Christie's fará leilão de guitarras de Eric Clapton

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nova York, 5 mar (EFE).- A casa de leilões Christie's colocará à venda em junho uma seleção de 56 guitarras do músico britânico Eric Clapton, cuja arrecadação será destinada a um centro para a recuperação de drogados, anunciou hoje, sexta-feira, a firma.

Bateristas fodas no youtube: uma seleção dos melhores com vídeos de exemplosIron Maiden: A tour de Powerslave quase acabou com a banda

As guitarras foram descritas pelo próprio músico como as melhores de sua coleção e incluem uma "Blackie" de 1956 e uma "Gibson E-355" de 1964.

Este será o segunda leilão de guitarras do cantor, já que o primeiro foi realizado em 1999, também com motivos beneficentes e organizado pela Christie's, e foi um sucesso.

O cantor e guitarrista que ficou internacionalmente famoso com musicas como "After Midnight", "Cocaine", "Layla" e "Tears in Heaven" disse que desta vez apresentará as guitarras que não colocou à venda no primeiro leilão, porque achava que não podia se desfazer deles naquele momento.

"Acho que são uma verdadeira representação da cultura do rock... todas as guitarras são de rock e de blues", disse Clapton.

Uma das guitarras mais representativas que será colocada à venda é a "Blackie", que o próprio músico criou com uma combinação de componentes de uma "Fender Stratocaster" e que é avaliada entre 100.000 e 150.000 dólares.

Outra das peças mais importantes, avaliada entre 60.000 e 80.000 dólares, é uma guitarra "Gibson E-335" de cor cereja, a segunda comprada por Clapton no início de sua carreira, e pela qual tem um carinho especial.

Embora a maioria dos fãs associam esta guitarra a quando o músico fazia parte do grupo "Cream", ele também a usou com a banda "Yardbirds" e até hoje. "Nenhuma ferramenta em minha vida me serviu tanto", disse ele.

Outras peças que serão leiloadas são uma "Crash 3", uma "Fender Stratocaster" com um desenho do famoso artista grafiteiro Crash.

Várias das guitarras que irão a leilão têm grandes histórias. É o caso de um violão de doze cordas, apelidado "Ivan", que ele projetou com Tony Zemaitis em 1969 depois de ver um músico boêmio tocar com um instrumento parecido nas ruas de Londres.

No leilão também serão colocados à venda instrumentos de amigos do compositor como o caso da guitarra "SG Gibson" do componente da banda "Who" Pete Townshend.

Também será leiloada uma "Gibson Firebird" de 1995 que o guitarrista Sonny Landreth usou como músico da banda "The Goners", fundada pelo compositor John Hiatt.

A arrecadação do leilão, que acontecerá em Nova York no próximo dia 24 de junho, será destinada ao Crossroads Center de Antígua, que proporciona tratamento e educação às pessoas viciadas e a suas famílias.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Instrumentos"Todas as matérias sobre "Eric Clapton"


Bateristas fodas no youtube: uma seleção dos melhores com vídeos de exemplosBateristas fodas no youtube
Uma seleção dos melhores com vídeos de exemplos

Led Zeppelin: Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o péLed Zeppelin
Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o pé

Guitar World: guitarras e belas mulheres nos guias da revistaGuitar World
Guitarras e belas mulheres nos guias da revista

Led Zeppelin: Técnicas de Gravação de GuitarraLed Zeppelin
Técnicas de Gravação de Guitarra


Iron Maiden: A tour de Powerslave quase acabou com a bandaIron Maiden
A tour de Powerslave quase acabou com a banda

Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic RockBlack Sabbath
As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock


adClio336|adClio336