Guitarra de Clapton atinge preço recorde de US$959.500
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de junho de 2004
NOVA YORK (Reuters) - A guitarra que foi a favorita de Eric Clapton durante 15 anos foi vendida por 959.500 dólares num leilão na quinta-feira, superando de longe o recorde marcado pela venda de outra guitarra, cinco anos atrás.
A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.
A casa de leilões Christie's de Nova York, responsável pela venda, tinha estimado o valor de venda de Blackie entre 100 e 150 mil dólares.
O leilão rendeu um total de 7.438.624 dólares, quase 50 por cento acima dos 5 milhões gerados em leilão semelhante da Christie's em 1999, cuja renda também foi revertida para o Crossroads.
No leilão de 1999, um comprador anônimo pagou o valor então recorde de 497.500 por "Brownie", uma Fender Stratocaster de 1956 que Clapton usou quando tocou no sucesso "Layla", de Derek and the Dominos.
"Blackie" foi praticamente a única guitarra que Clapton usou no palco e no estúdio entre o final de 1970 e 1985. Criada a partir de três guitarras produzidas em 1956 e 1957, ela está na capa do álbum de 1977 "Slowhand", que inclui sucessos como "Cocaine" e "Wonderful Tonight".
A Christie's anunciou ter vendido todos os 88 itens do leilão, a maioria dos quais doados por Eric Clapton, 59 anos.
Três outras guitarras também foram arrematadas por mais de 500 mil dólares cada.
Uma Gibson ES-335 que Clapton comprou em 1964 e usou quando tocou com The Yardbirds, Cream, John Mayall's Bluesbreakers e Blind Faith foi arrematada por 847.500 dólares, mais de dez vezes a estimativa de entre 60 e 80 mil dólares.
O violão acústico C.F. Martin & Co., de 1939, que Clapton tocou durante sua célebre participação no programa "Unplugged", da MTV, em 1992, foi vendido por 791.500 dólares, sendo que a estimativa tinha sido de entre 60 e 80 mil dólares.
Uma guitarra Fender Stratocaster de cerca de 1965 usada pelo falecido Stevie Ray Vaughan durante toda sua carreira foi arrematada por 623.500 dólares, bem acima da estimativa de entre 15 e 20 mil dólares. O instrumento foi doado pelo irmão do artista, Jimmie Vaughan.
Residente em Antigua há muitos anos, Eric Clapton, que já falou abertamente sobre sua recuperação da dependência de drogas e álcool, fundou o Centro Crossroads em 1998 e preside seu conselho de direção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para shows do Iron Maiden
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
Sebastian Bach e o maior arrependimento que lhe trouxe a amizade com Axl Rose
A sincera resposta de George Harrison sobre como foi trabalhar com Madonna


O guitarrista que Clapton chamou de "um dos mais importantes da história do rock"
Carlos Santana elege o melhor solo de guitarra de Eric Clapton
O músico a quem Eric Clapton sentia que devia pedido de desculpas: "Me comportei mal"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
A música que Eric Clapton mais sofre para apresentar ao vivo; "é quase impossível tocar"
Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds



