Irmã de Lennon relembra os Beatles
Fonte: UOL Música
Postado em 26 de julho de 2004
Julia, a irmã quase desconhecida do ex-integrante dos Beatles John Lennon, vem a público pela primeira vez para relembrar, em uma exposição em Liverpool, a história da banda.
A voz de Julia, até agora uma anônima professora na cidade inglesa onde nasceram ela e os integrantes do famoso grupo, narra a partir deste mês a evolução do quarteto no museu "The Beatles Story", que desde 1990 presta homenagem à banda com uma exposição de seus pertences.
A irmã de Lennon, assassinado em 1980 em Nova York por um fã, é a protagonista de uma gravação que pode ser ouvida mediante fones e que acrescenta emoção ao conjunto de guitarras, roupas, fotos inéditas e demais objetos que compõem a mostra, cujo tesouro são os valiosos óculos de Lennon.
Os óculos, cedidos por um colecionador e avaliados em 1,5 milhão de euros, estão protegidos em uma urna blindada no final do percurso pela história dos Beatles, que inclui também uma reprodução do local de onde saltaram para a fama, "The Cavern", hoje extinto, e da sala branca onde Lennon e Yoko Ono se inspiraram para a música "Imagine".
Esta nova contribuição para a exposição inclui também uma entrevista inédita de Julia com Paul McCartney, e declarações até agora desconhecidas de Brian Epstein, o descobridor da banda e seu primeiro agente, que morreu aos 30 anos.
Também há comentários de Cynthia Lennon, primeira mulher de John e mãe de seu filho Julian, e do produtor londrino George Martin, relatando que na primeira vez que ouviu o quarteto pensou, como outros produtores da época, que sua música não faria sucesso.
Uma das contribuições mais curiosas ao projeto, que pretende atrair visitantes para a próxima capital cultural européia de Liverpool, em 2008, é a do ex-ministro russo da Defesa Serguei Ivanov.
No parte dedicada a lembranças russas dos Beatles, Ivanov conta que a banda originou uma verdadeira revolução cultural na antiga União Soviética: depois de se adaptar a suas canções, os russos começaram a combater o comunismo com cabelos compridos e melodias para a liberdade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps