Legado Estridente: O que será da música nos tímpanos da geração Nutella?
Por Michel Sales
Postado em 11 de agosto de 2023
Desde os primórdios até hoje em dia, o universo musical vem constantemente evoluindo. Dessa forma, na história da música, a humanidade já produziu diversas formas de sonoridade, trabalhando importantes elementos harmônicos entre ritmo, melodias e vocalizações capazes de situar ou transportar o ouvinte nas mais diferentes esferas do espaço e tempo, resgatando memórias seculares, reacendendo emoções vibrantes.

E viajando de encontro as raízes musicais nos deparamos na pré-história, quando a humanidade extraia os ruídos das ondas, o estalo dos trovões, a comunicação entre os bichos, a sonoridade do vento colidindo nas florestas, o pulsar do coração, ou seja, tudo isso influenciando a criação da música. Assim, a sonoridade foi se desenvolvendo no Egito, Grécia, China, Índia e por toda a Terra sendo registrada nas paredes, nos papéis, sobretudo, na memória.
Já no mundo contemporâneo, a música ganhou espaço na prensagem dos mais diversos acervos: LPs, fitas K-7, CDs e streaming, por exemplo, favorecendo o consumo da música na amplitude colecionável, com milhares de pessoas consumindo estilos sonoros variados de timbre, intensidade, altura, densidade e duração.
Mas ainda nos dias atuais - em relação a aquisição de compactos musicais - observamos um universo confinado no encarecimento de produtos, escassez em lojas, também advindos do desinteresse do público mais jovem desvalorizando a cultura musical como acervo histórico, onde não somente a música é o destaque final, mas tudo aquilo que particulariza a obra: fotografias, letras, desenhos, diagramação e produção.
Então, o que pensar da música nos próximos séculos? Certamente, ela continuará "evoluindo", mas será a música consumida de uma forma banal, descartável tanto quanto um guardanapo sujo pelas gerações Nutella?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Ex-violinista do Eluveitie relata que foi agredida por ex-parceiro; "Ele me deu um soco"
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
Tommy Aldridge explica ausência do show de despedida de Ozzy Osbourne
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify



Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha


