Guitarra de Clapton atinge preço recorde de US$959.500
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de junho de 2004
NOVA YORK (Reuters) - A guitarra que foi a favorita de Eric Clapton durante 15 anos foi vendida por 959.500 dólares num leilão na quinta-feira, superando de longe o recorde marcado pela venda de outra guitarra, cinco anos atrás.
A Fender Stratocaster, apelidada por Clapton de "Blackie", foi uma entre 88 guitarras e outros itens que Clapton e outros músicos doaram para levantar fundos para o Crossroads Center Antigua, um centro de reabilitação de dependentes de drogas e álcool nas Índias Ocidentais.
A casa de leilões Christie's de Nova York, responsável pela venda, tinha estimado o valor de venda de Blackie entre 100 e 150 mil dólares.
O leilão rendeu um total de 7.438.624 dólares, quase 50 por cento acima dos 5 milhões gerados em leilão semelhante da Christie's em 1999, cuja renda também foi revertida para o Crossroads.
No leilão de 1999, um comprador anônimo pagou o valor então recorde de 497.500 por "Brownie", uma Fender Stratocaster de 1956 que Clapton usou quando tocou no sucesso "Layla", de Derek and the Dominos.
"Blackie" foi praticamente a única guitarra que Clapton usou no palco e no estúdio entre o final de 1970 e 1985. Criada a partir de três guitarras produzidas em 1956 e 1957, ela está na capa do álbum de 1977 "Slowhand", que inclui sucessos como "Cocaine" e "Wonderful Tonight".
A Christie's anunciou ter vendido todos os 88 itens do leilão, a maioria dos quais doados por Eric Clapton, 59 anos.
Três outras guitarras também foram arrematadas por mais de 500 mil dólares cada.
Uma Gibson ES-335 que Clapton comprou em 1964 e usou quando tocou com The Yardbirds, Cream, John Mayall's Bluesbreakers e Blind Faith foi arrematada por 847.500 dólares, mais de dez vezes a estimativa de entre 60 e 80 mil dólares.
O violão acústico C.F. Martin & Co., de 1939, que Clapton tocou durante sua célebre participação no programa "Unplugged", da MTV, em 1992, foi vendido por 791.500 dólares, sendo que a estimativa tinha sido de entre 60 e 80 mil dólares.
Uma guitarra Fender Stratocaster de cerca de 1965 usada pelo falecido Stevie Ray Vaughan durante toda sua carreira foi arrematada por 623.500 dólares, bem acima da estimativa de entre 15 e 20 mil dólares. O instrumento foi doado pelo irmão do artista, Jimmie Vaughan.
Residente em Antigua há muitos anos, Eric Clapton, que já falou abertamente sobre sua recuperação da dependência de drogas e álcool, fundou o Centro Crossroads em 1998 e preside seu conselho de direção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Slayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King
O guitarrista preferido de Lars Ulrich, do Metallica; "impossível tirar o olho"
Ozzy Osbourne: Ultimate Sin é um álbum injustiçado?


10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
Mike Vernon, lendário produtor do blues britânico, morre aos 81 anos
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Eric Clapton, o guitarrista impossível de gravar, no relato de Jimmy Page
Eric Clapton relembra como foi "roubar" a esposa de seu melhor amigo, George Harrison



