Jello Biafra para Presidente dos EUA
Por Marcelo Valença
Postado em 19 de fevereiro de 2000
Jello Biafra, o articulado líder da extinta banda de hardcore punk Dead Kennedys, quer chegar à presidência dos Estados Unidos. Ele aceitou o convite da organização Green Party para disputar a candidatura com o advogado Ralph Nader e o ativista pró-liberação da maconha Stephen Gaskin. O pré-candidato já escolheu seu vice: o não menos controverso Mumia Abu-Jamal, condenado à pena de morte por ter matado um policial (também apoiado pelo pessoal da banda Rage Against The Machine).
Mas essa não seria a primeira incursão de Jello no mundo da política.Em 1979, Biafra já concorreu à prefeitura de San Francisco, Califórnia. Tudo isso foi possível graças ao fato de Jello ser um antigo membro do Partido Verde, inscrito no estado da Califórnia, e sua candidatura ter sido aprovada em 24 de Janeiro de 2000, após ter sido proposta pela sede em Nova York do partido.
Dead Kennedys - Mais Novidades
Nesse mesmo dia a Alternative Tentacles, gravadora do ex-líder do Dead Kennedys, lançou oficialmente a plataforma de Jello. Nela, além das propostas do vocalista também havia uma pequena história da vida de Jello Biafra, aonde suas passagens pela política e suas lutas eram contadas.
Como já foi dito anteriormente, Jello Biafra concorreu em 1979 ao governo de San Francisco, obtendo cerca de 3.5% da preferência, aproximadamente 6000 votos. Em 1986, se juntou a outros artistas de renome, como Frank Zappa, na luta contra a censura musical, o PRMC (Parents Music Resource Center), havendo inclusive confrontos com os líderes da associação. Jello Biafra sempre se mostrou engajado, tendo por várias vezes gravado discos falados, com palavras de ordem e insatisfação com o sistema.
Para ser seu vice-presidente foi escolhido o premiado jornalista, hoje condenado à morte Mumia Abu-Jamal. Sua nomeação foi uma amostra do desagravo do candidato à pena de morte, num aspecto amplo, além de dar extrema atenção ao desenrolar do caso de Mumia.
Entre os planos de campanha de Jello Biafra estão o estabelecimento de um salário máximo, transporte público gratuito, além da gratuidade dos serviços de saúde e da educação, o fim do NAFTA e da OMC, a destruição do armamento nuclear, o fim do exército e da CIA, a possibilidade de refazer outra eleição, caso o eleitor não queira nenhum dos candidatos,entre outros planos.
Todas as propostas de sua campanha, além de outras informações sobre o músico podem ser encontradas em http://www.angelfire.com/punk/jello2000/. Mais informações nesse site ou através do Green Party (tel. 718-797-0045, a/c Craig Seeman ou [email protected]) ou na gravadora Alternative tentacles (a/c Michelle em [email protected]).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
O clássico punk que fez Iggor Cavalera encarar a música pesada de outra maneira
Jello Biafra (Ex-Dead Kennedys): "De certa forma, o punk precisa morrer"
Dave Mustaine tentou convidar Jello Biafra para projeto, mas parceria não vingou


