Projeto de Ritchie Blackmore é lançado no Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 11/11/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

por Rafael Crespo (JB Online)

Ritchie Blackmore tem, há muito tempo, um lugar de destaque entre os deuses do Olimpo do rock. O guitarrista poderia ter escrito seu nome na história apenas com o riff de Smoke on The Water, um dos mais famosos de todos os tempos, mas fez isso com outros tantos riffs sensacionais em sua brilhante carreira no Deep Purple, que ajudou a fundar. Depois de deixar a banda pela segunda e definitiva vez, em 1993, ele retomou o Rainbow, grupo criado em sua primeira saída do Deep Purple (entre 1975 e 1984) para depois, em 1997, iniciar o Blackmore's Night, ao lado de sua mulher, Candice Night, que tem dois de seus CDs lançados no Brasil.

1519 acessosDeep Purple: O videoclipe enigmático de "The Surprising"5000 acessosPink Floyd: a história por trás de "Animals"

Com uma proposta totalmente diferente do Deep Purple e do Rainbow, o Blackmore's Night tem poucos momentos que lembram o rock pesado dos anos 70, que só aparece em um ou outro solo de guitarra elétrica. O estilo do casal volta suas atenções para o passado, com uma espécie de música renascentista, medieval, mas com toques do presente, de pop. A voz soprano de Candice Night é belíssima e Blackmore demonstra todo o talento que tem com cordas em geral, tocando guitarras acústica e elétrica, bandolim, arriscando no tamborim e na percussão renascentista.

O primeiro álbum, Shadow of the Moon, de 1997, seguiu uma linha 100% acústica e foi lançado no Brasil no ano seguinte. O segundo, Under a Violet Moon (1999), tem as mesmas características, mas já conta com a aparição da guitarra elétrica, enquanto em Fires at Midnight (2001), a interferência de elementos eletrônicos, além do peso da famosa guitarra de Blackmore, direcionam o som um pouco mais para o rock progressivo, sem, no entanto, deixar de lado a música medieval.

Under a Violet Moon, na época de seu lançamento, recebeu críticas positivas em todo mundo. Basicamente acústico, o álbum tem alguns convidados especiais, como John Ford - baixista e vocalista da banda britânica The Strawbs, conhecida, principalmente, nos anos 70, por fazer um rock progressivo com influências de folk -, que divide os vocais com Candice na faixa Wind of Willows. Outro convidado é o tecladista Jens Johansson, da banda finlandesa de heavy metal melódico Stratovarius, que aparece em quatro faixas. A única interferência da guitarra elétrica no disco é na excelente Gone With the Wind, com um solo maravilhoso de Blackmore.

Assim como aconteceu em 1998, quando a gravadora CID lançou o primeiro álbum, os outros dois estão saindo com um certo atraso no Brasil. Junto com Under a Violet Moon está sendo lançado também Fires at Midnight, este último o trabalho mais pesado do Blackmore's Night. O solo de guitarra da faixa-título deste disco, por exemplo, é digna de fazer parte de qualquer música do Deep Purple, ou de algum outro dinossauro do rock pesado ou progressivo.

Enquanto são lançados no Brasil Under a Violet Moon e Fires at Midnight, já está saindo do forno este ano, na Europa e no Japão, Ghost of a Rose, disco de inéditas do Blackmore's Night que a CID já está em negociações para trazer para o país no ano que vem. Resta aguardar, pois, tratando-se de Ritchie Blackmore, certamente vem mais coisa boa por aí.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Deep PurpleDeep Purple
Novo vídeo, documentário e vinil triplo ao vivo

1519 acessosDeep Purple: O videoclipe enigmático de "The Surprising"1247 acessosPlayboy: Deep Purple, Grand Funk, Steppenwolf e outros ao vivo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Deep Purple"

Heróis da guitarraHeróis da guitarra
Clipe raro com Blackmore, Iommi, Van Halen

Ronnie James DioRonnie James Dio
Os 5 álbuns que você tem que ter

David CoverdaleDavid Coverdale
Puto com intransigência de Ritchie Blackmore

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Blackmores Night"0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"


Pink FloydPink Floyd
A história por trás do clássico "Animals"

Black SabbathBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Black SabbathBlack Sabbath
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

5000 acessosMusas do Metal: as bandas que elas ouvem quando estão em casa5000 acessosSteve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele5000 acessosPantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell5000 acessosMetallica: quando Lombardo e Jordison substituíram Lars Ulrich5000 acessosHeavy Metal Pop Covers: versões pesadas de clássicos5000 acessosTom Morello: revelando planos de Chris Cornell com o Audioslave

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online