Bon Jovi: no Rio um show bom, mas poderia ter sido melhor

Resenha - Bon Jovi (Apoteose, Rio de Janeiro, 08/10/2010)

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Por Rodrigo The Rock
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Cheguei por volta das 20 horas e 30 minutos na Apoteose e o Fresno finalizava sua apresentação. A própria banda achou que seria hostilizada mas no fim foram respeitados pelo público e até ganharam alguns aplausos. A Apoteose estava cheia mas bem longe de estar lotada. As arquibancadas estavam bem vazias em relação ao show do Guns e quando olhei pra lateral da pista VIP, enxerguei também um enorme vazio. A pista comum estava bem cheia. Talvez reflexo do feriado prolongado ou até mesmo dos altos valores dos ingressos.

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O tempo ajudou e apesar do dia inteiro nublado aqui no Rio, nenhuma gota de chuva. Exatamente às 21:27 as luzes se apagaram e rolou o vídeo de introdução da The Circle Tour. Eu sei que o Bon Jovi muda o set list de show para show mas minha expectativa de um show parecido com os de Buenos Aires e São Paulo, recheado de clássicos, começou a se dissipar logo na primeira música. O som estava muito baixo, mal dava pra escutar a guitarra do Sambora, e a banda abriu de "Lost Highway", que apesar de ser uma música simpática não tem a força necessária pra se abrir um show. Já me deixou com o pé atrás.

A banda seguiu fazendo a mesma sequência paulista e levantou a poeira da Apoteose quando tocou "You Give Love a Bad Name" e "Born To Be My Baby", fazendo os cariocas cantarem em uníssono. A parte técnica do show (fora o som) estava impecável no palco, com iluminação e telões de alta definição simplesmente perfeitos. A apresentação em si, se intercalava entre morna nas músicas novas e esquentava durante os clássicos, provocando gritos estéricos em algumas fãs mais exaltadas. A banda optou for intercalar os clássicos com novos singles e acabou desapontando a maioria dos fãs antigos, incluindo eu, por deixar de fora músicas como "I'll Be There For You","Blaze of Glory","In This Arms","Lay Your Hands On Me" entre outras, tocando faixas dispensáveis em um show, como "Loves the Only Rule" e "Thorn in My Side".

Todos os clichês foram executados por Jon Bon Jovi com maestria, com as caras e bocas ensaiadas, e as dancinhas exóticas, tudo como de costume. Até mesmo Richie Sambora, teve sua parcela de destaque cantando "Homebound Train" do album New Jersey. Apesar disso, Richie aparentava estar mais contido que o normal, já que muitas vezes sua técnica apurada e seus solos envolventes roubam a cena nos shows. Mesmo não interagindo muito com o público, o ponto alto foi quando Jon Bon Jovi , numa encenação teatral, rasgou o set-list e num dos raros momentos, discursou que iriam tocar o que tivessem vontade, sem se prender ao setlist. Eu não tive acesso ao set, mas pelo visto era melhor ter seguido a risca, afinal de contas, deixando de tocar hits como "I'll be There for You" e tantos outros que já citei, a banda demostrou que não estava muito disposta a fazer um grande espetáculo como o de São Paulo e de Buenos Aires.

Depois de tocar "Keep the Faith" e com uma ausência enorme de clássicos, a banda abriu as apostas em relação ao bis. Burocraticamente retornaram com a fantástica "Wanted Dead or Alive" que teve sua introdução cantada exclusivamente pelo público, "Livin’ On A Prayer", a mais festejada da noite e encerraram, às 23:40h em ponto, tocando um segundo bis com "These Days". Sei que algumas fãs mais fanáticos dirão que o show foi perfeito mas na minha visão, depois de 2 horas e 10 minutos de apresentação, a impressão que ficou foi de um show muito bom, mas que poderia ter sido muito melhor.

Setlist completo:
1. Lost Highway
2. We Weren’t Born to Follow
3. You Give Love a Bad Name
4. Born to Be My Baby
5. Superman Tonight
6. The Radio Saved my Life Tonight
7. Just Older
8. Runaway
9. It’s My Life
10. Bad Medicine + Roadhouse Road
11. Homebound Train (com Richie Sambora nos Vocais)
12. What Do You Got?
13. Always
14. Happy Now
15. Thorn in My Side
16. Someday I’ll Be Saturday Night
17. Who Says You Can’t Go Home
18. Loves the Only Rule
19. Keep the Faith

Bis
20. Wanted Dead or Alive
21. Livin’ On A Prayer
22. These Days

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