Guitarra de Clapton atinge preço recorde de US$959.500
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de junho de 2004
NOVA YORK (Reuters) - A guitarra que foi a favorita de Eric Clapton durante 15 anos foi vendida por 959.500 dólares num leilão na quinta-feira, superando de longe o recorde marcado pela venda de outra guitarra, cinco anos atrás.
A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.
A casa de leilões Christie's de Nova York, responsável pela venda, tinha estimado o valor de venda de Blackie entre 100 e 150 mil dólares.
O leilão rendeu um total de 7.438.624 dólares, quase 50 por cento acima dos 5 milhões gerados em leilão semelhante da Christie's em 1999, cuja renda também foi revertida para o Crossroads.
No leilão de 1999, um comprador anônimo pagou o valor então recorde de 497.500 por "Brownie", uma Fender Stratocaster de 1956 que Clapton usou quando tocou no sucesso "Layla", de Derek and the Dominos.
"Blackie" foi praticamente a única guitarra que Clapton usou no palco e no estúdio entre o final de 1970 e 1985. Criada a partir de três guitarras produzidas em 1956 e 1957, ela está na capa do álbum de 1977 "Slowhand", que inclui sucessos como "Cocaine" e "Wonderful Tonight".
A Christie's anunciou ter vendido todos os 88 itens do leilão, a maioria dos quais doados por Eric Clapton, 59 anos.
Três outras guitarras também foram arrematadas por mais de 500 mil dólares cada.
Uma Gibson ES-335 que Clapton comprou em 1964 e usou quando tocou com The Yardbirds, Cream, John Mayall's Bluesbreakers e Blind Faith foi arrematada por 847.500 dólares, mais de dez vezes a estimativa de entre 60 e 80 mil dólares.
O violão acústico C.F. Martin & Co., de 1939, que Clapton tocou durante sua célebre participação no programa "Unplugged", da MTV, em 1992, foi vendido por 791.500 dólares, sendo que a estimativa tinha sido de entre 60 e 80 mil dólares.
Uma guitarra Fender Stratocaster de cerca de 1965 usada pelo falecido Stevie Ray Vaughan durante toda sua carreira foi arrematada por 623.500 dólares, bem acima da estimativa de entre 15 e 20 mil dólares. O instrumento foi doado pelo irmão do artista, Jimmie Vaughan.
Residente em Antigua há muitos anos, Eric Clapton, que já falou abertamente sobre sua recuperação da dependência de drogas e álcool, fundou o Centro Crossroads em 1998 e preside seu conselho de direção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
O disco do Megadeth que David Ellefson definiu como um "passo para trás"
A pior música do Slipknot, segundo o Loudwire
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
O papelão que Keith Richards protagonizou na primeira vez que visitou Ronnie Wood
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O riff dos Beatles que para Dave Grohl tem mais peso do que Black Sabbath ou Motorhead
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"



5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O motivo pelo qual Kurt Cobain dizia que não queria se tornar como Eric Clapton
O guitarrista que deixou Eric Clapton maravilhado e mudou seu jeito de tocar
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A declaração de Kurt Cobain que fez Eric Clapton se identificar com ele: "Eu passei por isso"
Eric Clapton não gostava do Britpop, mas foi "arrebatado" por esta banda dos anos 90
O gênero dos anos 1990 que Eric Clapton considerava "pretensioso"
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou
Os melhores guitarristas de rock de todos os tempos, segundo o lendário B. B. King



