Seattle banca revival no pop rock norte-americano
Fonte: MTV Brasil
Postado em 01 de outubro de 2002
01.10.02 - O rock de Seattle prepara uma nova entrada no pop. O acordo firmado entre Courtney Love e a Universal Music Group, anunciado oficialmente ontem nos Estados Unidos, dá a largada oficial a uma longa temporada de lançamentos de "derivados do Nirvana". Antes da chegada ao mercado do álbum de maiores hits da banda de Kurt Cobain, é a vez de ´One By One´, o novo disco do Foo Fighters, do baterista Dave Grohl, que segue o primeiro trabalho da banda Eyes Adrift, do baixista Krist Novoselic. Love, por sua vez, já está gravando o material de seu primeiro disco-solo, que deve ficar pronto no início de 2003. Em novembro há ainda o lançamento do novo disco do Pearl Jam.
Love havia dado dicas, há poucos dias em uma entrevista ao radialista Howard Stern, de que o acordo com a gravadora tinha sido finalizado. A viúva de Cobain estava envolvida em dois processos contra a empresa, um por conta do Nirvana e outro por sua extinta banda, Hole. Acabou saindo vencedora: acertou as contas em relação ao Hole, ficando com o controle das gravações antigas, ganhou milhões de dólares de adiantamento pelos futuros lançamentos do Nirvana e já acertou o lançamento de um disco-solo com a gravadora inglesa Poptones, do "descobridor" do Oasis, Alan McGee.
A cantora está trabalhando em Los Angeles em parceria com Linda Perry, ex-integrante do grupo For Non Blondes, e deve concluir o disco na Europa. O acordo com a Universal também prevê o lançamento de músicas inéditas do Hole e permite a regravação de músicas da banda que lançou apenas dois álbuns, ´Live Through This´, em 1994, e ´Celebrity Skin´, em 1998. Love também se prepara para trabalhar como atriz em uma versão cinematográfica de ´MacBeth´.
Com o acordo, começa em novembro uma longa temporada de lançamentos do Nirvana. O primeiro é um simples disco de maiores hits, incluindo a faixa inédita ´You Know You´re Right´, que já circula pela internet, foi tocada por várias emissoras de rádio e ganhará até um videoclipe. Em 2004, chega ´Heart Shaped Box´, a prometida caixa recheada de raridades da banda e, ainda sem data definida, um outro disco com as gravações inéditas que Love mantém desde a morte de Cobain.
A volta do Nirvana ao mercado deve ajudar no lançamento de ´One by One´, o quarto disco de estúdio do Foo Fighters, que chega ao mercado no dia 22. A banda, que durante boa parte dos anos 90 conseguiu arrebanhar os órfãos do Nirvana e aumentar consistentemente sua base de fãs, promete uma volta à sonoridade básica do rock. O primeiro clipe, ´All My Life´, já pode ser visto no web site oficial do grupo, no endereço FooFighters.com.
Menos atenção vem ganhando o disco de estréia do Eyes Adrift, de Novoselic, que chegou ao mercado americano na semana passada. O músico, que nos últimos tempos se dedicou a causas políticas e sociais em Seattle e participou de bandas de pouca expressão, se juntou com outros dois veteranos da cena alternativa, Curt Kirkwood e Bud Gaugh, para formar o novo grupo. No web site oficial, eles explicam que "não há uma idéia por trás do grupo", apenas a vontade de tocar juntos. Resta saber se os fãs vão se entusiasmar com a tal falta de idéia.
Paralelamente, a segunda mais bem-sucedida banda de Seattle aproveita a atenção da mídia em relação ao rock para lançar um novo álbum. No dia 12 de novembro chega ao mercado americano o disco ´Riot Act´, primeiro de estúdio do Pearl Jam em quatro anos (a banda lançou nada menos que 75 discos ao vivo entre 2000 e 2001, contendo toda a turnê daquele ano). Também está prevista para os próximos meses a chegada às lojas de um álbum de raridades, lados B e remixes do grupo, além de uma longa turnê americana. Os saudosos do grunge não tem do que reclamar em 2003.
Guto Barra, de Nova York
PLANET POP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps