Sessenta anos de Raul Seixas na STV
Por Fabiana Schiavon
Fonte: STV
Postado em 03 de março de 2005
(Press-release)
Produção exibida pelo canal STV antecipa os 60 anos que o músico completaria em junho, com declarações de amigos e de sua esposa Kika Seixas
"Sou do ano em que soltaram a bomba atômica", dizia Raul quando
perguntavam sua data de nascimento (28/6/45)
Próximo aos 60 anos que Raul Seixas completaria, a STV – Rede SescSenac de Televisão, em co-produção com a produtora paulista We Do Comunicação, estréia o documentário biográfico Raul Seixas – O Maluco Beleza. A produção traça a carreira do compositor, com depoimentos de amigos e de sua mulher, Kika Seixas e destaca o fascínio do músico por Elvis Presley, pelo rock norte-americano e o quanto ele se diferenciou do cenário musical brasileiro da década de 70. A atração vai ao ar no dia 11 de março, às 21h30. A direção é de Dimas de Oliveira.
Curiosidades da vida pessoal e da personalidade de Raul são retratadas por Kika Seixas, que fala com orgulho e satisfação dos cinco anos em que viveu com o músico. "Para ele, férias não existia", conta a esposa sobre a dedicação do compositor ao trabalho e aos fãs, que chegavam até a participar de festas na residência do casal. Além dessas histórias curiosas, Kika também enaltece o talento de Raul como poeta e músico.
Já sua trajetória artística é relatada pelos amigos de estrada como, Wanderléa e Jerry Adriani, que lembram o início de carreira de Raul, suas primeiras conquistas, a relação do músico com o movimento da Jovem Guarda, que explodia na época. Jane Duboc lembra as parcerias de Raul com o escritor Paulo Coelho e sua afinidade com o músico quando o assunto era vida extra-terrestre.
O relato do amigo Silvio Passos, presidente do Raul Rock Clube, começa com a explicação sobre o nome da organização. A inspiração veio do fã-clube de Elvis, Elvis Rock Clube, no qual Raul era sócio. A carteirinha que prova a paixão pelo Rei do Rock é mostrada por Passos, que também revela outros objetos pessoais como roupas, o primeiro violão, cadernos de recortes, carteirinha escolar, entre outros, que fazem parte do acervo do clube.
Além da paixão por Elvis e pelo rock norte-americano, o documentário revela as outras influências musicais de Raul. Ele ouvia no rádio de Emilinha Borba à música cubana, mas odiava a MPB e a bossa-nova que ganhavam destaque na cena nacional. Kid Vinil analisa esse aspecto, lembrando que a verdadeira influência de Raul foi o tropicalismo, percebida quando a ele começa a misturar ritmos brasileiros em composições como Mosca na Sopa.
Marcelo Nova também comprova as tendências musicais de Raul e discursa sobre seu comportamento e a importância do compositor na história do rock brasileiro. Nova conta que não se identificava com nada que aparecia no cenário nacional, pois ouvia apenas rock pesado internacional. Até que apareceu o Raul, com letras inteligentes, de protesto, e inovações musicais. O amigo ainda lembra que ele não deixava de brigar com gravadora e empresários para atender suas expectativas.
Declarações narram ainda o fim da carreira de Raul, abreviada por doenças causadas pelo alcoolismo. Shows cancelados e momentos solitários se misturam com o coleguismo de companheiros de profissão. Nessa fase, Marcelo Nova, que estava com a carreira em alta, convidava o músico a participar de suas apresentações. Kika Seixas lembra que apesar de ter partido cedo, aos 44 anos, em 1989, o compositor ganha a cada dia mais fãs e admiradores. Uma prova é a última produção da ex-mulher, o DVD Baú do Raul, com cantores brasileiros interpretando as composições de Raul.
Serviço
Raul Seixas – O Maluco Beleza
Estréia: 11 de março, às 21h30
Reapresentações: dia 12/3, às 22 horas; dia 13/3, às 12h30; dia 14/3, às 18 horas; dia 15/3, às 14 horas; dia 16/3, às 18h30 e dia 17/3, à 1h30.
Canais STV:
Em todo o Brasil - Sky canal 3, DirecTV canal 211, Tecsat canal 10, NET, Vivax, operadoras a cabo independentes e sinal aberto no Satélite B3 - receptor digital - freqüência 3768-V
NET Digital - canal 90 em São Paulo e Rio de Janeiro
Outros Estados: acessar o link canais no site www.redestv.com.br ou consultar a assessoria de imprensa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar
O hit de Raul Seixas que ele precisou compor rápido após 30% do álbum ser censurado
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O dia que Raul Seixas e Wanderléa foram ao programa da Hebe Camargo celebrar amizade



