Judas Priest: os créditos são de Roy Z
Por Thiago Coutinho
Fonte: Metal Edge Magazine
Postado em 18 de março de 2005
Em recente entrevista à revista Metal Edge, o guitarrista Glen Tipton, do JUDAS PRIEST, falou a respeito da produção do novo álbum da banda, "Angel of Retribution", e sobre o envolvimento do produtor Roy Z (Bruce Dickinson, Helloween, Halford, Tribe of Gypsies) na sonoridade de todo o trabalho.
Confira os principais trechos do bate-papo logo abaixo:
Metal Edge — Além de produtor, Roy Z é um músico, isso lhes ajudou?
Glen Tipton — Sim, ajudou, mas as qualidades de Roy surgem mais pelo fato de que ele tem um ótimo ouvido. Ele merece muitos créditos pela sonoridade deste álbum. Se você trabalha com um produtor que não está por dentro da história da banda, haverá uma péssima vibração no trabalho. Mas Roy sempre foi um grande fã, e isso ajuda porque ele conhece a força da banda. Ele pôde nos dar sugestões que foram válidas, e nós o ouvimos. Escrevemos ‘Deal With The Devil’ com ele, e a música foi composta basicamente com suas idéias.
Metal Edge — No período em que Rob não esteve na banda, o processo de composição era concentrado em você e K.K. Downing. Qual foi o sentimento de trabalhar com uma terceira pessoa novamente?
Glen Tipton — Foi demais ver o time todo reunido mais uma vez. Quer dizer, nós somos um tanto afortunados pela química entre nós ainda funcionar. O tempo em que ficamos separados nos fez perceber que o Priest é algo especial, tanto em termos de composição como banda com Scott [Travis, bateria] e Ian [Hill, baixo] e devemos valorizar isso.
Metal Edge — Foi você ter tocado neste assunto, pois a bateria e o baixo estão mais à frente do som desta vez do no passado.
Glen Tipton — Sim, a banda toda, há energia, há entusiasmo. É refrescante, mas também há Priest clássico, e isso não é fácil de se fazer. Como eu disse, nós não tentamos muito, porque se não iríamos pirar. Deixamos apenas o processo natural emergir, e a musicalidade natural com que a banda contribuiu neste álbum. Você pode tentar bastante se envolver, e esta provavelmente é nossa culpa do que aconteceu nos álbuns anteriores. Desta vez em particular, nos esforçamos apenas para sermos naturais.
Metal Edge — Partindo dessas considerações, você lê as mensagens postadas nos ‘messages boards’ que os fãs deixam?
Glen Tipton — Sim, mas todos têm um conceito diferente do que é o Priest. Essa é a belesa da coisa — o Priest pode ser o que você quiser nos mais diversos álbuns! Muita nostalgia e parte dos jovens, e eles têm pequenas lembranças do que certas canções significam para eles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


Ihsahn detalha conversas com Rob Halford para projeto de black metal: "Falamos disso desde 2001"
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal



