Yoko Ono em dicionário de mulheres

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: AOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/02/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

LONDRES (Reuters) - Para Meryl Streep e Yoko Ono, trata-se de um reconhecimento tardio. Para JK Rowling e Condoleezza Rice, é hora de se unir às mulheres mais importantes do mundo.

698 acessosGeorge Harrison: rara música dedicada a Ringo Starr é encontrada5000 acessosStoner Rock: Um guia básico para o estilo

A mais recente edição do prestigiado "Dictionary of Women's Biography" (dicionário de biografias de mulheres) oferece um panorama interessante sobre a luta das mulheres para vencer em um mundo dominado pelos homens.

De pilotas de avião a assassinas, de rainhas a cozinheiras, mais de 2.000 mulheres aparecem na nova edição do livro, que permitiu às autoras Maggy Hendry e Jenny Uglow retificar algumas omissões importantes.

"Yoko Ono é uma artista conceitual com direitos próprios, mas isso ficou em um segundo plano quando ela foi acusada de provocar a separação dos Beatles", afirmou Hendry, em entrevista à Reuters.

Na primeira atualização do livro dos últimos cinco anos, a atriz Meryl Streep faz sua estréia, bem como a também atriz Lucille Ball.

Hendry destacou ainda uma lista com várias mulheres negras.

"No posto de secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice é hoje a mulher mais poderosa do mundo. Oprah Winfrey só valoriza as afro-americanas e as irmãs Williams (Venus e Serena) são grandes exemplos de vida", afirmou.

A autora disse que o livro é importante para equilibrar o panorama histórico, já que outras publicações do tipo tendem a dedicar menos de 10 por cento de seus verbetes às mulheres.

"Acho que as mulheres estão indo muito bem", afirmou.

O dicionário também inclui mulheres que se destacaram por atos no mínimo polêmicos, como a assassina política do século 18 Charlotte Corday e Lorena Bobbitt, que cortou o pênis do marido com uma faca depois de ter sofrido anos de abusos e humilhações.

Hendry, que deu aula em Gana e escreveu livros escolares para a África, disse: "Meu campo são as mulheres do Terceiro Mundo que lutam contra o machismo e o fanatismo religioso. São elas que me interessam mais."

Ao lado de atrizes de cinema, constam do dicionário ativistas de todo o mundo. A ambientalista indiana Vandana Shiva, por exemplo, ganhou um verbete bem como Eileen Wani Wingfield e Eileen Kampakuta Brown, as septuagenárias australianas contrárias à realização de testes nucleares em áreas de passado aborígene.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
O dia em que ele deu um soco na cara de Eddie Vedder

698 acessosGeorge Harrison: rara música dedicada a Ringo Starr é encontrada721 acessosCanal NB: os Beatles e o baseado no castelo da rainha145 acessosAlta Fidelidade: Unboxing "Sgt Pepper's" 50 anos384 acessosCanal Nostalgia: como os Beatles mudaram a história da música567 acessosThe Beatles: 50 anos de uma revolução cultural0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

John LennonJohn Lennon
A versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle

Johnny CashJohnny Cash
10 músicas de rock que ele regravou

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Stoner RockStoner Rock
Um guia básico para o estilo

Marilyn MansonMarilyn Manson
Segundo a Billboard, é dele o vídeo mais assustador

Lars UlrichLars Ulrich
O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"

5000 acessosPaul Está Morto? O maior boato da história do rock.5000 acessosButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy5000 acessosBeavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?5000 acessosDave Mustaine: detratores são cruéis, mas não burros4550 acessosExtreme: éramos muito chatos, diz Cherone5000 acessosShaman: baixista desabafa sobre cena brasileira

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online