Joel Moncorvo comenta pesquisa com surdos
Por Jaime Amorim
Fonte: Metalvox
Postado em 30 de junho de 2006
(Press-release)
O baixista Joel Moncorvo (SLOW e UNGODLY), mostra alguns resultados da sua pesquisa "O Contrabaixo e a Criança Surda" Por Joel Moncorvo: "Antes de iniciar as fases da pesquisa, tínha em mente 'o que' e 'como' introduzir o conhecimento do contrabaixo para o aluno surdo, porém, no decorrer dos estudos, tive que várias vezes, modificar e/ou adaptar conteúdos, construir frases rítmicas, conhecer melhor o que é ser surdo, solicitar opiniões e assessoria de profissionais da área da surdez, de educação musical e expressão corporal, sempre com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e adquirir um suporte pedagógico.
Desta forma, concluí que, no corpo do surdo coexistem possibilidades e limites que perpassam as práticas corporais. O corpo surdo é um lugar privilegiado pela expressão de sua memória. Percebi que por falta de uma comunicação verbal, é em seu corpo, que, movimentos, atitudes posturais, e gestos, exprimem a qualidade de sua vivência emocional. Ele substitui a perda da palavra com seu gestual. A vivência corporal está associada a compreensão do sentido relacional que este adquire, como portador de significados individuais e coletivos. A percepção dos graves que o contrabaixo oferece, pode ser trabalhado na expressão corporal e na música a partir de células rítmicas, pois o ritmo é inerente ao ser humano seja ele portador de surdez ou ouvinte. O contrabaixo, a expressão corporal, e estruturas rítmico/musicais, podem ser trabalhadas em paralelo, na busca da valorização da auto estima e na interação social. Os limites seriam demarcados pelas possibilidades de cada aluno".
Joel continua nesse segundo semestre a sua pesquisa com as alunas portadoras de surdez da Escola Wilson Lins, no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador. Aguardem outros resultados.
Mais informações: www.joelmoncorvo.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Max Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos
Black Sabbath: A lenda do vampiro do cemitério de Highate
Steve Harris explica por que botou no Iron Maiden o nome de um instrumento de tortura






