Soulfly: Um show devastador em São Paulo
Resenha - Soulfly (Carioca Club, São Paulo, 25/08/2013)
Por Tom Macedo
Postado em 27 de agosto de 2013
Os Paulistanos amantes do metal foram agraciados neste domingo (25/08) com o show da banda Soulfly, liderada pelo lendário vocalista e guitarrista Max Cavalera (ex Sepultura), com o show da turnê sul-americana promovendo o lançamento do novo CD intitulado "Savages". O local escolhido para o evento, foi o tradicional Carioca Club, localizado em Pinheiros, Zona Oeste da cidade.
Fotos: Kennedy Silva
http://www.facebook.com/KennedyFotografiaShow
Estava se criando um ótimo clima para o evento. Local bem estruturado, ótima localização, o apelo por ser o único show da turnê no estado, um mar de pessoas trajando roupas pretas. A casa abriu por volta das 17h30min, era visível a expectativa estampada no rosto de cada amante do Metal.
A abertura ficou por conta da banda The Silence que iniciou seu show às 19h30min. Confesso que a banda foi uma grata surpresa, conseguindo aquecer todo o público presente. Fundada em 2011 e formada por Ricardo China (vocal), Tiago Hospede (guitarra), Rafael Cartman (guitarra), Pablo Lucente (baixo), Bruno Tozzini (sintetizadores), e Filipe Lima (bateria) fizeram um show curto, mas com muita energia e qualidade tocando "Message", que faz parte do primeiro EP chamado "Unlock the Door", "Green Devil", "Embrace", e "The Fall", do segundo EP "Follow Your Natural Instincts", e músicas que farão parte do primeiro CD da banda, como "Inception" e o single "We Still Stand". Banda de muita qualidade e que muito me surpreendeu. Parabéns aos organizadores pela escolha, e parabéns à banda pelo som.


Após o show do The Silence, era impossível esconder a iminente ansiedade pelo Soulfly. A galera se movimentava, iam até o bar, ao fumódromo, só para terem a certeza de não precisarem sair após começar a pancadaria. E finalmente às 20h30min, a casa veio a baixo com a abertura das cortinas. A galera ensandecida começou a gritar com todo o fôlego: "Soulfy, Soulfly", e logo após o anúncio da banda, Max Cavalera (vocal e guitarra), Marc Rizzo (guitarra), Tony Campos (baixo) e Kanky Lora (bateria) assumem seus postos, e iniciam o massacre com "Plata o Plomo" surgindo imediatamente uma roda em meio a casa.


Em seguida, foi à vez de "Prophecy", onde Max chama o público para pular e "quebrar tudo" com uma sequência de músicas devastadoras, "Primitive", "Defeat U", "Seek n Strike", "I And I" e Babilon. Após essa sequencia, Max dedica a música seguinte para sua esposa Glória e seu irmão Igor, e para o delírio de todos os presentes tocam "Refuse Resist". Se isso não bastasse, tocaram "Territory", "B.F.W.H.", "NailBomb", "Arise", "Frontilines", "Straighthate", "Rise The Fallen" e "Bloodshed" que conta com a participação nos vocais de Richie Cavalera, enteado de Max e aniversariante da noite.


Tudo estava realmente impressionante. A banda é de extrema qualidade e o Max sabia exatamente como fazer a galera agitar. Então, em um instante, ele para de pedir para a galera abrir a roda e pular, sabendo que não seria necessário, pois cada vez que ele gritava Roots, de "Roots Bloody Roots", o público enlouquecia. Quando imaginei que não poderia ficar melhor, Igor Cavalera é convidado a assumir as baquetas em "Sanctuary", Max pedia para todos presentes gritarem ainda mais forte, dizendo que após mais de 30 anos de metal não escutava direito, esgotando o pouco de voz que restava aos presentes. Só que o show era do Soulfly, e Max não sentiu em nenhum momento os quase 1h40min de show e canta com maestria "Jump/Eye For An Eye".


Na seqüência, o baterista Kanky Lora faz a inconfundível base da música "We Will Rock You", e para a minha surpresa, Max confidencia que sua vontade de montar uma banda veio após ver a banda Queen. Já com gostinho de quero mais, Max deixa o palco e os outros integrantes da banda tocam a introdução de "The Trooper" do Iron Maiden e logo as cortinas se fecham, dando encerramento ao pesadíssimo e ótimo show. Bom, posso afirmar com toda a certeza que todos os presentes viram um evento bem organizado, com uma banda de abertura de muita qualidade e com o Soulfly mostrando como se faz um som pesado.


Agora é ficar torcendo para que continuem saciando nossa fome de boa música e que voltem logo a São Paulo.
Agradecimentos à xlivemusic e a Damaris pelo credenciamento.
THE SILENCE





SOULFLY

























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
John Carpenter, diretor do filme "Halloween" gostaria de dirigir um clipe do Metallica
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
James Hetfield explica porque Metallica deixou o thrash metal com o "Black Album"

O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Show do Soulfly no Summer Breeze 2026 é disponibilizado no YouTube
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



