Legado Estridente: O que será da música nos tímpanos da geração Nutella?
Por Michel Sales
Postado em 11 de agosto de 2023
Desde os primórdios até hoje em dia, o universo musical vem constantemente evoluindo. Dessa forma, na história da música, a humanidade já produziu diversas formas de sonoridade, trabalhando importantes elementos harmônicos entre ritmo, melodias e vocalizações capazes de situar ou transportar o ouvinte nas mais diferentes esferas do espaço e tempo, resgatando memórias seculares, reacendendo emoções vibrantes.

E viajando de encontro as raízes musicais nos deparamos na pré-história, quando a humanidade extraia os ruídos das ondas, o estalo dos trovões, a comunicação entre os bichos, a sonoridade do vento colidindo nas florestas, o pulsar do coração, ou seja, tudo isso influenciando a criação da música. Assim, a sonoridade foi se desenvolvendo no Egito, Grécia, China, Índia e por toda a Terra sendo registrada nas paredes, nos papéis, sobretudo, na memória.
Já no mundo contemporâneo, a música ganhou espaço na prensagem dos mais diversos acervos: LPs, fitas K-7, CDs e streaming, por exemplo, favorecendo o consumo da música na amplitude colecionável, com milhares de pessoas consumindo estilos sonoros variados de timbre, intensidade, altura, densidade e duração.
Mas ainda nos dias atuais - em relação a aquisição de compactos musicais - observamos um universo confinado no encarecimento de produtos, escassez em lojas, também advindos do desinteresse do público mais jovem desvalorizando a cultura musical como acervo histórico, onde não somente a música é o destaque final, mas tudo aquilo que particulariza a obra: fotografias, letras, desenhos, diagramação e produção.
Então, o que pensar da música nos próximos séculos? Certamente, ela continuará "evoluindo", mas será a música consumida de uma forma banal, descartável tanto quanto um guardanapo sujo pelas gerações Nutella?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
Bruce Dickinson lança videoclipe para "Change of Heart" gravado em São Paulo
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
Os cinco maiores guitarristas da história, segundo Andreas Kisser
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
Tarja anuncia show da "Frisson Live 2027" em Brasília


O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Cuzões em shows: como músicos devem lidar com essa raça maldita
Iron Maiden: Eddie, um símbolo do rock vilipendiado por idiotas


