Musical 'Lennon' é o saco de pancadas da temporada
Fonte: Terra Música
Postado em 29 de julho de 2005
Guto Barra
Yoko Ono volta a ser acusada de destruir John Lennon. Desta vez, a viúva do ex-beatle vem sendo muito criticada pelo musical Lennon, cuja estréia na Broadway acaba de ser adiada pela segunda vez. O espetáculo, que conta a história da carreira solo do músico, dá muito destaque a Ono, que supervisionou toda a produção. Ela fez questão de evitar referências aos Beatles ou sucessos da banda na história.
Lennon teve uma temporada de testes em São Francisco. Uma outra série de apresentações que estava marcada para Boston foi cancelada para que os produtores pudessem reorganizar o musical. A principal crítica era de que a história - que conta com vários atores diferentes fazendo o papel do ídolo - era muito confusa.
Esta semana, a estréia oficial na Broadway foi adiada para o dia 14 de agosto - sessões abertas ao público já estão sendo realizadas e as reações não têm sido nada positivas.
O espetáculo de US$ 7 milhões é construído em cima de 20 composições de Lennon, mas apenas uma da fase dos Beatles: The Ballad of John and Yoko (os ex-colegas de banda têm apenas uma rápida referência no roteiro). Para piorar, as duas canções inéditas incluídas no show, India, India e I Don't Want to Lose You, têm sido pouco elogiadas. A banda só de mulheres também tem sido criticada.
Segundo especialistas e biógrafos do músico, boa parte da história foi reescrita para acomodar a visão de Yoko Ono. De acordo com a Fox News, ela é retratada como uma "mártir incompreendida que salvou Lennon". "Seria o mesmo que fazer um musical sobre Paul McCartney falando apenas da fase do Wings", diz o jornalista Roger Friedman, da emissora americana.
A produção divulgou um comunicado nesta quinta dizendo que a estréia está sendo adiada para que eles possam reformular as cenas de abertura e encerramento, além de incluir "novas músicas do catálogo de Lennon".
A esperança é que o musical vire uma "atração permanente" na Broadway e faça tanto sucesso que possa ter versões móveis se apresentando pelo mundo. Por enquanto, o desafio é enfrentar a enxurrada de críticas negativas que parece estar sendo preparada pela imprensa nova-iorquina.
Planet Pop
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps