O estilo musical do System Of A Down
Por Walter Alfredo Voigt Bach
Postado em 07 de julho de 2006
Que o System of A Down nunca foi uma banda convencional, qualquer fã sabe. Que eles fazem um som difícil de rotular, embora a maioria da mídia teime em classificar como "New-Metal", é outra verdade. Mas o que tem acontecido ao System of A Down nos últimos tempos? Por que uma mudança tão brusca nas músicas?
Desde o lançamento de Mesmerize e Hipnotize, não foram poucas as pessoas que se dizem fãs da banda, quando na verdade estão apenas curtindo os singles mais atuais. Se fosse apenas essa questão irritante de fãs modinhas, tudo bem, os fãs verdadeiros só iam ouvir uma porção de bobagens e continuar ouvindo "Soil". Mas o direcionamento musical do System of a Down está, no mínimo, estranho!
System Of a Down - Mais Novidades
Os últimos CDs foram divisores de águas, sem dúvida - mas de opinião também. Desde o lançamento do CD homônimo, há cerca de 10 anos atrás, com certeza a música mudou - mas para melhor ou para pior?
Sons como "Peephole", "Mind" ou "P.L.U.C.K." não se assemelham a nada que já tenha sido lançado - mas que novidades músicas enjoativas como "Lonely Day" ou "Hipnotize" trazem? Nenhuma! Onde foi parar a originalidade de Serj Tankian e cia.? Os fãs antigos lembram bem de músicas originais - como "Aerials" ou "Chop Suey!" (especialmente esta, que é considerada por alguns como "o" hino da banda), mas músicas não famosas como "Forest", "Science", "Sugestions", "Ddevil", "Soil" , "Prison Song" e muitas outras também são originais!! E o que falar do CD Steal This Album!, e seus riffs loucos como "Nu´guns", "Mr.Jack", "Pictures", "Roulette" e "Streamline"?
Agora, vamos olhar para Mesmerize e Hipnotize: uma música forte para divulgar o CD ("B.Y.O. B"), mas uma "baladinha" para continuar a festa ("Question!" e seu clipe modista). E, na falta de uma, DUAS músicas calmas para continuar! Quem já ouviu o CD Mesmerize inteiro sabe que "Hipnotize" e "Lonely Day" não são excepcionais, tanto em comparação com músicas antigas quanto com as outras músicas do CD em questão (ouça "Holy Mountain" ou "Soldier Side" e entenderá do que falo). Sem falar em riffs eletrônicos, como "Old School Hollywood" ou "Sad Statue".
Muitos fãs e comunidades de orkut da vida culpam a mudança do System of a Down ao guitarrista Daron Malakian, que resolveu soltar a voz – e muito - nesses últimos CDs. Particularmente, não nego que a voz de Daron teve sua influência na mudança da banda - mas culpá-lo é radicalismo demais até por parte dos fãs.
Não escrevo este artigo para descobrir o que ou quem ocasionou a mudança brusca no direcionamento do System of a Down - mas sim para que nós, como fãs, fiquemos alertas. Alertas ao que está acontecendo com a banda. É óbvio que, ao passar dos anos, Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan queiram experimentar algo novo para aperfeiçoar o System of a Down. Mas as últimas mudanças foram muito fortes - e a banda corre o risco de cair no modismo e no tão rejeitado e nojento rótulo de new-metal.
Resta observar a maré, e ver que surpresas ela traz a todos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps