Jello Biafra para Presidente dos EUA
Por Marcelo Valença
Postado em 19 de fevereiro de 2000
Jello Biafra, o articulado líder da extinta banda de hardcore punk Dead Kennedys, quer chegar à presidência dos Estados Unidos. Ele aceitou o convite da organização Green Party para disputar a candidatura com o advogado Ralph Nader e o ativista pró-liberação da maconha Stephen Gaskin. O pré-candidato já escolheu seu vice: o não menos controverso Mumia Abu-Jamal, condenado à pena de morte por ter matado um policial (também apoiado pelo pessoal da banda Rage Against The Machine).
Mas essa não seria a primeira incursão de Jello no mundo da política.Em 1979, Biafra já concorreu à prefeitura de San Francisco, Califórnia. Tudo isso foi possível graças ao fato de Jello ser um antigo membro do Partido Verde, inscrito no estado da Califórnia, e sua candidatura ter sido aprovada em 24 de Janeiro de 2000, após ter sido proposta pela sede em Nova York do partido.
Dead Kennedys - Mais Novidades
Nesse mesmo dia a Alternative Tentacles, gravadora do ex-líder do Dead Kennedys, lançou oficialmente a plataforma de Jello. Nela, além das propostas do vocalista também havia uma pequena história da vida de Jello Biafra, aonde suas passagens pela política e suas lutas eram contadas.
Como já foi dito anteriormente, Jello Biafra concorreu em 1979 ao governo de San Francisco, obtendo cerca de 3.5% da preferência, aproximadamente 6000 votos. Em 1986, se juntou a outros artistas de renome, como Frank Zappa, na luta contra a censura musical, o PRMC (Parents Music Resource Center), havendo inclusive confrontos com os líderes da associação. Jello Biafra sempre se mostrou engajado, tendo por várias vezes gravado discos falados, com palavras de ordem e insatisfação com o sistema.
Para ser seu vice-presidente foi escolhido o premiado jornalista, hoje condenado à morte Mumia Abu-Jamal. Sua nomeação foi uma amostra do desagravo do candidato à pena de morte, num aspecto amplo, além de dar extrema atenção ao desenrolar do caso de Mumia.
Entre os planos de campanha de Jello Biafra estão o estabelecimento de um salário máximo, transporte público gratuito, além da gratuidade dos serviços de saúde e da educação, o fim do NAFTA e da OMC, a destruição do armamento nuclear, o fim do exército e da CIA, a possibilidade de refazer outra eleição, caso o eleitor não queira nenhum dos candidatos,entre outros planos.
Todas as propostas de sua campanha, além de outras informações sobre o músico podem ser encontradas em http://www.angelfire.com/punk/jello2000/. Mais informações nesse site ou através do Green Party (tel. 718-797-0045, a/c Craig Seeman ou [email protected]) ou na gravadora Alternative tentacles (a/c Michelle em [email protected]).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


O clássico punk que fez Iggor Cavalera encarar a música pesada de outra maneira
Jello Biafra (Ex-Dead Kennedys): "De certa forma, o punk precisa morrer"
Dave Mustaine tentou convidar Jello Biafra para projeto, mas parceria não vingou


