Guitarra: O que é tocar mais do que alguém?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 22 de agosto de 2016
Há anos atrás, estava eu numa sala de aula, junto de outro professor conversando sobre guitarristas, e trocando influências e conhecimentos. Entra um aluno e ouve nosso papo, em que Brian May (Queen) e Eddie Van Halen eram citados. Então o rapaz solta a pérola: "Ah…mas eles tocavam bem na época deles. Hoje tem gente muito melhor". Lembro-me até hoje da cara de espanto do outro professor, que tinha uma formação mais jazz, e tinha escutado coisas do Eddie Van Halen e ficado impressionado. Esse tipo de pensamento é razoavelmente comum num período do aprendizado, quando você contabiliza qualidade instrumental através da quantidade de sextinas e arpejos executados pelo guitarrista. Mas acho esse um fator que separa os meninos dos homens, os guitarristas dos garotos com uma guitarra pendurada no pescoço. Minha cabeça automaticamente volta à imagem de capa do álbum A Night At The Opera, do Queen, e suas músicas incríveis que foram compostas em 1975.
Um álbum que contém músicas como "The Prophet’s Song", e "Bohemian Rhapsody". Acredito que isso resume. Eu não teria capacidade de compor isso hoje com toda a informação existente. Nem você. Desculpe a franqueza. Obviamente, nada impede de você compor suas canções, e que elas sejam tão boas como um clássico desses, mas entenda uma coisa: essas canções foram feitas como grandes composições. Letras, harmonias vocais, acordes, encadeamentos harmônicos, timbres, dinâmicas, solos e com um frescor incrível para a época.
Digo o mesmo quanto ao Eddie Van Halen! E meu caro amigo, há poucas semanas fiz um evento com meus alunos, e tive 2 semanas para estudar e aprender "Hot for Teacher", e o que tenho a dizer é: caralho, que coça eu tomei! A base ritmicamente chata de manter, dinâmicas, e mesmo com ar de improviso, seu solo possui cada frase milimetricamente no seu lugar. Sempre defendi o fato que Eddie toca com facilidade desumana, e sempre abaixo da sua capacidade. Opa, como é que é? Exato. Meu amigo, veja esse vídeo.
Agora me diz se esse corno, tocando com essa facilidade, não toca com o pé nas costas essas tranqueiras. Agora imagina no dia que ele falar: "Vou tocar tudo que eu sei, seus merdas". Mas o pior não reside nem nisso: reside no fato de que ele criou muita, mas muita coisa, e pra variar, o que ele não criou, ele reinventou. Basta ouvir Eruption, gravada em 1978, que junto do álbum Van Halen I, soa como se tivesse sido gravado semana passada, e ainda apavora guitarristicamente falando.
Então, quando você ver alguém que pensa assim, lembre-se que pegar o carro pronto e virar a chave é uma coisa, criar as rodas, antes mesmo do próprio carro, é outra completamente diferente.
Comente: O que define qualidade musical?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
O clássico do Oasis que Noel Gallagher escreveu após sair de boate de strip-tease
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
Rick Bonadio diz que sertanejo é mais inteligente que rock: "Culpa não é do dinheiro"
As músicas que Dee Dee Ramone vendeu aos Ramones para pagar fiança e sair da prisão
Myles Kennedy fala da pressão de substituir vocal do Guns N' Roses no Rock Hall
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince

Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



