto de todos os integrantes, que durante todo o show interagiram com os presentes e demonstraram uma alegria genuína por estarem no Brasil depois de tantos anos. E quem estava assistindo fez questão de demonstrar que a alegria era recíproca!
A música seguinte, a clássica Tribal Convictions, fez abrir a primeira roda do show e, a partir daí, a histeria tomou conta do Hangar. Uma banda extremamente motivada por um público que não decepcionou tocando um setlist recheado de obras primas atemporais do Metal, como Nothingface, Overreaction, Chaosmongers, Psychic Vacuum, Forgotten In Space, The Unknown Knows, Ripping Headaches (que roda, que roda!)... Tem coisa que só estando no local pra entender plenamente. O jargão nesse caso explica bem: palavras não conseguem traduzir o sentimento.
Após o encerramento do show normal com a nova Mechanical Mind e o bis com Voivod, para terminar o massacre, e Astronomy Domine, uma belíssima homenagem ao saudoso Piggy, cujo nome foi bradado por todos os presentes, não havia uma testemunha que não estivesse literalmente embasbacada pelo que tinha acabado de presenciar: um show que merece entrar para a galeria de shows históricos de São Paulo.
Destaques? Para todo mundo: o vocalista Snake realmente interpreta e sente as letras que está cantando como poucos, Away mostra ser suficiente um kit minimalista de bateria quando se conhece o ofício, Blacky trouxe de volta o Blower Bass que tanta falta fez nos anos 90 e no começo dos 2000 e Chewy mostrou conhecer a essência do Voivod como poucos, tendo formado, com Blacky, um time de compositores que vai garantir a existência do Voivod por muitos anos, tanto em estúdio como ao vivo. E para o público, que causou uma impressão tão boa na banda que o guitarrista Dan Mongrain fez questão de registrar a intensidade do show de ontem no seu perfil pessoal de uma rede social, ressaltada com um "do caralho", assim mesmo, em bom português.
Que bom, e que venham mais shows!
Setlist Voivod:
Kluskap O'Klom
Tribal Convictions
Target Earth
Nothingface
Corps Etranger
Chaosmongers
Overreaction
Psychic Vacuum
Ripping Headaches
Warchaic
Forgotten In Space
The Unknown Knows
Mechanical Mind
Bis:
Voivod
Astronomy Domine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A divertida comemoração de James Hetfield aos seus 61 anos de idade
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1990
Os dois hits do Guns N' Roses que Slash se cansou de tocar ao vivo

Eric Forrest reassume temporariamente os vocais do Voivod
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



