Opinião: não existe nenhum cover melhor do que a versão original
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de fevereiro de 2023
Você provavelmente já criou algo em sua vida. Pode ser um texto, um desenho, uma peça de roupa ou um plano de tarefas para seguir durante a sua semana. Se você fez alguma dessas coisas, sabe que criar qualquer coisa do zero normalmente é uma tarefa difícil. Pois bem, isso também vale para a música.
A não ser que você seja um gênio, escrever uma música de qualquer estilo é uma tarefa que demanda tempo, criatividade, habilidade e muita paciência. Em alguns casos, uma música leva anos para ser concluída, caso de "Bone Church", canção do Slipknot que começou a ser escrita em 2014 e foi lançada apenas em 2023.
Pois bem, como foi explicado de forma sucinta nos parágrafos anteriores, escrever uma música não é simples. Mesmo assim, existe uma lenda sobre "covers que são melhores que as versões originais", algo que este redator não concorda de forma alguma.
Antes de qualquer coisa, vivemos em uma democracia e todos podem ter suas opiniões. Você tem todo o direito de afirmar que um cover é mais legal do que a obra original. Porém, afirmar que uma versão supera a criação é complicado.
É claro, óbvio e evidente que o conceito do que é melhor ou pior costuma variar, mas entre o original e o cover, o original costuma levar vantagem, por um "simples" fator: criar do zero é mais complicado do que recriar, embora releituras também tenham o seu devido valor e mereçam respeito.
Vamos tomar como exemplo um caso clássico: "Paranoid", maior clássico da história do heavy metal e um dos maiores hits do Black Sabbath. A música foi regravada pelo Megadeth, que fez um trabalho magnífico e deixou "Paranoid" mais rápida e pesada. Mas nada que se compare ao que Tony Iommi e seus amigos haviam criado décadas antes. Por quê? Simplesmente porque partir do zero é, foi e sempre será uma árdua tarefa.
Recriar algo é demérito? De forma alguma, como também não é fácil fazer um cover, que também exige criatividade. Porém, basta lembrar que sem o original, não existiria nenhuma versão.
Você pode até achar o cover mais legal que o original. Mas antes de afirmar que uma versão é melhor, tente lembrar do tempo que você levou quando criou algo do nada.
Para finalizar, um aviso: o que você leu é só a opinião deste redator, que gosta muito de ouvir covers. Caso discorde, tudo bem, você pode fazer isso, de preferência, sem destilar ódio.
Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps