Raro disco ao vivo do Rainbow chega ao Brasil
Fonte: Terra Música
Postado em 20 de junho de 2006
Um dia depois de ser preso por deslocar a mandíbula de um segurança na Áustria, o guitarrista Richie Blackmore, ex-Deep Purple, chegou a tempo na Alemanha para tocar no show que se transformaria no CD Live in Munich 1977, da banda britânica de hard-rock Rainbow. O disco acaba de ser lançado no Brasil.
O incidente representa bem o gênio difícil do guitarrista, que ganhou fama no Deep Purple por sua habilidade com as seis cordas e seu temperamento difícil.
Uma das lendas sobre Blackmore afirma que ele traçava uma linha imaginária nos palcos onde se apresentava. E ninguém poderia ultrapassá-la, sob o risco de levar uma guitarrada.
Blackmore, em 1975, sairia do Deep Purple para formar o Rainbow, banda onde ele seria o chefe e a principal estrela. O grupo, no entanto, serviu para mais do que apenas um veículo para seu líder.
Ronnie James Dio, que viria a cantar no Black Sabbath, foi escalado para os vocais. Cozy Powell, que anteriormente tocara com Jeff Beck, assumiu a bateria. O Rainbow teria muitas formações diferentes ao longo dos anos, mas esse trio foi o responsável pela fase mais rica da banda.
O álbum Live in Munich 1977, lançado quase 30 anos depois de sua gravação, registra o ápice da carreira do Rainbow, que lançara apenas dois álbuns (Ritchie Blackmore's Rainbow, de 1975, e Rainbow Rising, de 1976). A pegada do grupo já tendia mais ao heavy metal, com arranjos mais pesados, mas que preservava as melodias das músicas.
Apesar da voz segura de Dio e da bateria marcante de Powell, o destaque do show é mesmo o virtuose Blackmore, que se entrega a longos solos, como o que costura a versão de mais de 17 minutos de Catch the Rainbow. Outros clássicos da banda estão no álbum, como Kill the King e Long Live Rock 'n' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps