Bandas de Rock autorais: onde está nosso público?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando Moraes
Enviar correções  |  Ver Acessos

Há diversas cenas, em diversos estados brasileiros. Vários grupos e subgrupos que se envolvem em torno da ideia de criar público para curtirem o som que as bandas produzem e os shows dos quais participam. Mas uma pergunta me intriga: quem realmente ouve a música que criamos? Qual é o perfil? Onde está este público? De que forma ouve? Ouve pela internet, vai aos shows? Como costumam interagir com as bandas?

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoFloor Jansen: "Eu não sou uma puta arrogante"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Faço estas perguntas, com exceção daquelas que se profissionalizaram há algum tempo e já criaram seu público, é muito difícil saber quem está apto às novidades - levando em conta que nem todos que curtem Rock curtem o que o Rock está produzindo no underground, ou por preconceito, desconhecimento, ou porque não gosta mesmo.

Pode ser que haja coisa ruim, mas, partindo da ideia de que há talentos muito privilegiados entre as bandas autorais brasileiras, descobrir quem é, de onde vem, como interage o fã dessas bandas é fundamental para criar algo maior, conectado, que saia do âmbito da internet ou do ciclo "bandas que curtem bandas".

Em muitos casos, na nossa caminhada com a Rota Ventura, participamos de eventos focados em som autoral em que o grosso do público e formado pelos caras das outras bandas (Quem nunca, não é?).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deixo aqui em aberto aos comentários de vocês, para que a gente possa ter uma ideia de nosso público e entender como chegar até ele. Se você é de uma banda e tem seu público, quem é ele? Se você é fã de artistas autorais, onde costuma ouvir? Vai aos shows? Como conheceu? Como mantém contato?

Fernando Moraes
Vocalista e Guitarrista da Rota Ventura
Ouça e baixe nosso som em
http://www.soundcloud.com/rotaventura




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião

Floor Jansen: Eu não sou uma puta arroganteFloor Jansen
"Eu não sou uma puta arrogante"


Sobre Fernando Moraes

Jornalista e Relações Públicas, Fernando Moraes é também músico independente, vocalista e guitarrista da banda paulista Rota Ventura. Amante de Rock, de música de qualidade e entusiasta dos artistas autorais, seus artigos falam sobre o cenário do novo Rock Nacional e os desafios daqueles que fazem de tudo para que grandes bandas continuem surgindo e mantendo vivo o estilo de som mais amado de todos os tempos.

Mais matérias de Fernando Moraes no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280