Guns N' Roses: banda fecha 2009 em grande estilo no Japão!
Resenha - Guns N' Roses (Tokio Dome, Tokio, Japão, 19/12/2009)
Por Everton A. P. Padilha
Fonte: GunnersBrasil.com
Postado em 20 de dezembro de 2009
O GUNS N' ROSES finalizou em grande estilo sua turnê asiática, parte da "Chinese Democracy World Tour", hoje no Tokyo Dome, em Tokyo, Japão, em mais uma apresentação que calou a todos aqueles que insistiam em dizer que a banda estava morta e enterrada.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, a banda esteve no palco por cerca de três horas em Osaka, tocou 12 das 14 músicas de "Chinese Democracy", e fez um show que definitivamente entrou para a sua história. Hoje, sábado, 19 de dezembro, por incrível que pareça, o GUNS N' ROSES conseguiu superar a marca de Osaka, e fez um show ainda maior em Tokyo.
Pouco tempo antes do início da apresentação, Axl Rose, líder da banda, postou a seguinte mensagem em seu Twitter:
"Tokyo Dome!! É disso que eu estou falando!! Estou pronto pra arrebentar. Obrigado de novo para todos que vieram nos mostrar sua incrível hospitalidade e fascinante cultura de seus países! Nós esperamos ver vocês de novo em breve. Se cuidem, fiquem em segurança, e não usem merda!!! Com amor, Axl & Guns N' Roses. Paz!!"
Pouco depois do término dos shows de abertura, o Guns N' ROSES sobe ao palco. Os primeiros acordes de "Chinese Democracy" começam a soar para abrir uma noite que estava prestes a se tornar histórica para os fãs e para a banda. Com a clássica e destruidora sequência de "Welcome To The Jungle", "It's So Easy" e "Mr. Browstone, todas do álbum "Appetite For Destruction", o GUNS N' ROSES levantou a platéia japonesa, antes de emendar outra sequência, dessa vez de três músicas do álbum "Chinese Democracy".
"É bom estar com vocês essa noite. Nós tentamos trazer o máximo de luzes de natal possível conosco para nos ajudar a celebrar", disse Axl Rose antes de chamar "Catcher In The Rye". Logo depois, foi a vez de "Sorry", e uma jam chamou "If The World", que teve sua execução definida por Axl como sendo "divertida." Em referência ao tema de James Bond gravado recentemente pelo guitarrista, e ao tema de seu solo, Axl Rose introduziu Richard Fortus como "Fortus, Richard Fortus". O guitarrista veio à frente, e logo após o seu solo, a banda tocou sua versão para o clássico "Live And Let Die".
Um piano foi posicionado no centro do palco, e Dizzy Reed, tecladista da banda desde os anos 1990 fez um solo baseado em "Ziggy Stardust", de DAVID BOWIE, antes de puxar o mais recente single da banda, "Street Of Dreams". Após a segunda das várias jams feitas pela banda no palco, outra sequência de clássicos: "You Could Be Mine", "Rocket Queen", "My Michelle" e "Sweet Child O' Mine", antecedida por um solo do novo guitarrista da banda, DJ Ashba. Os clássicos gritos de "Guns N' Roses" tomaram o Tokyo Dome após a execução de "Shackler's Revenge" e "I.R.S.". Mais uma vez um piano foi posicionado no palco, mas para "November Rain", épica canção do álbum "Use Your Illusion".
Outro momento alto da noite foi a execução de "Whole Lotta Rosie", cover da banda australiana AC/DC, que já havia sido tocada também em Osaka. A versão repaginada para a música que já havia sido reformulada outrora pelo GUNS N' ROSES, e clássico de autoria de BOB DYLAN, "Knockin' On Heaven's Door", fez com que a banda interagisse com a platéia do modo que só o GUNS N' ROSES sabe fazer.
"Don't you try to stop us now" ("não tente nos parar agora") é a frase que marca o refrão da música apresentada agora, "Scraped", e também parece ser a frase que marca o momento pelo qual o GUNS N' ROSES está passando. Logo depois veio "Prostitute", faixa que fechou o último álbum da banda, "Chinese Democracy".
"O que vocês querem tocar?", pergunta Axl Rose à seus companheiros de banda. Nesse momento a banda começa a brincar no palco em mais uma Jam, com direito ao guitarrista Ron Thal "Bumblefoot" improvisando um pouco em cima do tema dos Simpsons, mostranto a total descontração da banda, e como ela se sente bem nos palcos. Axl também faz algumas brincadeiras com a platéia sobre a música que viria em sequência, "This I Love". Logo depois, o baterista do GUNS N' ROSES, Frank Ferrer puxa o coro de "We Will Rock You", do QUEEN, emendando seu solo de bateria, antes da banda tocar "Out Ta Get Me" pela segunda vez na turnê.
"A Pantera Cor De Rosa" foi novamente tema para o solo do guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal, e "Don't Cry", muito pedida pelos fãs, foi executada como em alguns shows de 2007, de uma forma mais suave que o normal, suavidade esta que logo foi quebrada quando o cowbell de Frank Ferrer deu início a "Nightrain", última música executada antes do Bis.
Quando o GUNS N' ROSES voltou para o Bis, eles já estavam no palco do Tokyo Dome por cerca de três horas. O "pequeno" bis do GUNS N' ROSES foi iniciado com "There Was A Time", música que beira os sete minutos de duração, e teve seus solos divididos entre DJ Ashba e Ron Thal.
"Mr. Thomas I Don't Give A Fuck Eugene Stinson". Essa foi a forma com que Axl introduziu o baixista que já está na banda há 11 anos ao público. Tommy então assumiu os vocais do GUNS N' ROSES para um cover de um dos principais hinos do rock n' roll, "My Generation", do THE WHO.
Com Axl Rose de volta ao palco, o GUNS N' ROSES continuou seu show com "Better", antes de acalmar a platéia com "Patience". A principal surpresa da noite ficou por conta de "Nice Boys", cover da banda ROSE TATTOO, presente no EP do GN'R "Live ?!*@ Like a Suicide", de 1986, e que não é comum nos sets do Guns.
Após a última jam da noite, "Paradise City" fecha a apresentação da banda, como de costume. Durante os acordes finais da música, o guitarrista DJ Asbha ainda encontra fôlego para correr por toda a pista.
"Tokyo! Japão! Tokyo Dome! Taiwan! Coréia do Sul! Osaka! Tokyo! Good Fuckin' Night! Nós movemos nossas bundas até aqui e vocês fizeram tudo isso valer a pena. Esperamos ver vocês todos em breve!"
Com isso, o GUNS N' ROSES fechou muito bem sua breve temporada de shows em 2009, e nos deixou com um pouco mais de vontade de acompanhar a banda durante sua turnê no Canadá, marcada para os meses de janeiro e fevereiro, e mais ansiosos ainda para a passagem da banda pela América do Sul entre os dias 10 de março e 10 de abril de 2010.
Não deixe de acompanhar tudo no GunnersBrasil.com!
Setlist:
01. Chinese Democracy
02. Welcome To The Jungle
03. It's So Easy
04. Mr. Brownstone
05. Catcher In The Rye
06. Sorry
07. If The World
08. Solo de Richard Fortus
09. Live And Let Die
10. Solo de Dizzy Reed (Ziggy Stardust)
11. Street of Dreams
12. You Could Be Mine
13. Rocket Queen
14. My Michele
15. Solo de DJ Ashba
16. Sweet Child O' Mine
17. Shackler's Revenge
18. I.R.S.
19. Solo de Piano de Axl
20. November Rain
21. Whole Lotta Rosie
22. Knockin' On Heaven's Door
23. Scraped
24. Prostitute
25. This I Love
26. Solo de Frank Ferrer
27. Out Ta Get Me
28. Solo de Ron Thal
29. Don't Cry
30. Nightrain
- Bis -
31. Madagascar
32. There Was A Time
33. Solo de Tommy Stinson
34. My Generation
35. Better
36. Patience
37. Nice Boys
38. Paradise City
Por: GunnersBrasil.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps