O que precisa acontecer para surgir o próximo Angra ou Sepultura no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de julho de 2024
O ponto de interrogação é antigo. Qual próxima banda de metal furará a bolha e se tornará a próxima do Brasil no patamar de Angra e Sepultura? Essas bandas carregaram e carregam as cores verde e amarela por diversos países que passaram e acumulam fãs, prestígio e influência.
Sepultura - Mais Novidades
Para ir direto ao ponto, o grande problema é que o mundo mudou e hoje a atenção das pessoas está pulverizada. Não só há infinitas bandas lançando literalmente milhares de músicas todos os dias como fora da música há streamings de séries e filmes, redes sociais e toda sorte de entretenimento. Difícil competir.
Talvez se a Crypta ou Nervosa surgissem nos anos 1980, seriam maiores do que hoje. Ou até mesmo grupos como Tuatha De Danann e Hibria poderiam ter mais espaço. Se a rede social abriu caminho para todos terem vozes, com todos falando ao mesmo tempo, ninguém entende nada.
Outro ponto a ser seriamente considerado é a originalidade. Uma banda só vai despontar caso seja original. Ponto final. A música, a linguagem, a estética ou tudo junto. Algum tempero precisa ser daqueles que o ouvinte diga: "Hum, nunca ouvi isso antes". Não precisa reinventar a roda, mas bandas gringas recentes como Sleep Token souberam entregar algo mais particular.
Um terceiro ponto – e talvez o mais importante de todos – é que bandas de qualquer estilo (e principalmente o metal, que anda sempre à margem) que desejam crescer precisam abrir a mão e investir. Sem dinheiro não se compra tráfego pago, não armazena lista de e-mail, não se paga influencers ou shows de abertura.
Essas pequenas (ou não tão pequenas assim) ações vão se somando e no final o alcance da banda para conquistar novos fãs depende da grana investida. Antes, tinha a gravadora para fazer isso. Hoje, todo músico underground precisa ter CNPJ. Se quiser crescer, pelo menos.
Angra e Sepultura tinham máquinas por trás. No caso do Angra, a Rock Brigade. E no caso do Sepultura, a Roadrunner. As bandas que desejam ser eles hoje, contam com os próprios esforços. Mesmo que haja algum selo investindo por trás, não se pode contentar com isso e muitas vezes gastar do próprio dinheiro para fazer além.
Somando todos esses fatores, parece cada vez mais difícil que surja outra banda do naipe das supracitadas. Não é impossível, mas reunir todos esses ingredientes é coisa rara. Porém para o bem da música pesada tupiniquim, isso é preciso. Quem se habilita?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Por que o Deep Purple se recusa a fazer uma turnê de despedida
O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


