Resenha - Hammerfall (São Paulo, 31/03/1999)
Por Mário Del Nunzio
Postado em 31 de março de 1999
Dia 31/03, dia da primeira apresentação do Hammerfall no Brasil. Antes do Hammerfall tocou a banda de abertura Karma, de São Paulo, que está preparando seu CD de estréia. A banda foi extremamente competente e fez uma boa apresentação, tocando mais ou menos 40 minutos de material próprio, onde os músicos mostraram uma técnica bastante apurada em composições complexas e cheias de variação. A apresentação terminou com um cover de "Symphony Of Destruction", do Megadeth, que a banda disse não haver ensaiado e preparado para tocar no show, mas foi bem tocada, inclusive com o tecladista assumindo a guitarra depois do solo e o guitarrista cantando algumas partes.
Alguns minutos depois as luzes apagaram-se. Chegava o momento do HammerFall subir ao palco. Depois de uma breve introdução clássica a banda subiu ao palco mandando "Heeding The Call", música que abre seu último disco, o ótimo "Legacy Of Kings". Depois foram tocadas músicas de seus dois discos: "Steel Meets Steel", "The Metal Age", "Let The HammerFall", "Child Of The Damned", "The Dragon Lies Bleeding" e a balada "Remember Yesterday", todas tocadas com perfeição e com uma boa e carismática performance de palco da banda.
Depois disso era hora da "demonstração de capacidade técnica individual dos músicos", começando com um interessante solo de baixo de Magnus Rosen, com ele fazendo frases com tapping segurando o baixo atrás da cabeça apoiado no pescoço (!). Depois ele fez algumas frases junto à bateria, e depois Patrick Rahfling fez um curto solo de bateria.
Depois disso foi tocada "At The End Of The Rainbow", junto com "Steel Meets Steel" as únicas músicas onde Oscar Dronjak faz as lead guitars ao vivo (o solo de guitarra de "At The End..." foi gravado em estúdio por Willian J. Tsamis, ex-Warlord, atual Lordian Guard). Depois dessa música foram tocadas várias outras músicas dos dois discos da banda, como "Unchained", "I Believe", "Stronger Than All" e
"Warriors Of Faith". A primeira parte da apresentação foi encerrada com "Stone Cold", na qual houve uma pequena disputa entre os lados esquerdo e direito da platéia para ver quem cantava mais alto o refrão da música.
A banda saiu do palco, mas em alguns minutos voltou, já tocando a excepcional faixa-título de seu último álbum, "Legacy Of Kings". Depois dessa, foi tocada "HammerFall", dedicada por Joacim Cans aos "true metal fans". Novamente a banda saiu de palco, mas voltou em alguns minutos, mas, com um detalhe, a formação alterada para: Joacim Cans e Magnus Rosen nas guitarras, Patrick Rahfling no baixo, Stefan Eilmgren na bateria e Oscar "Rob Halford" Dronjak nos vocais. Oscar Dronjak estava vestido com as características roupas que Rob Halford usava nos áureos tempos de Judas Priest. Então, só podíamos esperar algum clássico de uma das mais importantes bandas da história do Heavy Metal. E, foi o que aconteceu, a banda levou "Breaking The Law", agora dedicada por Oscar Dronjak aos "true metal fans". E assim acabou um grande e inesquecível show de verdadeiro Heavy Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Regis Tadeu explica por que detesta Linkin Park e detona clássico "Hybrid Theory"
As músicas menos populares do Metallica, de acordo com número de plays no Spotify
Red Hot Chili Peppers: A opinião de John Frusciante sobre o "One Hot Minute"


Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



