Joel Moncorvo comenta pesquisa com surdos
Por Jaime Amorim
Fonte: Metalvox
Postado em 30 de junho de 2006
(Press-release)
O baixista Joel Moncorvo (SLOW e UNGODLY), mostra alguns resultados da sua pesquisa "O Contrabaixo e a Criança Surda" Por Joel Moncorvo: "Antes de iniciar as fases da pesquisa, tínha em mente 'o que' e 'como' introduzir o conhecimento do contrabaixo para o aluno surdo, porém, no decorrer dos estudos, tive que várias vezes, modificar e/ou adaptar conteúdos, construir frases rítmicas, conhecer melhor o que é ser surdo, solicitar opiniões e assessoria de profissionais da área da surdez, de educação musical e expressão corporal, sempre com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e adquirir um suporte pedagógico.
Desta forma, concluí que, no corpo do surdo coexistem possibilidades e limites que perpassam as práticas corporais. O corpo surdo é um lugar privilegiado pela expressão de sua memória. Percebi que por falta de uma comunicação verbal, é em seu corpo, que, movimentos, atitudes posturais, e gestos, exprimem a qualidade de sua vivência emocional. Ele substitui a perda da palavra com seu gestual. A vivência corporal está associada a compreensão do sentido relacional que este adquire, como portador de significados individuais e coletivos. A percepção dos graves que o contrabaixo oferece, pode ser trabalhado na expressão corporal e na música a partir de células rítmicas, pois o ritmo é inerente ao ser humano seja ele portador de surdez ou ouvinte. O contrabaixo, a expressão corporal, e estruturas rítmico/musicais, podem ser trabalhadas em paralelo, na busca da valorização da auto estima e na interação social. Os limites seriam demarcados pelas possibilidades de cada aluno".
Joel continua nesse segundo semestre a sua pesquisa com as alunas portadoras de surdez da Escola Wilson Lins, no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador. Aguardem outros resultados.
Mais informações: www.joelmoncorvo.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Como Paul McCartney previu futuro do Pink Floyd: "Beatles não era o veículo ideal para isso"
Mike Portnoy revela qual é seu álbum favorito do Pink Floyd: "Uma jornada emocional"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Joe Bonamassa





