Ghost e a farofa no ventilador
Por Isaias Freire
Postado em 20 de outubro de 2023
Juro que em 2010 fiquei super empolgado com a banda de Tobias Forge. Esteticamente me parecia algo que misturava King Diamond com Alice Cooper, só que com uma pegada mais moderna, interessante.
O primeiro disco, "Opus Eponymous", não decepcionou. Trazia de fato um rock com influências de Alice Cooper – "Stand by Him" demostrava isto – e de King Diamond (mesmo sem seus agudos) – "Con Clavi Com Dio" com seu baixo enérgico apresentava isto também, porém mais atual e mais palatável para o público.
Depois veio o segundo, "Infestissumam", que seguia a mesma fórmula: entradas à la "Carmina Burama", rock de responsa para os padrões modernos. "Monstrance Clock" poderia muito bem estar em qualquer disco do período inicial de Alice Cooper, um alento para quem vivia só ouvindo as décadas passadas. Porém, em "Idolatrine", a banda já colocava um pé no lado mais comercial. Papa Emeritus só fazia sua banda crescer. Justo.
Aí, em 2015, veio o "Meliora", mesmo com "Mummy Dust", que remete a Mercyful Fate, passava a colocar os dois pés no lado comercial. "He is" flerta descaradamente com ABBA; "Deus in Abscencia" mais que flertava com os anos 80; e depois o disco "Perquele" já continha tudo do rock farofa daquela década, "Miama" e "Dance Macabre" poderiam estar em qualquer disco do Europe.
Com o disco "Impera" a tocada não mudou, "Spillways" parece ser irmã de "Eye of the Tiger" do Survivor. A banda antes interessante passava a se preocupar com o sucesso garantido e "fácil". Papa Emeritus só fazia a banda crescer.
Hoje, olhando os streamings, Tobias Forge jogou farofa no ventilador e, para ele, deu certo: sua banda é indiscutivelmente um sucesso comercial. "Mary On a Cross", com seu rock farofa à la Europe, tem mais de 400 milhões de ouvidas, "Square Hammer" e "Dance Macabre" com mais 140 milhões cada, também para o ventilador.
Do início restou o visual, que hoje, não condiz com a música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps