Guitarra de Clapton atinge preço recorde de US$959.500

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 25/06/04. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

NOVA YORK (Reuters) - A guitarra que foi a favorita de Eric Clapton durante 15 anos foi vendida por 959.500 dólares num leilão na quinta-feira, superando de longe o recorde marcado pela venda de outra guitarra, cinco anos atrás.

128 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal5000 acessosMetallica: Lars sabe que os fãs não gostam do St. Anger

A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.

A casa de leilões Christie's de Nova York, responsável pela venda, tinha estimado o valor de venda de Blackie entre 100 e 150 mil dólares.

O leilão rendeu um total de 7.438.624 dólares, quase 50 por cento acima dos 5 milhões gerados em leilão semelhante da Christie's em 1999, cuja renda também foi revertida para o Crossroads.

No leilão de 1999, um comprador anônimo pagou o valor então recorde de 497.500 por "Brownie", uma Fender Stratocaster de 1956 que Clapton usou quando tocou no sucesso "Layla", de Derek and the Dominos.

"Blackie" foi praticamente a única guitarra que Clapton usou no palco e no estúdio entre o final de 1970 e 1985. Criada a partir de três guitarras produzidas em 1956 e 1957, ela está na capa do álbum de 1977 "Slowhand", que inclui sucessos como "Cocaine" e "Wonderful Tonight".

A Christie's anunciou ter vendido todos os 88 itens do leilão, a maioria dos quais doados por Eric Clapton, 59 anos.

Três outras guitarras também foram arrematadas por mais de 500 mil dólares cada.

Uma Gibson ES-335 que Clapton comprou em 1964 e usou quando tocou com The Yardbirds, Cream, John Mayall's Bluesbreakers e Blind Faith foi arrematada por 847.500 dólares, mais de dez vezes a estimativa de entre 60 e 80 mil dólares.

O violão acústico C.F. Martin & Co., de 1939, que Clapton tocou durante sua célebre participação no programa "Unplugged", da MTV, em 1992, foi vendido por 791.500 dólares, sendo que a estimativa tinha sido de entre 60 e 80 mil dólares.

Uma guitarra Fender Stratocaster de cerca de 1965 usada pelo falecido Stevie Ray Vaughan durante toda sua carreira foi arrematada por 623.500 dólares, bem acima da estimativa de entre 15 e 20 mil dólares. O instrumento foi doado pelo irmão do artista, Jimmie Vaughan.

Residente em Antigua há muitos anos, Eric Clapton, que já falou abertamente sobre sua recuperação da dependência de drogas e álcool, fundou o Centro Crossroads em 1998 e preside seu conselho de direção.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


128 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

InovaçãoInovação
Conheça primeira guitarra feita de titânio

Solos de guitarraSolos de guitarra
Os melhores em eleição da Q Magazine

PalhetasPalhetas
Como fazer seu toque de guitarra ainda mais "metal"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "Eric Clapton"


MetallicaMetallica
Lars sabe que os fãs não gostam do St. Anger

AnittaAnitta
"Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."

Regis TadeuRegis Tadeu
Uma declaração apimentada sobre público de Metal Extremo

5000 acessosLemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha5000 acessos"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam5000 acessosDane-se Bruce Dickinson: Simone Simons no metrô é muito melhor5000 acessosPantera: Em 1993, a estreia avassaladora em palcos brasileiros5000 acessosArtistas pop: E se eles migrassem para o Heavy Metal?5000 acessosJudas Priest: Foto de Rob Halford no camarim de Lady Gaga

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online