Instimista, Ian McCulloch surpreende SP
Fonte: Terra Música
Postado em 30 de julho de 2004
A quinta passagem do cantor e compositor Ian McCulloch pelo Brasil reuniu músicos brasileiros e ingleses no palco do Credicard Hall, em São Paulo, surpreendendo o público com uma apresentação irretocável em que brilharam a voz do líder do Echo & The Bunnymen, suas versões para canções clássicas de Leonard Cohen, Velvet Underground e David Bowie, além de interpretações intimistas para as canções dos Bunnymens.
"Caipirinha", grita um fã, sentado em uma das primeiras mesas do Directv Music Hall, relembrando a paixão do vocalista pela bebida brasileira. Ian McCulloch, com o violão em punho, não dá atenção, conta "one, two, three, four" e a batida inconfundível de Sweet Jane, do Velvet Underground, preenche o ambiente, para delírio do público presente. É a quarta música do show e a magia parece tomar o local.
Acompanhado por Paul Fleming (teclados) e Goudie Gordon (guitarra), Ian canta com paixão e devoção o clássico de Lou Reed. Na seqüência, a bela balada Rust acalma o ânimo da audiência. A banda continua com The Disease, do clássico segundo álbum dos Bunnymen, Heaven Up Here, e emenda com uma reverente cover de Suzanne, de Leonard Cohen.
Ian parece estar a vontade. Canta bem, sussura frases inaudíveis enquanto devora taças de vinho tinto. E fuma. E impressiona. Para todos aqueles que ironizaram a quinta (!) passagem do cantor por terras brasileiras, Ian apresenta covers irrepreensíveis de Pale Blue Eyes (Velvet), Walk on The Wild Side (Lou Reed), Heroes (Bowie) e Lover, Lover, Lover (Cohen). Ainda mostrou clássicos do Echo, como a dobradinha Pictures on My Wall/Read It In Books, ao lado de canções mais 'novas' como Nothing Lasts Forever, What Are You Going To Do With Your Life?, Get in The Car e History Chimes. Improvisou The Game e Rescue e mostrou belas facetas solo (Start Again, Candleland, Slideling e Baby Hold On). O inusitado e surreal da apresentação foi ver Supla (não se aguentando de felicidade) cantando The Killing Moon e Leo Jaime fazendo o riff e o backing vocal em Lips Like Sugar (contando com o acrescimo dos brasileiros Da Lua na percussão e Sílvio Mazzuca no baixo acústico), duas participações que preencheram com raríssima beleza uma noite praticamente perfeita.
Para o bis, Ian eleva o microfone, abandona o banquinho em que esteve sentado durante todo o show, e convoca o público para a frente do palco. É ali, com o público aos pés, que ele arrasa com I'm Waiting For My Man (outra do Velvet) e fecha a noite com The Killing Moon, como se tomando de volta a letra que Supla havia cantado no meio do show.
Ao lado do microfone, quatro copos de vinho esperam o vocalista. Ian agradece, diz adeus e levanta um deles como brinde. Na saída, fãs surpresos lotam a porta do camarim esperando por um autógrafo. Ian retornou ao Brasil disposto a mostrar boa música. E conseguiu.
O líder da banda britânica Echo and The Bunnymen corre o País em uma turnê acústica que termina nesta sexta no Claro Hall, no Rio de Janeiro, com participação do guitarrista Frejat, do Barão Vermelho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Masterplan lança "Through the Storm", faixa de seu próximo disco
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
Ginger Wildheart é diagnosticado com tipo "raro e agressivo" de câncer
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro
Por que Igor e Max Cavalera regravaram discos do Sepultura? Os irmãos contam tudo.

O rolê aleatório que juntou Ian McCulloch, da banda Echo & The Bunnymen, e Alexandre Pires
A banda que se autodestruiu por "conceito ridículo", segundo Bono do U2



