Joel Moncorvo comenta pesquisa com surdos
Por Jaime Amorim
Fonte: Metalvox
Postado em 30 de junho de 2006
(Press-release)
O baixista Joel Moncorvo (SLOW e UNGODLY), mostra alguns resultados da sua pesquisa "O Contrabaixo e a Criança Surda" Por Joel Moncorvo: "Antes de iniciar as fases da pesquisa, tínha em mente 'o que' e 'como' introduzir o conhecimento do contrabaixo para o aluno surdo, porém, no decorrer dos estudos, tive que várias vezes, modificar e/ou adaptar conteúdos, construir frases rítmicas, conhecer melhor o que é ser surdo, solicitar opiniões e assessoria de profissionais da área da surdez, de educação musical e expressão corporal, sempre com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e adquirir um suporte pedagógico.
Desta forma, concluí que, no corpo do surdo coexistem possibilidades e limites que perpassam as práticas corporais. O corpo surdo é um lugar privilegiado pela expressão de sua memória. Percebi que por falta de uma comunicação verbal, é em seu corpo, que, movimentos, atitudes posturais, e gestos, exprimem a qualidade de sua vivência emocional. Ele substitui a perda da palavra com seu gestual. A vivência corporal está associada a compreensão do sentido relacional que este adquire, como portador de significados individuais e coletivos. A percepção dos graves que o contrabaixo oferece, pode ser trabalhado na expressão corporal e na música a partir de células rítmicas, pois o ritmo é inerente ao ser humano seja ele portador de surdez ou ouvinte. O contrabaixo, a expressão corporal, e estruturas rítmico/musicais, podem ser trabalhadas em paralelo, na busca da valorização da auto estima e na interação social. Os limites seriam demarcados pelas possibilidades de cada aluno".
Joel continua nesse segundo semestre a sua pesquisa com as alunas portadoras de surdez da Escola Wilson Lins, no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador. Aguardem outros resultados.
Mais informações: www.joelmoncorvo.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A surpreendente banda Pop dos anos 80 que Freddie Mercury adorava; "eu me identificava"
John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"
O problema das bandas de dois guitarristas como o próprio Slipknot, segundo Jim Root







