O estilo musical do System Of A Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Walter Alfredo Voigt Bach
Enviar correções  |  Ver Acessos

Que o System of A Down nunca foi uma banda convencional, qualquer fã sabe. Que eles fazem um som difícil de rotular, embora a maioria da mídia teime em classificar como "New-Metal", é outra verdade. Mas o que tem acontecido ao System of A Down nos últimos tempos? Por que uma mudança tão brusca nas músicas?

Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer fala à imprensa pela primeira vez desde saída

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Desde o lançamento de Mesmerize e Hipnotize, não foram poucas as pessoas que se dizem fãs da banda, quando na verdade estão apenas curtindo os singles mais atuais. Se fosse apenas essa questão irritante de fãs modinhas, tudo bem, os fãs verdadeiros só iam ouvir uma porção de bobagens e continuar ouvindo "Soil". Mas o direcionamento musical do System of a Down está, no mínimo, estranho!

Os últimos CDs foram divisores de águas, sem dúvida - mas de opinião também. Desde o lançamento do CD homônimo, há cerca de 10 anos atrás, com certeza a música mudou - mas para melhor ou para pior?

Sons como "Peephole", "Mind" ou "P.L.U.C.K." não se assemelham a nada que já tenha sido lançado - mas que novidades músicas enjoativas como "Lonely Day" ou "Hipnotize" trazem? Nenhuma! Onde foi parar a originalidade de Serj Tankian e cia.? Os fãs antigos lembram bem de músicas originais - como "Aerials" ou "Chop Suey!" (especialmente esta, que é considerada por alguns como "o" hino da banda), mas músicas não famosas como "Forest", "Science", "Sugestions", "Ddevil", "Soil" , "Prison Song" e muitas outras também são originais!! E o que falar do CD Steal This Album!, e seus riffs loucos como "Nu'guns", "Mr.Jack", "Pictures", "Roulette" e "Streamline"?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, vamos olhar para Mesmerize e Hipnotize: uma música forte para divulgar o CD ("B.Y.O. B"), mas uma "baladinha" para continuar a festa ("Question!" e seu clipe modista). E, na falta de uma, DUAS músicas calmas para continuar! Quem já ouviu o CD Mesmerize inteiro sabe que "Hipnotize" e "Lonely Day" não são excepcionais, tanto em comparação com músicas antigas quanto com as outras músicas do CD em questão (ouça "Holy Mountain" ou "Soldier Side" e entenderá do que falo). Sem falar em riffs eletrônicos, como "Old School Hollywood" ou "Sad Statue".

Muitos fãs e comunidades de orkut da vida culpam a mudança do System of a Down ao guitarrista Daron Malakian, que resolveu soltar a voz - e muito - nesses últimos CDs. Particularmente, não nego que a voz de Daron teve sua influência na mudança da banda - mas culpá-lo é radicalismo demais até por parte dos fãs.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não escrevo este artigo para descobrir o que ou quem ocasionou a mudança brusca no direcionamento do System of a Down - mas sim para que nós, como fãs, fiquemos alertas. Alertas ao que está acontecendo com a banda. É óbvio que, ao passar dos anos, Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan queiram experimentar algo novo para aperfeiçoar o System of a Down. Mas as últimas mudanças foram muito fortes - e a banda corre o risco de cair no modismo e no tão rejeitado e nojento rótulo de new-metal.

Resta observar a maré, e ver que surpresas ela traz a todos.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "System Of a Down"


Rap e Metal: cinco colaborações que funfaramRap e Metal
Cinco colaborações que funfaram

Taylander8: o triste fim do System of a DownTaylander8
O triste fim do System of a Down


Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Manowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer fala à imprensa pela primeira vez desde saídaRed Hot Chili Peppers
Josh Klinghoffer fala à imprensa pela primeira vez desde saída


Sobre Walter Alfredo Voigt Bach

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280