Blog do Matias: os clássicos são maiores hoje que na sua época

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Blog do Matias
Enviar correções  |  Ver Acessos

O jornalista brasiliense Alexandre Matias publicou no seu Blog um artigo intitulado Amy Winehouse, Kurt Cobain e a criação dos ídolos do futuro, onde analisa a influência da tecnologia em documentários sobre personalidades do passado, confira abaixo alguns trechos:

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985New York Times: os 100 melhores covers de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já escrevi aqui que a atual fase de ouro do cinema documental inevitavelmente nos trará para questionamentos mais frequentes sobre nosso cotidiano, em vez de remoer o passado. Mas os filmes Amy e Montage of Heck são os exemplos mais recentes de uma longa onda de reinvenção pública de personalidades pop, uma tendência que teve início durante os anos 80, quando novas tecnologias como o videocassete, a fita cassete e o compact disc possibilitaram que a indústria do entretenimento começasse a se reinventar a partir de relançamentos.

Foi quando artistas e autores começaram a entender o valor de suas personalidades públicas na hora de se vender um produto cultural.(...) E sempre que uma geração madura olha para sua adolescência, a diferença entre essas duas fases é de vinte anos, o que faz que ela tenha disposição financeira para gastar com produtos culturais dos tempos em que era jovem - e quase sempre não tinha dinheiro para comprar o que gostaria. A interseção entre as novas tecnologias de registro de áudio e vídeo e o início do revival dos anos 60 deu origem à mitificação de toda uma era, que não era tão gigante em seu próprio tempo.

Não é exagero dizer que todos os clássicos dos anos 60 - sejam bandas de rock, filmes emblemáticos, best-sellers, quadrinhos alternativos - são muito maiores atualmente do que em seu tempo.

Leia a matéria completa no link abaixo:

http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/04/05/amy-winehouse...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Nirvana"


Nirvana: a devastadora experiência de Novoselic ao tocar o corpo de Kurt na funeráriaNirvana
A devastadora experiência de Novoselic ao tocar o corpo de Kurt na funerária

Dave Grohl: quando ele foi rejeitado por David BowieDave Grohl
Quando ele foi rejeitado por David Bowie


Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

New York Times: os 100 melhores covers de todos os temposNew York Times
Os 100 melhores covers de todos os tempos


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor