Joel Moncorvo comenta pesquisa com surdos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jaime Amorim, Fonte: Metalvox
Enviar correções  |  Ver Acessos

(Press-release)

O baixista Joel Moncorvo (SLOW e UNGODLY), mostra alguns resultados da sua pesquisa "O Contrabaixo e a Criança Surda" Por Joel Moncorvo: "Antes de iniciar as fases da pesquisa, tínha em mente 'o que' e 'como' introduzir o conhecimento do contrabaixo para o aluno surdo, porém, no decorrer dos estudos, tive que várias vezes, modificar e/ou adaptar conteúdos, construir frases rítmicas, conhecer melhor o que é ser surdo, solicitar opiniões e assessoria de profissionais da área da surdez, de educação musical e expressão corporal, sempre com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e adquirir um suporte pedagógico.

Desta forma, concluí que, no corpo do surdo coexistem possibilidades e limites que perpassam as práticas corporais. O corpo surdo é um lugar privilegiado pela expressão de sua memória. Percebi que por falta de uma comunicação verbal, é em seu corpo, que, movimentos, atitudes posturais, e gestos, exprimem a qualidade de sua vivência emocional. Ele substitui a perda da palavra com seu gestual. A vivência corporal está associada a compreensão do sentido relacional que este adquire, como portador de significados individuais e coletivos. A percepção dos graves que o contrabaixo oferece, pode ser trabalhado na expressão corporal e na música a partir de células rítmicas, pois o ritmo é inerente ao ser humano seja ele portador de surdez ou ouvinte. O contrabaixo, a expressão corporal, e estruturas rítmico/musicais, podem ser trabalhadas em paralelo, na busca da valorização da auto estima e na interação social. Os limites seriam demarcados pelas possibilidades de cada aluno".

Joel continua nesse segundo semestre a sua pesquisa com as alunas portadoras de surdez da Escola Wilson Lins, no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador. Aguardem outros resultados.

Mais informações: www.joelmoncorvo.com


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Slow"Todas as matérias sobre "Ungodly"


Religiões: as guerras santas abordadas em letras de Heavy MetalReligiões
As guerras santas abordadas em letras de Heavy Metal


Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles PriesterNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve HarrisÔôôôôeeee
Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris


Sobre Jaime Amorim

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336