RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Stamp
Bangers Open Air

Shaman: O quarto show no Rio em menos de dois anos de tour

Resenha - Shaman (Claro Hall, Rio de Janeiro, 14/02/2004)

Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de fevereiro de 2004

Fotos: Anderson Guimarães

A primeira vez foi uma surpresa, a segunda uma festa, a terceira uma consolidação de competência, mas o que seria do quarto show do Shaman em terras cariocas em menos de dois anos na mesma turnê? Um fato inusitado e curioso: raras vezes uma banda faz tantos shows na mesma cidade, e a "RitualTour" já havia passado dos 120 shows, sendo digna de figurar como uma das maiores já feitas por uma banda de metal nos últimos anos. Mas eis que o DVD "Ritualive" e o CD de mesmo nome foram lançados em dezembro de 2003, e este show foi marcado para comemorar o lançamento dos mesmos e também marcar a despedida da turnê do Rio de Janeiro, com surpresas sendo prometidas. O batera Ricardo Confessori tratou de incendiar as manchetes informando, em seu workshop na cidade maravilhosa no final de janeiro, que a banda iria dedicar 30 minutos a músicas do mestre Ozzy Osbourne. Só isso já valeria a pena. E as 3000/3500 pessoas que compareceram no sábado ao Claro Hall não pareciam nem um pouco chateadas com mais um show do SHAMAN aqui no Rio.

Shaman - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas as coisas não iam bem para a banda. Ao chegar no Claro fomos informados que uma virose atacara todos os membros do SHAMAN, e que ambos estavam literalmente em situação precária. Porém o show ficava de pé... mesmo com a banda não passando o som. E este seria também um show especial, pois marcaria a primeira perfomance das bandas HEAVENS GUARDIAN e SAGITTA no Rio de Janeiro. Ou seja, três shows, por um preço bem em conta. Ponto para a produção.

Por volta de 21:30, o SAGITTA sobe ao palco, com uma casa ainda não tão cheia, e começa a detonar músicas de sua primeira demo, "Bad Signs", como "Take On", "Bad Signs", "Angel Guide", "With or Without You", "Fight for Your Dreams" e "There's no Tomorrow". A banda mostra claramente que tem talento e disposição, não escondendo a alegria de tocar pela primeira vez no Rio de Janeiro, mas falta ainda o "algo a mais" para o SAGITTA se tornar uma grande banda. Nitidamente a banda está procurando sua identidade, pois ainda estão muito presos ao power metal germânico. Não que isso seja ruim, mas a verdade é que, apesar do público nitidamente ter curtido, os melhores momentos do show foram o cover para "Formula One" (do Primal Fear), dedicada a Ayrton Senna (com direito a coro), e o "medley" com "The Chance" e "Eagle Fly Free" do Helloween, com destaque para o vocal Ricky, um bom discípulo de Michael Kiske. Nada que mais shows e um cd completo não possam corrigir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um pequeno intervalo e por volta das 22:30 o HEAVENS GUARDIAN sobe ao palco, detonando músicas de seu cd "Strava" e do novo (a ser lançado em breve) "Doll". A banda esbanja força e garra em músicas como "Killing Mind" (aonde o microfone do vocalista Carlos Zema apresentou problemas), "Castle Of War", "Neverland" e uma música do novo cd (aonde uma estranha figura adentrou o palco, vestida como a morte), que difere por ser mais cadenciada do que as outras, que são bem mais rápidas. A banda só peca na "versão" para "Breaking the Law" do Judas Priest, que ficou meio sem sentido. Alguns problemas de som começam a aparecer, principalmente no vocal, que chegava a incomodar, mas a banda mandou bem e o público reverenciou o talento destes músicos, que já estão na estrada há um bom tempo. Nitidamente outra banda que não escondeu a emoção de tocar no Rio pela primeira vez, agradecendo o apoio do público todo o tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dois shows de cinquenta minutos já deixaram os fãs ansiosos, e por volta de 23:30, as luzes do Claro se apagam e um telão enorme desce ao palco, exibindo os extras do DVD "Ritualive". Apesar de ser interessante para quem ainda não comprou o mesmo, os 25 minutos foram um tanto cansativos, por não mostrarem nada de novo, e muitos fãs sentiram isso. Sobe o telão, "Ancient Winds" ecoa nos PA's e "Here I Am", "Distant Thunder" e "For Tomorrow" marcam a entrada do SHAMAN no palco, para um público alucinado.

De cara notamos que a banda realmente não está bem. O vocal de Andre sofre, com dificuldades para atingir as notas mais altas (Hugo faz "backings" por todo o show) e pequenos erros são notados, além do som, que se manteve inconstante durante todo o evento. Mas há de se ressaltar o profissionalismo da banda, que antes de tocar "For Tomorrow", explica aos fãs o ocorrido, com Andre relatando que eles literalmente estavam "de cama" a tarde inteira. "Lisbon" vem em seguida e o público canta a música com Andre, em forma de apoio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seguindo a tradição do show do SHAMAN, era hora da "jam" com solos de HUGO e RICARDO, que se mostraram mais contidos, mas ainda despejando o talento que já os consagrou. "Ritual" e "Fairy Tale" vêm em seguida, na mesma sequencia de sempre, o que talvez seja o maior ponto negativo do show. A previsibilidade.

Para quebrar esta previsibilidade, os músicos deixam o palco e desce (de novo!) o telão, exibindo "Sign of The Cross" e "Eagle Fly Free" do DVD "RITUALIVE". Novamente um momento de tédio para alguns fãs e de euforia para outros. A banda volta em seguida e emenda "Pride", já mostrando que os mesmos estavam dando o sangue para fazer o show, já que o cansaço era evidente, principalmente no vocalista Andre Matos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando todos esperavam "Carry On", eis que o tecladista Fábio Ribeiro emenda os primeiros sons de "Mr. Crowley". AGORA SIM! A banda surpreende pela precisão e competência, emendando com a clássica "Sabbath Bloody Sabbath", que arrancou lágrimas de alguns fãs. Andre cantou como nunca, nem parecia estar derrubado pela virose. E antes de acalmar o público, que insistia em pedir "Carry On", a banda emenda "No More Tears", com extrema habilidade e um trabalho primoroso. Esses 25 minutos já valeram o show todo.

Mas faltava "Carry On". E eis que a mesma foi tocada, com "intro" e tudo, totalizando 1:50 de show. O público curtiu muito a música, e a despedida emocionada da banda, ao som de "Lasting Child".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de todos os problemas (no backstage conferimos que a situação foi bem pior do que se pensava, com os membros ainda muito baleados), e do show até certo ponto previsível, o SHAMAN merece os créditos por ter apresentado um diferencial que marcou o evento, e pelo profissionalismo mostrado. Uma grande banda, com muito talento, que foi prejudicada por problemas de saúde, mas que ainda assim arrancou muitos elogios. Agora eu peço aos músicos um favor: SÓ APAREÇAM POR AQUI AGORA NA TURNÊ DO NOVO CD OK? VOCÊ PROMETEU SR. ANDRE MATOS!!!!!!

Agradecimentos:

- CIE/CLARO HALL: Bianca Senna
- PRODUTORA/CANTÁRIDA: Fernanda
- SHAMAN, H. GUARDIAN E SAGITTA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?
Mais matérias de Rafael Carnovale.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS