RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

A categórica resposta de Alex Lifeson sobre retorno do Rush sem Neil Peart

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

Para David Ellefson, retorno do Megadeth tem "muito a ver" com crenças religiosas de Mustaine

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

Assessor dos Ramones relembra o bizarro ritual alimentar pré-show da banda

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"


Bangers Open Air

Rock nacional: ele está morto e todos viraram cervejeiros

Por Diogo Azzevedo
Fonte: Sexo, Cinema e Rock and Roll
Postado em 12 de julho de 2014

Se os shows da Legião Urbana com Wagner Moura e a "ressurreição" holográfica de Cazuza pareciam a pá de cal na cova do que convencionamos chamar de rock brasileiro, o que mais poderia acontecer de ruim? Certamente, algo muito pior…

Lembro da primeira – e última – vez que tentei ouvir o álbum "Immortal", do Shaman. Assim que entrou a voz do então novo vocalista, Thiago Bianchi, e olhando para a foto do sujeito, pensei: "Quantas horas esse cara deve passar na frente do espelho se penteando? Certamente ele daria um ótimo garoto propaganda de alguma marca de xampu". Voltando ao presente, chego à conclusão de que o substituto de Andre Matos deveria lançar sua própria linha de produtos para cabelo – porque, atualmente, parece mais fácil ganhar dinheiro com merchandising do que com música.

Angra - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que mais se ouve por aí é que a internet matou o negócio de discos, o que é só meia verdade, afinal, até o vinil voltou a ter força nesses tempos digitais. De fato, o cerne da atual crise na música pop reside num problema que, nem de longe, pode ser considerado novo na indústria fonográfica: a falta de criatividade. E quando me refiro à música "pop", estou falando também de rock e de metal. No que tange a esses dois estilos, a queda nas vendas dos álbuns, aliada à recorrente falta de criatividade e uma grande dose de oportunismo (o que tem de revival, reuniões e turnês picaretas hoje em dia é algo impressionante) tem estimulado outras frentes de negócios, e a música, cada vez mais, tem sido deixada em segundo plano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se antes as bandas se limitavam a licenciar suas marcas para pôsteres e camisetas, hoje o leque de produtos de qualquer conjunto iniciante é de fazer inveja até mesmo ao Kiss – banda que, ainda na década de 1970, havia sacado que a melhor forma de "mascarar" (com o perdão do trocadilho) um produto ruim é com um bom plano de marketing e muito, mas muito merchandising.

Mas, olhemos para o Brasil dos últimos vinte anos. O governo Itamar Franco venceu a inflação com o Plano Real; a gestão FHC manteve a estabilidade econômica; e a administração do PT vem promovendo uma maior distribuição de renda. Com tudo isso, houve um aumento no poder de compra de boa parte da população. E com mais gente entrando no mercado de consumo, surgiu uma nova classe de produtos e serviços, voltada para um público "diferenciado": o famigerado "premium". Hoje em dia, você pode tomar sorvete premium, viajar de avião na classe executiva premium ou curtir um show na pista premium. Porém, o exemplo mais emblemático desse novo falso demonstrativo de status é uma velha conhecida dos beberrões de plantão: a cerveja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No país onde o conceito de Black Friday é "tudo pela metade do dobro", não é de se estranhar que a cerveja "premium" seja, basicamente, aquela produzida com 100% de malte. Qualquer iniciante no universo da "birra" sabe que isso é o mínimo para se obter uma breja de verdade. Infelizmente, essa não é a realidade por aqui, e as marcas mais populares são feitas com quase 50% de cereais "não maltados". Traduzindo, o que você toma no boteco é, na verdade, um suco de milho ou arroz (os tais cereais não maltados) com algumas notas de malte. Os grandes fabricantes alegam que trata-se de uma adaptação para o paladar local, afeito a uma bebida mais "suave e refrescante". Conversa para bêbado dormir. A opção por utilizar menos malte visa apenas reduzir custos, já que é um ingrediente importado. Se Eike Batista foi por alguns anos o cara mais rico do Brasil dando balão nos investidores das empresas X, Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev (maior fabricante nacional de cervejas) e atualmente o mais endinheirado do país, faz sua fortuna vendendo bebida praticamente adulterada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a queda na qualidade dos principais rótulos de cerveja e com o aumento no número de consumidores dispostos a pagar mais por um produto melhor, começaram a pipocar inúmeras micro-cervejarias de olho no público que não tolerava mais loiras aguadas e tinha de recorrer às marcas importadas. Daí você me pergunta: o que isso tudo tem a ver com o que escrevi no começo do texto?

Se as vacas estão magras nos pastos do rock e as micro-cervejarias estão atrás de novos consumidores, então por que não unir o útil ao agradável? Ainda que a cerveja seja a bebida mais consumida nas rodas de samba, nas baladas sertanejas e nos bailes funk por todo o Brasil, é no rock e no metal que reside o público mais fiel, que adquire tudo relacionado aos seus artistas favoritos. Daí, o que se viu nos últimos tempos foi uma avalanche de lançamentos de rótulos premium de tudo quanto é tipo de banda, desde medalhões (Sepultura e Titãs) até formações do segundo escalão (Motorocker, Rosa Tattooada). Nem aquela emissora de rádio pseudo-rock (89 FM) ficou de fora. E mesmo o fã que não ingere álcool vai querer um item como esse em sua coleção, correto?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Certo, daí você me indaga novamente: qual o problema do artista querer fazer uma grana extra com cerveja, já que vender música não tem sido um bom negócio? Respondo com outra pergunta: o que essas bandas fizeram de musicalmente relevante nos últimos tempos para justificar boas vendas? Vejamos alguns exemplos:

Angra – O último trabalho de estúdio, o razoável "Aqua", é de 2010; desde então, só tem se apresentado ao vivo, agora com novos vocalista e baterista – Fabio Lione e Bruno Valverde, respectivamente. Álbum novo que é bom, nada, mas a banda já lançou duas (!) cervejas.

Nenhum de Nós – Quem são esses, mesmo…? Enfim, além de o baterista escrever sobre cerveja para um jornal, a banda criou um rótulo cujo nome é inspirado em seu quase único – tem também aquela versão para "Starman", do David Bowie – sucesso, "Camila".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Raimundos – Doze anos foi o intervalo entre o mediano "Kavookavala" (2002) e o álbum mais recente, "Cantigas de Roda". Não tinham dinheiro para gravar um disco (o último foi bancado pelos fãs), mesmo assim conseguiram lançar sua cerveja durante esse hiato...

Sepultura – Ainda que tenham feito as pazes com os fãs graças aos dois últimos trabalhos, os bons "Kairos" e "The Mediator…", e lembrando que o grupo praticamente lançou a moda por aqui, com sua "weiss" comemorativa de 25 anos de atividades, o Sepultura resolveu apelar, e agora lançou até um "kit caipirinha" junto com uma edição especial do mais recente disco.

Titãs – Oportunistas como poucos, soltaram neste ano um álbum "engana trouxa" intitulado "Nheengatu" – ok, se comparado ao terrível "Sacos Plásticos", registro anterior do conjunto, trata-se de uma verdadeira obra-prima. Antes disso, é claro, puseram nas prateleiras sua própria cerveja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ultraje a Rigor – Como alguém já escreveu por aí, Roger Moreira virou o "Derico" do Danilo Gentili. Precisa dizer mais alguma coisa?

Korzus, Inocentes, Hangar, Ratos de Porão (João Gordo também tem uma breja "solo"), Matanza e Velhas Virgens igualmente licenciaram suas marcas para cervejarias, mas devemos dar um desconto às duas últimas, já que são formações conceitualmente etílicas, portanto faz todo sentido elas terem seus próprios rótulos.

E você acha que essas cervejas, só pelo fato de serem classificadas como "premium", são invariavelmente boas? Ledo engano, algumas são nobres porcarias, mas como o foco aqui é a música, deixo que cada um faça sua própria avaliação, até porque não é preciso ser fã de nenhuma dessas bandas para provar tais rótulos – ainda que o preço muitas vezes desencoraje o habitual consumidor de cervejas "comuns". De todo modo, fica o aviso para evitar uma ressaca daquelas – mal do qual o rock brasileiro vem sofrendo há anos, e o pior, sem nenhuma expectativa de melhora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS