Resenha - Uns e Outros (Realengo, Rio de Janeiro, 18/05/2002)
Por Luciano Lima
Postado em 18 de maio de 2002
Foto: Site Oficial
No último dia 18 de maio a Lona Cultural Gilberto Gil, em Realengo (RJ), abriu suas portas para um dos grandes nomes do Rock Nacional dos anos 80: o Uns e Outros, que agora lança o seu novo CD "Tão longe do Fim".
Abrindo o show por volta das 23h25, uma banda consagrada dentro do underground carioca: Baia e Rockboys. O vocalista Maurício Baia pode não ser nenhum Antônio Conselheiro, mas seu carisma é marcante e suas letras de conteúdo bem interessante – e que lembra Raul Seixas - arrastaram vários fãs até Realengo, cumprindo muito bem a tarefa de aquecer o público para a atração principal. O público cantava junto em êxtase músicas como "Overdose de lucidez" (que dá nome ao 2o CD) e "Bicho Homem". Destaque para o baixista B.J. que agitou o tempo todo no palco.
Após um breve intervalo de 20 minutos, muita expectativa. As luzes se apagam e o locutor anuncia a entrada dos veteranos do Uns & Outros. O show começa com a inédita "Desliga a luz" em versão mais pesada que a conhecida dos fãs através de CDs piratas. O frontman Marcelo Hayena pula o tempo todo com o seu penteado tipo "acabei de sair do chuveiro" e agita o pessoal mais novo que fica no gargarejo. Da formação original do grupo só restou além de Marcelo, o excelente guitarrista Nilo Nunes. Completam o time atual o baixista China, o baterista Zarmo e o guitarrista André Manieri.
Na pausa Marcelo faz questão de lembrar com certa revolta: "Aqui é o 1o lugar que a gente toca depois do exílio". O vocalista fez menção ao longo tempo que ficaram sem apoio da mídia e agradece aos fãs o apoio recebido.
A quarta música é o sucesso "Dias Vermelhos" e a galera começa a fazer coro na Lona. Pausa para a troca de instrumentos. O show perde um pouco do pique e é hora de acender o isqueiro com a paz da balada "Canção em volta do fogo". Tinha muito marmanjo balançando as mãos...
O ritmo sobe novamente com o megasucesso "Carta aos Missionários" no formato acústico que vem sendo veiculado nas Fms. Um detalhe interessante nesta música: a galera de 14 a 20 anos pára de pular e passa a cantar toda a letra junto com os fãs mais antigos.
Antes de iniciar o rockão "Notícias do Leste", Marcelo faz um mea culpa da sua inocência diante da expectativa mundial da queda do Muro de Berlim, dizendo que a letra foi feita no calor de uma falsa espera por liberdade. Aliás, quem não caiu na manipulação da mídia, em 1989, achando que o fim da URSS fosse o início da realização de uma Utopia? Ah Gorbatchev... Ah Pedro Bial... Mas, como diz a letra de "Tarde Demais", "o que passou, passou".
O show termina com a crônica de "O mundo é dos espertos (que se foda o resto)" e seu comentário acerca do nosso panorama político com suas singulares figurinhas. Crítica ácida e consciente, como as bem escritas pelos poetas que moldaram a nacionalidade do nosso rock e que sabiam o significado da palavra "atitude".
Depois dos gritos dos mais de 500 presentes no local, Marcelo e Nilo voltam sozinhos pro palco para tocarem, a pedido dos fãs mais antigos (e com mais de 25 como eu), a melancólica "Anjo negro". A seqüência prossegue com a banda toda no palco tocando a inédita "Pra nunca mais partir" e "Carta aos missionários" (agora elétrica) acrescida de "Satisfaction (I can’t get no)" dos Stones.
Numa estrutura muito boa de som e luz que a Lona Cultural de Realengo ofereceu, o público carioca pôde perceber o que ainda há de consciente na nossa música. Superando as dificuldades e as armadilhas de nosso surreal mercado fonográfico, o conjunto (as bandas eram chamadas assim nos anos 80) Uns & Outros provou ter atualizado seu som, sem saudosismos extremos e com excelente pegada aliada a um rítmo intenso. Nunca é demais lembrar que a banda não parou de fazer shows enquanto aguardava lançar seu novo trabalho. Enfim... showzaço!
Repertório Uns & Outros:
Desliga a luz (inédita)
Dois gumes
Outro Coração (inédita)
Tarde demais (inédita)
Dias vermelhos/Por enquanto
Canção em volta do fogo (acústico)
Carta aos missionários (acústico)
Antes que o relógio pare (inédita)
Novamente só (versão do The Smiths -inédita)
Notícias do leste
O avesso (inédita)/Hey Joe
Bis:
Anjo negro (a pedido da platéia)
Pra nunca mais partir (inédita)
Carta aos missionários (elétrica)/Satisfaction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


