Sessenta anos de Raul Seixas na STV

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fabiana Schiavon, Fonte: STV
Enviar Correções  

(Press-release)

Produção exibida pelo canal STV antecipa os 60 anos que o músico completaria em junho, com declarações de amigos e de sua esposa Kika Seixas

"Sou do ano em que soltaram a bomba atômica", dizia Raul quando
perguntavam sua data de nascimento (28/6/45)

Próximo aos 60 anos que Raul Seixas completaria, a STV – Rede SescSenac de Televisão, em co-produção com a produtora paulista We Do Comunicação, estréia o documentário biográfico Raul Seixas – O Maluco Beleza. A produção traça a carreira do compositor, com depoimentos de amigos e de sua mulher, Kika Seixas e destaca o fascínio do músico por Elvis Presley, pelo rock norte-americano e o quanto ele se diferenciou do cenário musical brasileiro da década de 70. A atração vai ao ar no dia 11 de março, às 21h30. A direção é de Dimas de Oliveira.

Curiosidades da vida pessoal e da personalidade de Raul são retratadas por Kika Seixas, que fala com orgulho e satisfação dos cinco anos em que viveu com o músico. "Para ele, férias não existia", conta a esposa sobre a dedicação do compositor ao trabalho e aos fãs, que chegavam até a participar de festas na residência do casal. Além dessas histórias curiosas, Kika também enaltece o talento de Raul como poeta e músico.

Já sua trajetória artística é relatada pelos amigos de estrada como, Wanderléa e Jerry Adriani, que lembram o início de carreira de Raul, suas primeiras conquistas, a relação do músico com o movimento da Jovem Guarda, que explodia na época. Jane Duboc lembra as parcerias de Raul com o escritor Paulo Coelho e sua afinidade com o músico quando o assunto era vida extra-terrestre.

O relato do amigo Silvio Passos, presidente do Raul Rock Clube, começa com a explicação sobre o nome da organização. A inspiração veio do fã-clube de Elvis, Elvis Rock Clube, no qual Raul era sócio. A carteirinha que prova a paixão pelo Rei do Rock é mostrada por Passos, que também revela outros objetos pessoais como roupas, o primeiro violão, cadernos de recortes, carteirinha escolar, entre outros, que fazem parte do acervo do clube.

Além da paixão por Elvis e pelo rock norte-americano, o documentário revela as outras influências musicais de Raul. Ele ouvia no rádio de Emilinha Borba à música cubana, mas odiava a MPB e a bossa-nova que ganhavam destaque na cena nacional. Kid Vinil analisa esse aspecto, lembrando que a verdadeira influência de Raul foi o tropicalismo, percebida quando a ele começa a misturar ritmos brasileiros em composições como Mosca na Sopa.

Marcelo Nova também comprova as tendências musicais de Raul e discursa sobre seu comportamento e a importância do compositor na história do rock brasileiro. Nova conta que não se identificava com nada que aparecia no cenário nacional, pois ouvia apenas rock pesado internacional. Até que apareceu o Raul, com letras inteligentes, de protesto, e inovações musicais. O amigo ainda lembra que ele não deixava de brigar com gravadora e empresários para atender suas expectativas.

Declarações narram ainda o fim da carreira de Raul, abreviada por doenças causadas pelo alcoolismo. Shows cancelados e momentos solitários se misturam com o coleguismo de companheiros de profissão. Nessa fase, Marcelo Nova, que estava com a carreira em alta, convidava o músico a participar de suas apresentações. Kika Seixas lembra que apesar de ter partido cedo, aos 44 anos, em 1989, o compositor ganha a cada dia mais fãs e admiradores. Uma prova é a última produção da ex-mulher, o DVD Baú do Raul, com cantores brasileiros interpretando as composições de Raul.

Serviço
Raul Seixas – O Maluco Beleza
Estréia: 11 de março, às 21h30
Reapresentações: dia 12/3, às 22 horas; dia 13/3, às 12h30; dia 14/3, às 18 horas; dia 15/3, às 14 horas; dia 16/3, às 18h30 e dia 17/3, à 1h30.

Canais STV:
Em todo o Brasil - Sky canal 3, DirecTV canal 211, Tecsat canal 10, NET, Vivax, operadoras a cabo independentes e sinal aberto no Satélite B3 - receptor digital - freqüência 3768-V
NET Digital - canal 90 em São Paulo e Rio de Janeiro
Outros Estados: acessar o link canais no site www.redestv.com.br ou consultar a assessoria de imprensa.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Raul Seixas: cantor não entregou Paulo Coelho à ditadura, indica documento inéditoRaul Seixas
Cantor não entregou Paulo Coelho à ditadura, indica documento inédito


Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza

Cópia Infiel: Ato 1, Raul Seixas e o Dolo de OuroCópia Infiel
Ato 1, Raul Seixas e o Dolo de Ouro


Guns N' Roses: funkeiro assassina clássico máximo da bandaGuns N' Roses
Funkeiro assassina clássico máximo da banda

Iron Maiden: Tenho inveja dos fogos do Slipknot,diz BruceIron Maiden
"Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz Bruce


Sobre Fabiana Schiavon

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin