Raro disco ao vivo do Rainbow chega ao Brasil
Fonte: Terra Música
Postado em 20 de junho de 2006
Um dia depois de ser preso por deslocar a mandíbula de um segurança na Áustria, o guitarrista Richie Blackmore, ex-Deep Purple, chegou a tempo na Alemanha para tocar no show que se transformaria no CD Live in Munich 1977, da banda britânica de hard-rock Rainbow. O disco acaba de ser lançado no Brasil.
O incidente representa bem o gênio difícil do guitarrista, que ganhou fama no Deep Purple por sua habilidade com as seis cordas e seu temperamento difícil.
Uma das lendas sobre Blackmore afirma que ele traçava uma linha imaginária nos palcos onde se apresentava. E ninguém poderia ultrapassá-la, sob o risco de levar uma guitarrada.
Blackmore, em 1975, sairia do Deep Purple para formar o Rainbow, banda onde ele seria o chefe e a principal estrela. O grupo, no entanto, serviu para mais do que apenas um veículo para seu líder.
Ronnie James Dio, que viria a cantar no Black Sabbath, foi escalado para os vocais. Cozy Powell, que anteriormente tocara com Jeff Beck, assumiu a bateria. O Rainbow teria muitas formações diferentes ao longo dos anos, mas esse trio foi o responsável pela fase mais rica da banda.
O álbum Live in Munich 1977, lançado quase 30 anos depois de sua gravação, registra o ápice da carreira do Rainbow, que lançara apenas dois álbuns (Ritchie Blackmore's Rainbow, de 1975, e Rainbow Rising, de 1976). A pegada do grupo já tendia mais ao heavy metal, com arranjos mais pesados, mas que preservava as melodias das músicas.
Apesar da voz segura de Dio e da bateria marcante de Powell, o destaque do show é mesmo o virtuose Blackmore, que se entrega a longos solos, como o que costura a versão de mais de 17 minutos de Catch the Rainbow. Outros clássicos da banda estão no álbum, como Kill the King e Long Live Rock 'n' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Paulo Ricardo diz invejar Michel Teló por habilidade importante que o deixa constrangido
Medicina, Direito e Comunismo: Rafael Bittencourt explica a origem de seu nome artístico
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta


Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
Ronnie James Dio considerava Ritchie Blackmore "um gênio"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
A compreensível reação de Bruce Dickinson ao ouvir Ronnie James Dio pela primeira vez



